Os pratos típicos de Goiás são influenciados pela cultura indígena e europeia. Além disso, tropeiros de Minas Gerais e São Paulo fizeram contribuições à gastronomia local. Então, pode-se dizer que todas essas culturas ajudaram a criar a culinária típica goiana que conquista os turistas e é adorada pelos moradores.

Uma das vantagens de viajar pelo Brasil é justamente ter a oportunidade de fazer uma imersão cultural. Afinal, cada região do país tem características próprias, desde o modo de falar até os pratos consumidos no dia a dia.

Então, se você quer saber mais sobre as comidas típicas de Goiás, este texto foi escrito especialmente para você. Confira seis pratos típicos da região e anote nossas dicas abaixo.

1. Arroz com pequi

Símbolo do estado, o pequi é um frutinho amarelo que dá cor e sabor às comidas típicas de Goiás. Ele pode ser usado em diversos pratos, mas um dos mais tradicionais é o arroz com pequi.

Geralmente, o pequi é cozido junto de arroz e um pedaço de frango, podendo ser acrescentado inteiramente à receita ou apenas a polpa. Caso você encontre um arroz com pequi inteiro, saiba que ele não deve ser mordido, porque o caroço é recheado de espinhos. Portanto, lembre-se de consumi-lo com cautela.

2. Galinhada

Provar a gastronomia de uma região é uma experiência recheada de surpresas, afinal, os sabores são completamente novos. Entretanto, algumas receitas conquistam os mais diversos paladares, como é o caso da galinhada, um dos pratos típicos de Goiás.

A galinhada costuma ser servida em ocasiões especiais. Ela consiste em um arroz reforçado com pedaços de frango refogado com cúrcuma e pequi. Por isso, esse prato da culinária de Goiás tem um tom alaranjado.

3. Matula

A matula, também conhecida como feijoada do Cerrado, é um prato típico da Chapada dos Veadeiros. Ela é feita com tutu de feijão branco ou mulatinho e engrossada com farinha de mandioca. Carne de sol, pedaços de linguiça e carne de lata incrementam a composição.

Esse prato é servido em folha de bananeira, acompanhado por arroz, carne de lata, mandioca cozida e galinha caipira. Além de ser um dos pratos típicos de Goiás, o termo “matula” é usado para se referir à marmita. Gostou dessa curiosidade linguística?


pratos típicos de goiás

4. Empadão goiano

Enquanto boa parte do país come torta de frango, em Goiás, a preferência é pelo empadão goiano. A massa é fininha embaixo e mediana na cobertura. O recheio é composto de frango, pedaços de linguiça, azeitona, ovo cozido, pequi e guariroba — o palmito amargo do cerrado.

Então, se você quer provar a culinária típica do estado de Goiás, não pode deixar de experimentar o empadão goiano quando viajar para a região.

5. Angu de milho verde

O milho é um alimento versátil, por isso, aparece em diferentes pratos típicos de Goiás. A receita de angu de milho verde é simples: além do milho, leva água e sal. Portanto, ele pode ser feito em casa sem grandes dificuldades.

O angu de milho verde costuma agradar a todos os paladares por ser simples e saboroso. Além disso, é importante saber que ele é um dos complementos tradicionais da galinhada — uma refeição completa, não é mesmo?

6. Pamonha

A pamonha pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil. Entretanto, os goianos dizem que a pamonha deles é a mais saborosa do país. Assim, quem visita o estado consegue perceber que o prato faz parte da cultura local. Isso porque muitas famílias ainda produzem a pamonha caseira, e todos se envolvem no processo.

Sabendo disso, não tem como deixar de provar uma pamonha durante a viagem. Então, anote essa dica e lembre-se de experimentar a iguaria em terras goianas. 

Experimente a culinária goiana no Rio Quente!

Agora que você sabe quais são as comidas típicas de Goiás, deve estar com água na boca para provar todas essas iguarias, não é mesmo? Então, está na hora de programar a sua próxima viagem.

No Rio Quente Resorts, é possível aproveitar os melhores pratos típicos de Goiás e ainda contar com uma estrutura completa. Aqui, a família tem diversas piscinas e atrações aquáticas à disposição, além de restaurantes deliciosos.

Confira nossos pacotes promocionais e programe a sua viagem para o Rio Quente. Venha conhecer as águas naturalmente aquecidas do cerrado, relaxando em nossos ofurôs e saunas!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos