* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
A Chapada dos Veadeiros é um ponto turístico bastante conhecido pelos desfiladeiros, pelas formações de cristais quartzo e pela biodiversidade de orquídeas e vida selvagem. Neste artigo, vamos mostrar onde fica a Chapada dos Veadeiros e quais são as principais atrações.

Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Preservação Ambiental, a Chapada dos Veadeiros está localizada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás. Conheça mais sobre a história, a localização, a melhor época para visitar e dicas de viagem! 

A história da Chapada dos Veadeiros

Antes de saber onde fica a Chapada dos Veadeiros, vale a pena conhecer um pouco mais da história do local. O parque foi criado em 11 de janeiro de 1961 pelo presidente da república na época, Juscelino Kubitschek.

O parque é considerado patrimônio mundial da UNESCO desde 2001. Hoje, conta com uma área repleta de atrações naturais, com cânions e cachoeiras de tirar o fôlego. 

A área total do parque é de 240.611 hectares, espaço que abriga espécies de vegetais típicos do cerrado, nascentes e cursos d'água, além de rochas com mais de um bilhão de anos. 

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem como principal objetivo a preservação do local. Somado a isso são realizadas pesquisas científicas e ações de educação ambiental. 

As visitações são públicas e contam com opções como caminhadas e banhos de cachoeira. As antigas rotas utilizadas pelos garimpeiros são usadas pelos turistas que visitam o local. 

Localização da Chapada dos Veadeiros

Uma dúvida muito comum é sobre a localização do parque. Embora ele seja nacionalmente conhecido, muitos turistas não sabem responder em qual estado fica a Chapada dos Veadeiros

O local fica no estado de Goiás, na região central do Brasil. Agora, em qual cidade fica a Chapada dos Veadeiros? Entre os municípios de Nova Roma, Teresina de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e São João d’Aliança. 


Melhor época para visitar

Agora que você já sabe onde fica a Chapada dos Veadeiros, é importante conhecer a melhor época para ir à Chapada dos Veadeiros. De forma geral, o parque fica aberto para visitas durante todo o ano. Entretanto, a previsão do tempo no local pode influenciar muito a sua experiência de viagem.

Então, quando ir para a Chapada dos Veadeiros? Dependendo da época, o turista pode se deparar com longos períodos de chuva e seca. Por isso, recomenda-se programar a sua viagem entre abril e julho. 

Nesse tempo, a região está passando pelo fim das chuvas e começo das secas. É um momento em que a paisagem está verde, propício para você se deslumbrar com as belezas das cachoeiras e o pôr do sol.

  • Período de chuvas: entre novembro e março — as cachoeiras estão no auge da beleza, mas o acesso a algumas trilhas pode estar fechado.
  • Período de seca: entre agosto e setembro — o risco de incêndio é mais alto, as cachoeiras estão quase sem água, e o clima é muito seco, o que pode ser desconfortável para algumas pessoas, mas o melhor pôr do sol ocorre nessa época.

Como planejar a viagem

Agora que você já sabe onde fica a Chapada dos Veadeiros e quais são as melhores épocas para visitar o parque, é hora de planejar a sua viagem. Para quem gosta de atrações com água, o destino é uma excelente opção, já que oferece uma infinidade de opções de banhos de cachoeira.

A dica é definir a quantidade de dias que a sua viagem vai durar e as opções de passeio que mais se enquadram nos seu perfil. Descubra o que tem na Chapada dos Veadeiros:

  • caminhadas e trilhas;
  • observação de fauna e flora;
  • banho de cachoeira e rio;
  • contemplação de paisagens;
  • acampamentos;
  • escaladas. 

Os visitantes devem passar por quatro trilhas até chegarem aos atrativos: Travessia das Sete Quedas, Trilha da Seriema, Trilha dos Saltos, Trilha dos Cânions e Cariocas, Carrossel e Corredeiras. 

O que levar para a Chapada dos Veadeiros

Para organizar o passeio perfeito, lembre-se de levar roupas e calçados confortáveis, assim como protetor solar, boné, repelente e óculos de sol. Quem vai acampar deve levar todos os itens necessários, de acordo com a quantidade de dias no local. 

Aproveite para mergulhar no turismo doméstico, conhecendo as paisagens e os desfiladeiros de tirar o fôlego. A Chapada dos Veadeiros oferece infraestrutura e atrações que vão agradar a toda a família.

Agora que você já sabe onde fica a Chapada dos Veadeiros, que tal começar a planejar a sua próxima viagem com contato com a natureza? Conheça os nossos pacotes promocionais e aproveite as ofertas exclusivas para você! 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

Demais localidades