Deslizar em ondas perfeitas, sentido-se parte da água enquanto ela te carrega com uma força incrível, é a uma experiência fantástica. Mas para os momentos sejam inesquecíveis é importante aprender como surfar.

Mais do que apenas escolher a prancha ideal ou um bom ponto de alguma praia, se você pretende praticar surfe no mar, é imprescindível que você também saiba nadar. Mas, se o seu objetivo é surfar em piscinas de onda, basta não ter medo de ficar submerso.

E, claro, se você deseja se tornar um surfista profissional, ou aprender o suficiente para se divertir em suas viagens e tempo livre, é necessário bastante foco e determinação. 

Para te dar uma ajudinha inicial, separamos cinco dicas perfeitas para quem deseja aprender a surfar e se jogar nas melhores ondas. Confira!

1. Escolha uma escola de surfe

A forma mais prática e segura de se aventurar no surfe é encontrando uma escola com profissionais confiáveis. Tire todas as suas dúvidas sobre o esporte e pegue o máximo de dicas possíveis antes de cair nas águas.

Dificilmente você entrará no mar sozinho durante as aulas, então aproveite para observar seu instrutor e os outros surfistas, enquanto se familiariza com a maré e explora seus pontos de equilíbrio.

Se tiver amigos surfistas, vale a pena conversar com eles também para pegar mais dicas e macetes que deixarão os momentos dentro da água mais divertidos.

2. Escolha um tipo de prancha

Se você está pesquisando sobre como aprender a surfar com certeza já se deparou com uma série de modelos e tamanhos de pranchas diferentes. Sem contar com a de Stand-up Paddle, podemos separar as pranchas em sete tipos:

  1. Longboard: prancha grande e ideal para ondas pequenas e médias;
  2. Funboard: prancha menor do que a longboard, com excelente estabilidade para manobras é a ideal para surfistas iniciantes;
  3. Gun: prancha média com ponta e cauda finas, o que dá ótima estabilidade para quem deseja pegar ondas grandes;
  4. Malibu: prancha média e perfeita para fazer manobras até em ondas pequenas. Ótima escolha para surfistas iniciantes;
  5. Shortboard: prancha com ponta bastante fina e levemente inclinada, perfeita para manobras de surfistas mais experientes;
  6. Fish: prancha larga, com ponta curva e cauda de andorinha é perfeita para ondas de pouca força,
  7. Tow-in: prancha pequena e bastante estreita com footstraps para manter os pés fixos durante as manobras.

Uma boa ideia é experimentar as pranchas para saber com qual delas você se sente mais confortável para entrar no mar. Mas, enquanto estiver aprendendo como surfar dê prioridade para os modelos de prancha funboard e malibu.

3. Pesquise sobre locais para praticar

O lugar ideal para começar a surfar não deve ser muito cheio, quanto menos pessoas na água melhor. Outro ponto que você deve observar é a força e tamanho das ondas, prefira locais com ondas mais suaves e menores.

Além disso, é muito importante que você reconheça o lugar antes de entrar com a prancha, seja com o instrutor ou sozinho. Mergulhe na água e descubra como é a areia debaixo dela, se é firme ou escorregadia, se há ou não crateras. 

4. Prepare o seu corpo

Diferentemente de alguns esportes que você pode ir ganhando resistência conforme treina, para se tornar um surfista, é fundamental ter um bom preparo físico. Afinal, a musculatura forte e resistente, além de um bom fôlego, é o que vão garantir que você pegue muitas ondas.

Tenha sempre em mente que o surfe é um esporte que requer esforço de todo o corpo — principalmente dos ombros, costas e pernas. Por isso, se você fizer algum outro esporte, como natação e ou atletismo, vai ser mais fácil aprender como surfar bem.

5. Tenha paciência!

Entre todas as dicas para o surfe, não há dúvidas de que a mais importante é essa: tenha paciência. Aprenda a lidar com a sua prancha, a sentir a maré e a força das ondas. 

Faça uma rotina com os treinos e alongamentos, para que seu corpo se adapte mais rapidamente às técnicas do esporte. Não pule as etapas do aprendizado por pressa de pegar ondas.

Mesmo que você já saiba como surfar, se estiver em uma praia desconhecida, converse com outros surfistas e observe o comportamento do mar por tempo suficiente para te passar confiança e segurança.

Aprenda a surfar no resort Rio Quente!

Já pensou em aprender a surfar durante a sua viagem de férias ou passeio ao parque aquático? Pois é, na Praia do Cerrado, no Hot Park, você pode desfrutar das incríveis aulas da Escola de Surfe.

Os treinos acontecem após o fechamento do parque com instrutores totalmente capacitados, além de guarda-vidas sempre a postos. Outra vantagem, é que as ondas da Praia do Cerrado chegam a 1,20 m , ou seja, você não precisa ser um especialista em nado ou mergulho para participar.

Com os pacotes de viagem do resort Rio Quente, você garante acomodação, regime de meia pensão, acesso ilimitado ao Parque das Fontes e ingressos para curtir o Hot Park, e claro, a Praia do Cerrado.

Não dá para deixar uma oportunidade assim passar, né? Então, confira nossos pacotes promocionais agora mesmo, aprenda como surfar e tenha férias inesquecíveis.

Nossos Telefones

WhatsApp

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Hot Park - Loja (Shopping Flamboyant)

Hot Park - Loja (Goiânia Shopping)

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo (24Hs)

Uberaba

Uberlândia