Peteca é o nome dado a um objeto muito popular em diferentes países do mundo. Além do objeto, refere-se ao nome de um esporte, que tem várias vertentes e particularidades. Mas, afinal, como se joga peteca? Será que existem regras?

Neste artigo, você aprenderá mais sobre a peteca, as suas origens, os jogos que a utilizam e outras brincadeiras que podem ser praticadas com jogadores de diferentes idades. 

O que é peteca?

Peteca é o nome dado a um jogo e também ao objeto utilizado para a sua prática. Então, há duas respostas para a pergunta “o que é peteca?”.

O objeto, ou brinquedo, consiste em uma base arredondada e macia que concentra a maior parte do peso, comumente de borracha. Sobre ela, há uma extensão estruturada com penas naturais ou sintéticas, cujo objetivo é dar equilíbrio para orientar a trajetória do brinquedo quando ele é arremessado ao ar. 

Também se refere à atividade de jogar peteca, na qual os praticantes mantêm a peteca no ar, utilizando mãos ou raquetes. Ainda, é sinônimo de brincadeiras com peteca, atividades realizadas com grupos de crianças com objetivo de movimentar o corpo e contribuir para a interação social. 

Qual é a origem da peteca?

Não é possível afirmar precisamente quando a peteca foi criada. O que se sabe sobre a origem da peteca é que ela antecede à chegada dos portugueses no Brasil, portanto era praticada pelos indígenas nativos brasileiros. Por isso, é uma prática genuinamente nacional e tem as suas origens no povo brasileiro.

Os indígenas jogavam peteca como uma atividade esportiva que tinha o objetivo de aquecer o corpo durante os dias mais frios do ano. 

Como jogar peteca?

Existem diferentes maneiras de jogar peteca, que podem ser adaptadas de acordo com o espaço disponível e o perfil de jogadores. Quando praticado como esporte, há algumas regras. Confira a seguir como jogar peteca seguindo as regras oficiais.

O jogo de peteca carrega semelhanças com o badminton e até mesmo o vôlei. Isso, porque o campo também tem uma rede no meio, por cima da qual é jogado o elemento principal (peteca).

Imagem de uma raquete próxima a um conjunto de petecas.

A peteca é golpeada usando as mãos e pode ter dois ou mais participantes. Divididos entre os dois lados da rede, os participantes arremessam no ar de um jogador para o outro, evitando que a peteca toque o chão. A quadra deve ter as seguintes dimensões:

  • jogo de peteca em duplas: 15 m x 7,5 m; 
  • jogo de peteca individual: 15 m x 5 m.

A altura da rede depende da idade dos participantes e do sexo. Na categoria masculina, a rede fica a 2,43 m de altura; já na feminina, a altura é de 2,24 m. 

A peteca é colocada em jogo por meio do saque; o jogador golpeia o objeto com a mão a fim de que ela passe por cima da rede. Em seguida, ela precisa ser devolvida para a outra quadra em um único toque e sem tocar no chão. 

Após o saque, o ponto precisa ser finalizado em 24 segundos; caso contrário, a vantagem é revertida. Nas regras oficiais, utiliza-se o sistema de vantagens para contar a pontuação. 

Os sets têm duração de 16 minutos cronometrados; entretanto, se a equipe conseguir 25 pontos antes desse tempo, o set é encerrado. Em geral, as disputas ocorrem em melhor de três sets: se a equipe ganhar os dois primeiros, é a vendedora da partida. 

É um esporte que pode ser praticado por pessoas de diferentes idades — inclusive crianças — e, além da forma oficial, existem várias brincadeiras que podem ser adaptadas para diferentes espaços e situações. Falaremos sobre elas a seguir. 

Quais são as brincadeiras com peteca?

A peteca envolve diversas possibilidades de atividades que podem ser feitas em família. Um exemplo é a roda da peteca: os participantes fazem um círculo, alguém começa arremessando a peteca, e os demais participantes precisam garantir que ela permaneça na roda, sem a deixar cair no chão.

Outra atividade bacana com peteca e que envolve bastante esforço físico é jogá-la dentro da piscina. Pode ser jogada entre dois ou mais jogadores, com a mesma lógica: manter a peteca no ar, sem que ela caia na água. 

A peteca é um objeto versátil e pode ser utilizado em diversas brincadeiras. Além de ser um brinquedo de baixo custo e fácil de ser encontrado e transportado, é garantia de diversão para toda a família. 

Gostou de saber mais sobre como jogar peteca? Então, que tal aproveitar para programar as suas próximas férias em família num lugar para jogá-la? No Rio Quente, temos o Festival Remexa, que acontece em agosto e setembro e conta com clínicas de peteca, futebol, tênis, surf e outras atividades incríveis.

Por aqui, sua viagem é segura e cheia de diversão. Isso porque estamos seguindo todas as medidas de prevenção a COVID-19, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Venha conhecer os pacotes promocionais exclusivos do Rio Quente Resorts. 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos