* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Cada turista é diferente. Alguns querem aproveitar o tempo livre para relaxar no maior conforto, enquanto outros buscam cidades repletas de atrações e locais históricos. Talvez seu estilo seja explorador, entusiasta de trilhas, correntezas e natureza. Se esse for o seu caso, o turismo de aventura é o tipo certo.

Boia-cross, tirolesa, montanhismo, paraquedismo... O turismo de aventura engloba essas e muitas outras atividades. São atrações, esportes e brincadeiras para quem gosta de adrenalina e desafios, sempre levando em conta a segurança e os limites de cada pessoa.

Quer saber o que é turismo de aventura e onde praticar as atividades no Brasil? O Rio Quente Resorts preparou um texto completo para você! Nós também vamos te apresentar as nossas atrações repletas de aventura e belezas naturais! Vem com a gente!

Afinal, o que é turismo de aventura?

Uma boa forma de definir o turismo de aventura é como uma atividade que envolve desafio e adrenalina, mas com riscos avaliados, controláveis e assumidos, nos dando a sensação de liberdade e superação. 

Essa modalidade de turismo pode ser realizada tanto em meio à natureza quanto com equipamentos construídos, como uma parede de escalada. Também há como mesclar equipamentos e o ambiente, como na tirolesa. 

Ao contrário do que muita gente imagina, esse tipo de turismo não envolve atividades que colocam em risco a vida do turista. Na verdade, ela é feita de forma totalmente segura e, dependendo da atividade, conta até com treinamento prévio. Muitas dessas atividades são consideradas turismo de natureza devido às belezas do ambiente.

Apesar disso, muita gente ainda confunde a prática de esportes radicais com o turismo. O que diferencia os dois é o fato de que esportes radicais envolvem competições e treinos constantes. 

A viagem de aventura, por outro lado, é quando a pessoa pratica a atividade apenas durante viagens ou passeios, sem que aquilo esteja presente em sua rotina. Por isso, também é comum relacionar a modalidade com o turismo alternativo.

Modalidades que fazem parte do turismo de aventura

Entre os tipos de turismo, o de aventura oferece uma diversidade de atrações emocionantes! Mesmo quem não é fã de atividades super-radicais gosta de se aventurar de vez em quando, não é mesmo? Só para ter uma ideia da diversidade de modalidades, elas podem ser praticadas na água, na terra e no mar.

As aventuras na água podem ser realizadas em rios com correntezas, lagoas, mar e piscinas. Que tal aproveitar os rios da sua região para curtir boia-cross ou canoagem? Ou então, aproveitar o vento das praias para praticar windsurf? Em qualquer estilo aquático há atrações sensacionais!

Na terra, há exemplos como as trilhas e escaladas de trekking e hiking, a emoção das alturas com a tirolesa e o bungee jump, além do percurso de trajetos com veículos, como o cicloturismo e o passeio de bugue. 

Já no ar, as atrações são de tirar o fôlego, como balonismo, paraquedismo e voo livre com asa delta e parapente. Todas essas modalidades são consideradas turismo de aventura pelo Ministério do Turismo.


Onde praticar turismo de aventura no Brasil?

O Brasil é repleto de lugares perfeitos para quem quer ter grandes emoções durante as férias. No estado de São Paulo, um dos lugares com mais atividades radicais é a cidade de Brotas.

A região tem diversos parques, riachos e florestas que a tornam um dos polos do turismo de aventura no Brasil. Outro local perfeito para se aventurar é Pirenópolis, em Goiás. Com uma natureza exuberante, a cidade conta com um parque de aventuras perfeito para fazer trilha, rapel, tirolesa e até ciclismo de montanha.

Ainda em Goiás, um bom lugar para curtir o turismo de aventura é o Rio Quente. Região localizada na serra de Caldas Novas, é onde está situado o Rio Quente Resorts, que oferece atividades para toda família, com atrações perfeitas para quem adora uma aventura.

Eko Aventura e Hot Park: turismo de aventura no Rio Quente

O Eko Aventura Park é um espaço planejado para que você possa vivenciar atrações eletrizantes sem precisar se preocupar com acomodação e outras atrações para os membros da família que preferem atividades menos radicais.

O complexo faz parte do Hot Park, o parque aquático mais divertido do Brasil, e oferece atividades como passeio de quadriciclo, jipe-cross, tirolesa, tirolesa kids, duck, rafting e até ecopesca. 

Além das atividades do Eko Aventura Park, no nosso parque aquático você encontra também mergulho, passeio de caiaque, outras tirolesas e uma girolesa, a tirolesa russa do Rio Quente. Sempre respeitando os princípios do ecoturismo, que utiliza a natureza e o ambiente de forma sustentável.

Tenha aventuras incríveis no Rio Quente Resorts!

Viu só como o Rio Quente é um local perfeito para o turismo? Visite-nos e você terá uma experiência completa, sempre com segurança! Além disso, desfrutará do resort com águas quentinhas, repleto de atrações!

Além do Hot Park, com nossos pacotes, você terá acesso ao Parque das Fontes, um paraíso de águas termais no centro do Rio Quente. Também poderá curtir uma estrutura completa com restaurantes deliciosos, acomodações confortáveis e atrações incríveis! 

Confira agora mesmo os pacotes promocionais para o Rio Quente e faça já a sua reserva. Aqui, você vivencia as melhores aventuras e ainda desfruta de todo conforto e comodidade de um dos melhores resorts do país.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

Demais localidades