As águas termais que correm pelas cidades de Rio Quente e Caldas Novas formam o maior complexo de águas naturalmente aquecidas do planeta e muitos acreditam que as suas propriedades físico-químicas contribuem para o tratamento de diversas doenças, como é o caso dos males relacionados à má digestão, doenças reumáticas e problemas de pele.

Os índios já usavam o tratamento de hidroterapia para curar doenças quando portugueses e espanhóis descobriram as fontes de águas termais na Serra das Caldas, próxima ao resort.

A origem das águas termais de Rio Quente

Por muito tempo se acreditou que a origem das águas termais da região era um vulcão extinto há 600 milhões de anos, que tinha atividade próxima à superfície e, por isso, aquecia as águas. Contudo, após um estudo feito para a construção de uma usina hidrelétrica na região descobriu-se que a água é aquecida através do calor da própria terra.

A água da chuva penetra por rachaduras e fissuras nas rochas e vai escorrendo dentro do subsolo. Quanto mais profundamente ela penetra no solo, mais calor e pressão são exercidos, aquecendo a água. Chega um determinado momento em que a temperatura e a pressão são tão grandes que exercem uma força contrária, fazendo a água jorrar novamente para fora das rochas, através das suas fissuras. As águas termais do complexo são encontradas em nascentes com temperatura entre 34°C e 75°C, juntas elas formam o Rio Quente, único rio do mundo com águas correntes naturalmente aquecidas.

Como as águas termais ajudam a combater doenças

O poder curativo das águas termais vem das suas características físico-químicas. Dependendo da composição de minerais presentes na água, ela possui propriedade para tratar uma doença ou outra. As águas presentes no Rio Quente Resorts são ricas em oligoelementos e sais minerais que possibilitam diversos usos terapêuticos.

Com temperaturas médias em torno dos 37,5 °C, as águas termais são indicadas para o tratamento complementar de alergias, reumatismo, gastrite, problemas na pele e nas articulações, artrite, nevralgias, entre outras doenças. Também são especialmente benéficas para o rejuvenescimento da pele, diminuição da pressão arterial e relaxamento.

Propriedades cosméticas da água termal

O uso de águas termais em cosméticos para fins estéticos é um mercado altamente explorado por marcas estrangeiras, sobretudo as francesas. Contudo o uso da água pura sobre a pele é altamente benéfico para a beleza. Alguns elementos presentes na água, como seu próprio Ph são benéficos para o tratamento de problemas como a acne, rosáceas, excesso de ácido úrico e de oleosidade.

Que tal banhar-se em águas terapêuticas e aliar o relaxamento natural das férias com os benefícios das águas termais? Conheça o nosso complexo de piscinas e aproveite para voltar renovado para casa!

Nós mudamos algumas coisas no nosso site recentemente. Veja algumas delas: