Quando se fala em fontes de águas termais, o estado de Goiás é referência no assunto. Afinal, é neste estado que se encontram fontes termais cujas águas quentes tem temperatura média de 37,5 ºC.

Por muito tempo, acreditou-se que as águas chegavam a essa temperatura por causa do vulcão extinto em Caldas Novas. Mas, a verdade é que a água é aquecida pela temperatura interna da terra.

Quando chove, as águas entram no solo e penetram uma grande profundidade, sendo aquecida pela temperatura do interior da terra. Em determinado momento, a pressão fica muito forte e essa água encontra uma forma de voltar para superfície.

E assim, nascem as fontes e gêiseres termais, como os de Caldas Novas, Chapada dos Veadeiros, Lagoa Santa, Rio Quente. Continue com a gente para conhecer um pouco mais sobre a água termal dessas cidades goianas.

fontes temais

Caldas Novas

Sem dúvida, Caldas Novas é a cidade mais famosa do Brasil por suas águas quentes. E, isso não é para menos, é neste município que está localizada uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo.

Não é a toa que a cidade se tornou um polo turístico de Goiás. Afinal, ela conta com inúmeras fontes de águas quentes, além de inúmeros hotéis, resorts e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.

A temperatura das águas termais de Caldas Novas varia entre 20 ºC e 60 ºC, sendo as fontes, rios e lagos quentinhos em qualquer época do ano. Além disso, a cidade vizinha é Rio Quente, onde você encontra o melhor hotel com águas quentes.

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros está localizada no município de Alto Paraíso, e é muito conhecida pelo Parque Nacional, uma enorme área de preservação ambiental, com dezenas de cachoeiras, paredões de pedra e rios de águas cristalinas.

É lá também que se encontram duas piscinas de águas naturalmente quentes. Elas são denominadas Éden e Morro Vermelho. As águas dessas fontes termais chegam à temperatura de 30 ºC.

Cercadas pela natureza do Cerrado, elas se tornaram pontos turísticos perfeitos para quem quer muito sossego e contato com a natureza. E, claro, aproveitar uma piscina natural durante a noite sem se preocupar com o clima.

Lagoa Santa

A cerca de 360 km de distância de Goiânia, a cidade de Lagoa Santa é reconhecida pela enorme lagoa natural de águas termais cristalinas. Cercada por uma vegetação incrível, as águas da lagoa tem temperatura média de 31 ºC.

As águas extremamente cristalinas possibilitam ao turista ver peixes há cinco metros de profundidade. Além disso, é possível relaxar nessa lagoa, ou desfrutar de nascentes e outras fontes termais na região.

Rio Quente

Assim como Caldas Novas, a cidade de Rio Quente é uma das mais reconhecidas quando o assunto é fontes termais. Afinal, ela abriga o único rio de águas quentes do mundo, com temperatura que vai de 26 ºC a 47 ºC.

Foi no Município do Rio Quente que toda a paixão pelas águas quentes se iniciou. Quem descobriu essa riqueza no centro do Brasil foi um bandeirante chamado Bartolomeu Bueno Filho, em 1722. 

É nesta cidade, situada na base da Serra de Caldas Novas, que está o Rio Quente resorts, uma das melhores hospedarias de todo o Brasil, sem contar, claro, com o incrível Hot Park

Protegendo as riquezas naturais do nosso Cerrado, o Rio Quente conta com uma infraestrutura capaz de utilizar as fontes termais da região para abastecer todas as suas atrações. 

Vem para o Rio Quente!

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre as cidades com as principais fontes termais, o que acha de conhecer o Rio Quente em Goiás

Além de conhecer o único rio de águas quentes do mundo, aqui, você poderá se divertir em diversas piscinas, saunas, ofurôs, duchas e fontes de águas naturalmente quentes.

E, nem precisamos citar o incrível Hot Park, o único parque aquático do mundo abastecido somente com águas naturalmente quentes, com mais de 15 atrações para todas as idades.

Vamos lá! Confira agora mesmo nossos pacotes promocionais e conheça os hotéis e a pousada do Rio Quente resorts.

Nossos Telefones

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo (24Hs)

Uberaba

Uberlândia