Por muito tempo, acreditava-se que as águas quentes eram fruto de algum vulcão extinto. Após diversos estudos, foi descoberto que o aquecimento da água quente é causado pela geotermia, um fenômeno natural presente no sopé da serra, próximo ao Resort. O que acontece é um fenômeno natural, consequência das características geológicas da Serra de Caldas Novas, de onde vêm as águas minerais e termais. A serra é formada por várias rochas, principalmente por quartzitos - estas, sim, são responsáveis pelo processo de armazenamento e mineralização das águas. A principal fonte de aquecimento é o gradiente geotérmico da crosta terrestre, no qual a Serra de Caldas é a principal área de recarga do aquífero termal.

O aquecimento das águas naturais dá-se quando as águas das chuvas penetram nas fissuras da Serra de Caldas Novas, infiltrando-se lentamente pelo solo, chegando a grandes profundidades. A medida que descem, vão se aquecendo progressivamente em função do gradiente geotérmico das rochas, elevando a temperatura a cerca de 60ºC. Uma vez aquecidas, adquirem pressão e voltam à superfície por outras fendas e misturam-se, próximo à superfície, com infiltrações do lençol freático, temperando a água. Este tempo de penetração e retorno da água até o Parque das Fontes leva cerca de 1.000 anos.

A água do Rio Quente é mineral e termal, o que significa que é naturalmente quente. Essa alta temperatura tem efeito terapêutico no nosso organismo porque estimula o relaxamento muscular e, assim, acalma e traz bem-estar. As águas minerais e termais possuem um complexo químico-mineral alcalino, constituído de bicarbonato de cálcio e magnésio.

Como tratamos e preservamos nosso bem mais precioso

18

nascentes de água quente

As correntes naturais produzem

5,2 milhões

de litros de água por hora, a37ºC

Estas águas abastecem as 20 piscinas do complexo

7 piscinas do Rio Quente

13 piscinas do Hot Park

Praia do Cerrado

Praia do Cerrado é a maior praia de águas quentes naturais do mundo

E no final passa por um tratamento

Após saírem dos parques, as águas são cloridificadas, garantindo o padrão de balneabilidade e consumo. Novamente potáveis, são distribuídas para todos os hotéis internos, centro administrativo, cozinha central e lavanderia.

Nós mudamos algumas coisas no nosso site recentemente. Veja algumas delas: