Não tenho dúvidas de que você já ouviu falar sobre os alimentos orgânicos. Afinal, a procura por uma vida mais saudável e, consequentemente, por esses tipos de alimentos cresceu bastante nos últimos anos.  

Quem viaja para o Rio Quente e tem o prazer de comer os deliciosos pratos dos nossos restaurantes, além de apreciar refeições perfeitas, também estará se beneficiando de alimentos orgânicos. Afinal, todo alimento consumido por aqui é orgânico. 

É de conhecimento geral que os produtos orgânicos são cultivados sem o acréscimo de fertilizantes ou pesticidas. Mas, será que só isso é necessário para que eles sejam, de fato, considerados orgânicos? 

Continue conosco e descubra tudo sobre os alimentos que têm entrado para ficar na vida de muitos brasileiros. 

alimentação organica

O que são alimentos orgânicos?

O Ministério da Agricultura define alimentos orgânicos, sejam eles naturais ou processados, aqueles passaram por um sistema orgânico de produção agropecuária sustentável e que não prejudicou o ecossistema local.

Ou seja, além de não usar agrotóxicos, é necessário que toda a sua produção seja feita de forma sustentável. Isso significa que desde o momento do cultivo, passando pela qualidade do ambiente de trabalho dos produtores até a distribuição e comercialização.

Além disso, se você pensa que apenas frutas, verduras e legumes são alimentos orgânicos, está bastante enganado. Você pode ter uma alimentação orgânica comendo frango, chocolate e diversos outros alimentos processados.

E, para que você não tenha dúvidas na hora de comprar, o Ministério da Agricultura certifica os produtos, verdadeiramente, orgânicos. No caso da produção local e familiar, não há necessidade dessa certificação.

Relação entre alimentos orgânicos, vegetarianos e veganos

Mesmo que as definições desses alimentos sejam completamente diferentes, é possível encontrar pessoas que colocam todos eles como sendo a mesma coisa.

Mas, como dito, o produto orgânico está ligado à sua produção, dessa forma, pode englobar carnes, produtos lácteos e qualquer outro tipo de alimento, inclusive os veganos e vegetarianos. 

Os alimentos vegetarianos são caracterizados por não conter carne animal, leite ou ovos, e os veganos por não conter nenhum ingrediente que seja de origem animal. 

Quais são os benefícios dos alimentos orgânicos?

Por ter uma produção totalmente sustentável e livre de produtos químicos, os alimentos orgânicos se tornam muito mais saudáveis do que os convencionais. Mas, essa não é o único benefício desses produtos.

O consumo de comida orgânica promove uma rotina mais sustentável da produção de alimentos em todo o mundo e favorece o desenvolvimento dos pequenos produtores.

Além disso, protege o meio ambiente, já que não há contaminação, nem do solo, água e ar, com os produtos químicos e tóxicos.

Sustentabilidade do Rio Quente

O Rio Quente é um resort que leva a sério questões relacionadas à sustentabilidade. Não à toa, em 2014, 2015 e 2016 recebeu o prêmio de destaque pelo Guia do Exame de Sustentabilidade, como única empresa de turismo e hotelaria com ações sustentáveis.

E, em 2017, conquistou o Prêmio Alexandrino Garcia na categoria Social e Ambiental. Isso significa que o resort busca disseminar o conhecimento sobre as práticas sustentáveis e inspirar as pessoas para uma vida mais sustentável.

Mais do que criar ações pela preservação da natureza local, construir uma estação para o tratamento de esgoto e reutilizar os recursos naturais, no Rio Quente, todas as folhas e vegetais oferecidas nos restaurantes são orgânicos.

Nós temos uma hortaliça orgânica na qual os alimentos são cultivados seguindo as normas do Ministério da Agricultura para alimentos orgânicos. Você pode ficar sossegado, pois estará consumindo alimentos comprovadamente mais saudáveis.

Venha conhecer o Rio Quente!

Agora que você já sabe como os alimentos orgânicos são importantes, não só para nossa saúde, como para o planeta inteiro, venha para o Rio Quente aproveitar as maravilhas desse paraíso sustentável.

Além de experimentar pratos deliciosos, com vegetais orgânicos, você poderá desfrutar de diversas piscinas de águas naturalmente quentes, e, claro, das atrações do Hot Park. Tudo isso, com total conforto oferecido pelos nossos hotéis.

Não deixe esse paraíso no centro do Brasil esperando! Confira os nossos pacotes promocionais e faça sua reserva agora mesmo. 

Nossos Telefones

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo (24Hs)

Uberaba

Uberlândia