* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Depois de cerca de um ano e meio vivendo em uma pandemia, você com certeza já ouviu falar sobre os diferentes tipos de protocolo de COVID.  Desenvolvidos com intuito de proteger a população, esses conjuntos de normas garantem a segurança em todo o mundo e são muito importantes para a nossa atual realidade. 

Apesar de recorrentemente estarem na boca do povo, pouca gente de fato sabe quais são essas medidas e como elas devem ser seguidas em cada situação. Pensando nisso, separamos alguns detalhes sobre o assunto para te ajudar a se inteirar. Confira!

O que são protocolos de saúde?

Importantes instrumentos para o enfrentamento de problemas relacionados à saúde, os protocolos são um conjunto de ações que auxiliam a sociedade a conter o avanço de doenças. Orientados por diretrizes técnicas, organizacionais e políticas, eles têm como fundamento estudos e evidências científicas que comprovam sua eficácia.

Basicamente, a utilização dos protocolos de COVID do Ministério da Saúde é uma estratégia dos diferentes setores da medicina para que eles possam planejar, avaliar e implementar novas medidas que avancem contra a patologia. 

Em relação ao coronavírus, esses protocolos emergenciais estabeleceram medidas de segurança que foram e são fundamentais para controlar a disseminação do vírus entre a população. Além disso, eles auxiliam os profissionais de saúde com cuidados e tratamentos durante os atendimentos. 

É importante ressaltar que, no momento, existem diferentes tipos de protocolo de segurança contra COVID, específicos para cada setor da população. Por exemplo, existem medidas próprias para os profissionais de saúde, educação, turismo e assim por diante.

Principais medidas contra o COVID19

É tanta informação que às vezes a gente até se confunde, né? Mas não se preocupe! Separamos as principais medidas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para te ajudar a entender e até a se proteger.

Distanciamento social

Uma das principais estratégias para dificultar a disseminação do coronavírus é o distanciamento social. Essa medida busca diminuir a velocidade da transmissão do vírus ao limitar o contato próximo entre pessoas saudáveis e infectadas.

Basicamente, o protocolo de COVID19 recomenda que os indivíduos, ao estarem em locais públicos, mantenham pelo menos um metro de distância entre si.  Além disso, a orientação segue até as aglomerações — nesse sentido, lugares cheios devem permanecer fora da rota durante a pandemia.

Higienização das mãos

Apesar de ser uma medida isolada, a higienização das mãos é uma das mais eficazes no combate ao coronavírus e prevenção. Sabendo que a patologia é transmitida por gotículas respiratórias ou por contato (inclusive com superfícies), manter as mãos limpas é essencial para evitar a contaminação. 

Para isso,  é necessário lavá-las bem com água e sabão por cerca de 50 segundos e utilizar álcool em gel 70%. Essas práticas reduzem significativamente a possibilidade da entrada dos micro-organismos nas vias respiratórias.

Etiquetas respiratórias

Você pode até não estar acostumado com o nome, mas com certeza já ouviu falar sobre etiquetas respiratórias. Um dos caminhos mais importantes para evitar a contaminação pelo coronavírus, o termo se refere a um conjunto de práticas para evitar e/ou reduzir a transmissão por meio de gotículas. 

Essas práticas consistem basicamente em: cobrir o nariz e a boca com um lenço ou antebraço antes de tossir ou espirrar, evitar toques nos olhos, boca e nariz com mãos não lavadas e em público, evitar abraços, beijos e apertos de mão, e  higienizar aparelhos de contato direto, como celulares e chaves.

Uso obrigatório de máscaras

O uso de máscara é uma das medidas mais indicadas e necessárias para a população. Isso porque a máscara de proteção reduz o risco de exposição ao vírus durante a passagem por lugares públicos, como ambientes coletivos e transportes. 

Sejam de tecido, cirúrgicas ou as famosas PFF2, elas são ferramentas primordiais no combate à COVID-19. Na hora de usá-las, o ideal é optar por opções que se ajustam ao rosto e não ficam desconfortáveis ou largas. Em todo o caso, usar máscara é garantir proteção e segurança para você e todos ao redor.

protocolo covid 1

4 passos para ter uma viagem segura durante a pandemia

Se depois de saber mais sobre os protocolos de saúde, você está se perguntando se existe uma maneira de fazer uma viagem segura durante a pandemia, a resposta é sim! É possível seguir as medidas de proteção e aproveitar uns dias de folga longe de casa. Para saber como, confira os quatro passos que preparamos para você:

1. Opte por lugares próximos

Se você quer sair de casa e conhecer novos lugares seguindo o protocolo de COVID, a primeira dica é: opte por lugares próximos. Ao viajar para cidades e estados vizinhos, você poderá fazer todo o percurso de carro, o que minimiza as chances de contaminação, tendo em vista a redução de contato com pessoas diferentes. 

2. Saiba tudo sobre o destino

Antes de viajar, informe-se sobre o seu destino. Assim, você ficará por dentro da situação do local, além de se certificar sobre quais hospedagens aderem ao protocolo de COVID e, consequentemente, são mais seguras para se acomodar.

3. Previna-se!

A prevenção é a melhor forma de garantir segurança durante esse momento. Por isso, na hora de fazer as malas, não esqueça dos itens de proteção, como máscaras, álcool em gel e sabão. Além disso, sempre evite tocar nos olhos, boca ou nariz em ambientes coletivos.

4. Aproveite a natureza!

Durante a pandemia, lugares arejados e bem ventilados são uma ótima alternativa para se divertir, evitar a contaminação e seguir o protocolo de COVID. Por isso, opte por destinos com atividades em meio à natureza.

Aqui, no Rio Quente Resorts, além de seguirmos todas as medidas de saúde recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), temos excelentes atrações ao ar livre, perfeitas para você e toda a sua família. Por isso, se está procurando um lugar confortável e seguro para aproveitar os dias de folga, confira nossos pacotes promocionais e faça já sua reserva!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - São Paulo

Grupos (WhatsApp) - Acima de 15 Ingressos