* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
O isolamento social é desafiador, pois a rotina mudou completamente e as famílias passaram a conviver durante 24h por dia. Apesar de ser um momento difícil, também é uma oportunidade para fortalecer os laços familiares. Além das atividades rotineiras, é importante apostar em brincadeiras para quarentena.

Nesse período, as crianças podem estar mais agressivas e apresentar transtorno de sono, quadros de ansiedade e alterações alimentares. Isso porque elas estavam acostumadas a ter uma rotina, com atividades escolares e momentos com os amigos, e agora estão encarando um momento totalmente diferente.

Os pais precisam estar atentos a esses sinais. É importante manter uma rotina e ajudá-los com as tarefas, mas a diversão também merece atenção. Pensando nisso, separamos cinco opções de brincadeiras para quarentena.

Por que é importante brincar?

As crianças precisam de diversos estímulos durante o desenvolvimento. Como os pequenos com idade entre 2 e 5 anos estão aprimorando a cognição simbólica, atividades lúdicas são essenciais nessa etapa. Conforme as crianças crescem, elas têm acesso a jogos mais complexos e estimulantes, como tabuleiros e cartas. 

Esses jogos são essenciais, porque incentivam a cooperação, a negociação, a criatividade, a imaginação e o raciocínio estratégico. Os pequenos também aprendem sobre respeito, limites e regras. 

Portanto, o que pode parecer apenas uma brincadeira em família se torna um momento de muita aprendizagem para as crianças. Tudo isso acontece de forma divertida! Viu como vale investir um tempo em brincadeiras para quarentena?

brincadeiras para a quarentena

5 brincadeiras para fazer em casa

Existem muitas brincadeiras para fazer na quarentena, estimulando a memória, o raciocínio lógico e a agilidade. Confira abaixo algumas opções e divirta-se com toda a família.

Stop

O Stop é um dos melhores jogos para fazer na quarentena. Ele consiste em criar diversas colunas com categorias diversas, como cor, nome e objeto. Em seguida, uma letra é sorteada. A partir desse momento, o objetivo é preencher todas as colunas com palavras que comecem com a letra indicada o mais rápido possível.

A grande vantagem desse jogo é a possibilidade de adaptação. Quem tem crianças pequenas pode optar por categorias mais simples. Já aqueles com mais de 10 anos conseguem encarar um desafio maior: países e livros são duas categorias interessantes.

Mímica

A mímica é aquele jogo que tem muita competitividade, mas garante boas risadas. Por isso, ela é ideal para uma noite de sexta-feira. Assim, todo mundo relaxa e começa o fim de semana com alto astral.

É simples: uma pessoa faz a mímica, enquanto a outra tenta adivinhar, e quem tem mais acertos ganha. Além disso, é possível jogar em duplas e definir um tempo de resposta. Afinal, não há nada como brincadeiras para quarentena que são emocionantes, não é mesmo?

Acampamento

Uma das melhores brincadeiras para quarentena em família é acampamento, e a participação de todos é imprescindível. Primeiramente, é necessário escolher o local em que a barraca será montada: no quarto, na sala ou no quintal. Em seguida, é preciso reunir os materiais, como lençóis, travesseiros e colchonetes.

Isso é muito divertido, porque estimula a criatividade e a resolução de problemas. Depois de todo o trabalho, é possível dormir dentro da barraca e passar uma noite totalmente diferente.

Corrente de histórias

O ser humano é um contador de histórias. Então, por que não estimular essa habilidade em uma das atividades para fazer na quarentena? A corrente de histórias funciona assim: uma pessoa começa a história e as outras continuam de onde ela parou.

Essa atividade estimula a criatividade, além de ser muito divertida. Afinal, as histórias tomam rumos totalmente diferentes daqueles pensados por quem iniciou a narrativa e os pequenos fazem ótimas colaborações ao enredo.

Ensaio fotográfico

Existem muitas atividades para fazer com os filhos na quarentena. O ensaio fotográfico, por exemplo, é simples, mas mobiliza todos os familiares. É necessário escolher e organizar o cenário, definir os figurinos e garantir os melhores cliques.

O ensaio fotográfico pode ser temático. Assim, é possível repeti-lo na quarentena diversas vezes, mudando apenas o tema e o cenário. Deixe a criatividade fluir e peça a contribuição dos pequenos durante o processo.

Venha para o Rio Quente!

O Rio Quente Resorts é o destino ideal para famílias com crianças. O complexo possui atrações para diferentes faixas-etárias e conta com uma equipe de monitores para os pequenos se divertirem.

Hot Park, Parque das Fontes, quadras de tênis, academia e diversos restaurantes fazem parte do resort. Devido à crise sanitária, estamos operando com capacidade reduzida, para garantir a segurança de todos. Confira nossos pacotes promocionais e agende sua próxima viagem!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - São Paulo

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia