Um dos documentos necessários para viajar de avião é o cartão de embarque. Ele é fornecido ao passageiro depois da realização do check-in e dá acesso às áreas restritas do aeroporto, como sala de embarque e aeronave. 

Apesar de parecer algo simples, o assunto gera muitas dúvidas: como imprimir cartão de embarque? Quais são as informações no cartão? Como usar o cartão on-line? 

Fique tranquilo, separamos as principais informações sobre o cartão de embarque para que você não tenha dificuldades ao embarcar. Confira abaixo.

O que é o cartão de embarque?

O cartão de embarque é um bilhete que permite o acesso do passageiro à sala de embarque e à aeronave. Ele é liberado após a realização do check-in, que pode ser feito on-line, no balcão de atendimento da companhia ou nos totens de autoatendimento.

Existem diferentes modelos de cartão, mas todos contêm as mesmas informações: nome do passageiro, número do voo, código de rastreio, número do terminal e do portão, horário, data, assentos e código de barras. Portanto, você consegue ter acesso a todas as informações para encontrar o portão de embarque e não perder o voo. 

Impresso X on-line

Além de entender o que é o cartão de embarque, é importante saber que ele pode ser on-line ou impresso. O bilhete on-line fica disponível depois da realização do check-in on-line, e a companhia provavelmente o enviará por email. Depois disso, a escolha é sua: imprimir ou usar o arquivo pelo celular.

Se você optar pelo cartão on-line, também conhecido como e-ticket, lembre-se de baixar o arquivo ou tirar um print da tela. Assim, você não depende da conexão à internet para acessá-lo. Além disso, lembre-se de verificar as informações sobre o e-ticket no site da companhia, porque cada empresa tem políticas próprias sobre esse assunto.

O bilhete de embarque impresso pode ser obtido de diversas formas. Como foi dito anteriormente, é possível imprimir o cartão enviado para o seu e-mail depois do check-in on-line. No entanto, você também pode fazer o check-in no balcão da companhia ou nos totens de autoatendimento, onde receberá o bilhete impresso.

cartão de embarque

O que fazer em caso de perda do cartão?

Depois de gerar o cartão de embarque, guarde-o em local apropriado e evite amassá-lo. Entretanto, sabemos que mesmo com todos os cuidados, imprevistos acontecem e o bilhete acaba por ser perdido. Além disso, no caso dos e-tickets, é possível ficar sem bateria e, consequentemente, sem acesso a ele.

Nesse momento, é importante saber como conseguir segunda via de cartão de embarque. O melhor a se fazer é procurar um funcionário da companhia aérea e pedir informações. Ele provavelmente irá te direcionar ao balcão de atendimentos para que os dados sejam conferidos e um novo bilhete seja gerado.

Dicas para a sua primeira viagem de avião

A primeira viagem de avião é um momento de muita emoção, e muitas dúvidas começam a surgir ao chegar no aeroporto. Antes de mais nada, saiba que você precisa encontrar o seu terminal de embarque. Pergunte para um funcionário do aeroporto que ele saberá informar. 

Em seguida, você deve fazer o check-in e despachar as malas. Quem não fez o check-in on-line pode recorrer ao balcão da companhia ou aos totens de autoatendimento. Apesar das filas extensas, você consegue fazer o check-in e despachar as malas no balcão de uma só vez.

Depois de realizar toda a parte burocrática e ter o seu cartão de embarque em mãos, você pode aproveitar para tomar um café ou conhecer algumas lojas. Entretanto, se estiver com o tempo escasso, siga diretamente para a sala de embarque, procure o seu portão e aguarde a aeronave. 

Lembre-se de chegar com antecedência ao aeroporto. Assim, você consegue passar por todas as etapas com tranquilidade.

Venha para o Rio Quente!

As viagens de avião abrem um mundo de possibilidades durante a escolha do próximo destino. As aventuras pelo Brasil proporcionam uma imersão cultural, além de ser possível conhecer outros biomas e paisagens. O Rio Quente Resorts, por exemplo, está localizado em Caldas Novas, Goiás, e conta com diversos atrativos.

Aqui, você aproveita piscinas, lagos e saunas com as famosas águas termais, que são naturalmente aquecidas no Cerrado. Além disso, você ainda experimenta a maravilhosa culinária goiana nos restaurantes do resort. Confira nossos pacotes promocionais! 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos