* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Não há nada como apreciar uma paisagem incrível enquanto sente a brisa batendo no rosto e o corpo leve como se estivesse voando, certo? Também não existe melhor forma de vivenciar tudo isso que descer em uma tirolesa!

Considerada um esporte de aventura, essa atividade é perfeita para quem ama praticar ecoturismo e deseja viver uma experiência para lá de radical. Com os equipamentos de tirolesa corretos, é uma atividade emocionante e segura. 

Por isso, se você tem vontade de viver essa aventura, continue conosco e descubra mais sobre o que é tirolesa, quais são os equipamentos necessários à prática e como aproveitar, de verdade, essa experiência única!

O que é tirolesa?

Por incrível que pareça, a tirolesa nem sempre foi um esporte ecoturista radical. A história começa na região de Tirol, na Áustria, onde ela funcionava como meio de transporte para pessoas e mantimentos sobre montanhas, vales e rios. Em meados do século XIX, ela se popularizou pela Europa; hoje, é um sucesso em vários países. 

Basicamente, a estrutura é constituída de um cabo de aço aéreo que liga um ponto (mais alto) a outro (mais baixo) com bases fixas para a conexão dos fios. Essas bases podem ser naturais, como árvores, montanhas e vales, ou artificiais, como prédios e pontes.

Para fazer uma descida de tirolesa, você fica sentado em uma cadeira de alpinismo, que prende as pernas e a base da coluna. Essa cadeira está ligada ao cabo de aço por um sistema de roldanas e mosquetões. Todos esses protocolos garantem a segurança do praticante do esporte.

Quais são os equipamentos utilizados em uma tirolesa?

Assim como qualquer outro esporte de aventura, em uma tirolesa, alguns fatores pedem muita atenção. Nesse caso, os equipamentos de segurança são itens indispensáveis e devem sempre ser analisados durante a atividade.

Dentre as peças, a cadeirinha de rapel e o capacete são muito necessários, sendo o segundo obrigatório para a prática. Outros equipamentos para tirolesa, como freios manuais ou automáticos, mosquetões, roldanas e cordas ou cabos, também são importantes e escolhidos de acordo com a experiência de cada praticante.

Viu só como é possível sentir a sensação de liberdade da tirolesa com segurança? Os equipamentos são essenciais para a prática e garantem a emoção das pessoas. Sendo assim, sempre se certifique de todos os itens antes de descer na tirolesa. 

tirolesa 1

Principais cuidados para os praticantes

Se você pretende se aventurar nesse esporte radical e está se perguntando “como funciona a tirolesa?”, aqui estão suas respostas! Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), os principais cuidados que os iniciantes devem tomar são os citados abaixo.

Verifique os equipamentos e as normas do estabelecimento 

Certificar-se de que os equipamentos estão em boas condições e de que o estabelecimento segue as normas de segurança é indispensável para um deslocamento seguro. 

Por isso, decidindo praticar o esporte, busque empresas qualificadas e verifique o estado dos objetos (limpos, novos, conservados etc.). Garanta também que você esteja com todos os equipamentos, especialmente o capacete e o cinto.

Não tenha pressa!

É muito gostoso sentir aquela adrenalina contagiante durante uma atividade radical, não é? Porém, para isso, a pressa é inimiga da perfeição: prepare-se, escute
as instruções com calma e se equipe, prestando bastante atenção aos acessórios. É importante seguir todos os passos para que sua descida seja perfeita!

Não ultrapasse os limites

Deve haver cautela ao praticar tirolesa. Normalmente, é recomendado manter as mãos distantes do aço e da roldana durante o deslocamento, por isso não ultrapasse esse limite. Outro ponto para quem não tem experiência é evitar manobras que comprometam a segurança.

Conheça as tirolesas do Hot Park

Agora que você já conhece todas as dicas, que tal se divertir em uma das maiores tirolesas do Brasil? No Hot Park, um dos maiores parques aquáticos da América Latina, você tem a opção de se aventurar em duas tirolesas: Mega Tirolesa e Girolesa.

A Mega Tirolesa no Hot Park é perfeita para quem ama sentir a adrenalina a mil. Afinal, o ponto de partida dela fica a 70 m de altura, e o comprimento é de 1100 m. 

Durante a descida, seu corpo pode chegar a velocidade de 80 km/h, ficando poucos km atrás da maior tirolesa do Brasil. Só de imaginar, conseguimos sentir o coração acelerar levemente, não é mesmo? 

A Girolesa é a tirolesa russa do Rio Quente, ou seja, uma atração que une características de tirolesas tradicionais com montanhas russas. Assim, em vez de fazer uma descida linear, você vivencia uma descida repleta de curvas. Seja qual for sua escolha, tirolesa é garantia de grandes momentos!

Venha se aventurar no Rio Quente Resorts!

Quer se divertir na tirolesa do Hot Park? Não perca tempo e se hospede no Rio Quente Resorts! Comprando nossos pacotes, você terá acesso total ao Hot Park e ao Parque das Fontes, com inúmeras atrações e águas termais quentinhas!

Além da tirolesa, o Hot Park possui diversas atividades e brinquedos, como tobogãs, área para rafting, uma praia artificial lindíssima e até um espaço especial para crianças. Assim, toda a família pode aproveitar com alegria e segurança.

Quer desfrutar todas as qualidades do Rio Quente Resorts? Escolha um de nossos pacotes promocionais e viva momentos inesquecíveis! Da radicalidade da tirolesa ao conforto dos quartos, sempre garantiremos o melhor para você!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia