Quando se fala em fontes termais, Goiás é referência no assunto. Afinal, é nesse estado que se encontram águas quentes com temperatura média de 37,5°C. Por muito tempo, acreditou-se que as águas chegavam a essa temperatura por causa do vulcão extinto em Caldas Novas. Mas a verdade é que elas são aquecidas pela temperatura interna da terra.

Como se formam as fontes termais? Quando chove, as águas entram no solo e penetram em grande profundidade, sendo aquecidas pela temperatura do interior da terra. Em determinado momento, a pressão fica muito forte e toda essa água encontra uma forma de voltar para a superfície.

E assim nascem as fontes de águas termais brasileiras, como as de Caldas Novas, Chapada dos Veadeiros, Lagoa Santa e Rio Quente. Continue com a gente para conhecer um pouco mais sobre as fontes termais dessas cidades goianas.

1.Caldas Novas

Sem dúvida, Caldas Novas é a cidade mais famosa do Brasil por suas águas quentes. E isso não é para menos: é nesse município que está localizada uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo.

Não é à toa que a cidade se tornou um polo turístico de Goiás. Afinal, ela conta com inúmeras fontes de águas termais, além de hotéis, resorts e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.

A temperatura da fonte termal de Caldas Novas varia entre 20°C e 60°C. Assim,  as fontes, os rios e os lagos são quentinhos em qualquer época do ano. Além disso, a cidade vizinha é Rio Quente, onde você encontra o melhor hotel com águas quentes.

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros está localizada no município de Alto Paraíso e é muito conhecida pelo parque nacional, uma enorme área de preservação ambiental, com dezenas de cachoeiras, paredões de pedra e rios de águas cristalinas.

É lá também que se encontram duas piscinas de águas naturalmente quentes. Elas são denominadas Éden e Morro Vermelho. As águas dessas fontes termais chegam à temperatura de 30°C.

Cercadas pela natureza do Cerrado, elas se tornaram pontos turísticos perfeitos para quem quer muito sossego e contato com a natureza e, é claro, aproveitar uma piscina natural durante a noite sem se preocupar com o clima.


fontes temais

Lagoa Santa

A cerca de 360 km de distância de Goiânia, a cidade de Lagoa Santa é reconhecida pela enorme lagoa natural de águas termais cristalinas. Cercada por uma vegetação incrível, as águas da lagoa têm temperatura média de 31°C.

As águas extremamente cristalinas possibilitam ao turista ver peixes a cinco metros de profundidade. Além disso, é possível relaxar na lagoa e desfrutar de nascentes e de outras fontes termais na região.

Rio Quente

Assim como Caldas Novas, a cidade de Rio Quente é uma das mais reconhecidas quando o assunto é fontes termais. Afinal, ela abriga o único rio de águas quentes do mundo, com temperatura que vai de 26°C a 47°C.

Foi no município de Rio Quente que toda a paixão pelas águas quentes se iniciou. Quem descobriu essa riqueza no centro do Brasil foi um bandeirante chamado Bartolomeu Bueno Filho, em 1722. 

É nessa cidade, situada na base da Serra de Caldas Novas, que está o Rio Quente Resorts, uma das melhores hospedarias de todo o Brasil, sem contar o incrível Hot Park. 

Protegendo as riquezas naturais do nosso Cerrado, o Rio Quente conta com uma infraestrutura capaz de utilizar as fontes termais da região para abastecer todas as suas atrações. 

Venha para o Rio Quente!

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre as cidades com as principais fontes termais do Brasil, o que acha de conhecer o Rio Quente em Goiás? 

Além de conhecer o único rio de águas quentes do mundo, aqui, você poderá se divertir em diversas piscinas, saunas, ofurôs, duchas e fontes de águas naturalmente quentes.

Nem precisamos citar o incrível Hot Park, o único parque aquático do mundo abastecido somente com águas naturalmente quentes, com mais de 15 atrações para todas as idades.

Confira nossos pacotes promocionais e venha viver momentos inesquecíveis em meio às belezas e às águas quentinhas do Cerrado. Aproveite!


Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - São Paulo

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia