As atividades que tornam uma viagem verdadeiramente inesquecível, são diferentes de pessoas para pessoa. Alguns adoram longas caminhadas na praia, ou por cidades históricas, outros curtem aproveitar brinquedos aquáticos, e há aqueles que amam uma boa aventura.
Essa aventura pode ser uma trilha fechada que termina com uma cachoeira incrível, ou até mesmo descer a correnteza de um rio sobre um bote inflável ou um caiaque. É, justamente, para essas pessoas que surgiu o chamado turismo de aventura.
Vem conhecer um pouco mais sobre essa modalidade do turismo e quais são os melhores lugares para sentir a adrenalina a todo vapor.
Afinal, o que é turismo de aventura?
Uma boa forma de definir o turismo de aventura é como uma atividade que envolve desafio e adrenalina, mas com riscos avaliados, controláveis e assumidos, e que nos dá sensação de liberdade e superação.
O turismo de aventura pode ser feito tanto em meio a natureza, quanto com equipamentos construídos, como uma parede de escalada.
Ao contrário do que muita gente imagina, esse tipo de turismo não envolve atividades que colocam em risco a vida do turista. Na verdade, ela é feita de forma totalmente segura, e, dependendo da atividade, conta até com treinamento prévio.
Apesar disso, muita gente ainda confunde a prática de esportes radicais com o turismo de aventura. O que diferencia os dois, é o fato de que esportes radicais envolvem competições e treinos constantes.
O turismo de aventura, por outro lado, é quando a pessoa pratica a atividade apenas durante viagens ou passeios, sem que aquilo esteja presente em sua rotina. Por isso, é comum, também, relacionar o turismo de aventura com o turismo alternativo.
Diferenças entre o turismo de aventura, ecológico e rural
Muitas atividades do turismo de aventura acontecerem em meio a natureza, mas, ele não é uma das vertentes do ecoturismo. O turismo sustentável ou ecológico usa os recursos naturais, de forma sustentável, para atividades de lazer.
O que não acontece com todas as atividades que envolvem o turismo de aventura. Afinal, ele faz parte dos tipos de turismo que podem ser realizados tanto em áreas urbanas quanto rurais, usando ou não os recursos naturais.
Porém, é possível, sim, ser um turista de aventura enquanto vivencia turismo ecológico se as atividades radicais acontecerem em contato com a natureza o que é o caso de muitas tirolesas, canoagem e trilhas.
Ainda assim, cuidado para não confundir o turismo de aventura com o turismo rural também. O turismo rural envolve vivências na área rural, como agricultura, rotina de fazendas e sítios, e cuidado de gado, cavalos...
Esportes que fazem parte do turismo de aventura
Mesmo quem não é super fã de atividades super radicais, gosta de se aventurar de vez em quando, não é mesmo?
Como a procura por ele é crescente, vamos listar as principais atividades que se enquadram no turismo de aventura no Brasil, segundo o Ministério do Turismo.
Água
- Boia-Cross ou Acquaride;
- Canoagem;
- Kitesurf;
- Mergulho;
- Rafting;
- Flutuação;
- Duck,
- Windsurf.
Terra
- Arvorismo;
- Bungee Jump;
- Cachoeirismo;
- Canionismo;
- Caminhada;
- Hiking;
- Trekking;
- Cavalgadas;
- Cicloturismo;
- Espeleoturismo;
- Espeleoturismo vertical;
- Escalada;
- Montanhismo;
- Turismo fora-de-estrada em veículos 4x4 ou bugues,
- Tirolesa.
Ar
- Balonismo;
- Paraquedismo,
- Voo livre com Asa Delta ou Parapente.
Onde praticar turismo de aventura no Brasil?
O Brasil é repleto de lugares perfeitos para quem se divertir com o turismo de aventura durante as férias. No estado de São Paulo, um dos lugares com mais atividades radicais é a cidade de Brotas.
São diversos parques, riachos e florestas que a tornam um dos polos desse tipo de turismo no Brasil.
Outra cidade perfeita para se aventurar é Pirenópolis em Goiás. Com uma natureza exuberante, a cidade conta com o parque de aventuras perfeito para fazer aquela super trilha, rapel, tirolesa e até ciclismo de montanha.
Ainda em Goiás, um bom lugar para curtir o turismo de aventura é no Rio Quente. A cidade localizada na serra de Caldas Novas, é onde está situado o resort Rio Quente, que oferece atividades para toda família, com atrações perfeitas para quem adora o turismo de aventura.
Eko Aventura e Hot Park: turismo de aventura no Rio Quente
O Eko Aventura Park é um espaço planejado para que você possa vivenciar o verdadeiro turismo de aventura, sem precisar se preocupar com acomodação e outras atrações para os membros da família que preferem atividades menos radicais.
Ele faz parte do Hot Park, o parque aquático mais divertido do Brasil, e oferece atividades como passeio de Quadriciclo, Jipe Cross, Tirolesa Aventura e a Tirolesa Kids, Duck, Rafting e até Eco Pesca.
Além das atividades do Eko Aventura Park, no nosso parque aquático, você encontra também Mergulho, passeio de caiaque, outras tirolesas e uma Girolesa, a tirolesa russa do Rio Quente.
Confira agora mesmo os pacotes promocionais para o Rio Quente e faça já sua reserva. No Rio Quente, você aproveita o melhor do turismo de aventura e ainda desfruta de todo conforto e comodidade de um dos melhores resorts do país.