A chegada no aeroporto costuma reunir muitos sentimentos: alegria, ansiedade, pressa e dúvidas. Entretanto, o momento pede calma para conseguir fazer o check-in, despachar as malas e encontrar o portão de embarque com tranquilidade.

Quem está viajando de avião pela primeira vez pode ficar confuso com todas essas etapas, mas fique tranquilo: é mais simples do que parece. Separamos as principais informações sobre check-in e portão de embarque para te ajudar. Confira abaixo.

Como fazer o check-in?

O aeroporto costuma dividir os terminais de embarque entre voos domésticos e internacionais. Então, a primeira tarefa é descobrir qual o seu terminal no aeroporto. Para conseguir essa informação, basta perguntar a um funcionário, indicando a sua companhia e explicando se o voo é doméstico ou internacional.

Em seguida, direcione-se ao terminal para fazer o check-in com a companhia aérea. Isso pode ser feito no balcão da empresa, nos totens de autoatendimento, pelo site ou pelo aplicativo. Nesse momento, você precisa do número da reserva da passagem e de um documento oficial com foto. 

Além disso, vale lembrar que as malas devem ser despachadas diretamente no balcão. Portanto, mesmo que o check-in já tenha sido feito on-line ou pelos totens de autoatendimento, é necessário dirigir-se até lá para despachar a bagagem.

Como identificar o portão de embarque?

Depois de fazer o check-in, a companhia fornecerá o seu cartão de embarque. Nele, constam as seguintes informações: dados pessoais, dados do voo, origem e destino, localizador, horário de embarque e código de barras.

Com todas essas informações disponíveis, não é difícil descobrir o portão de embarque. Ele estará identificado junto aos dados de voo, que incluem tanto o número do voo quanto o portão de embarque.

Entretanto, se você optou pelo check-in on-line antecipado, é possível que o seu cartão de embarque não especifique o número do portão. Nessa situação, como descobrir o portão de embarque? Basta procurar o número do seu voo nos telões da companhia para saber a qual portão se dirigir.

portão de embarque

Portão de embarque pode mudar

O aeroporto é dinâmico, e imprevistos podem acontecer. Para resolver essas situações, é comum mudar o portão de embarque dos voos. Por isso, mesmo depois de saber o seu local, é necessário fazer uma consulta do portão de embarque no telão para verificar se alguma mudança foi feita.

Em geral, esse tipo de mudança também costuma ser informada por microfone. Então, evite usar fones de ouvido e esteja atento às informações fornecidas pelo aeroporto. Além disso, antes de entrar na fila de embarque, certifique-se de que está no lugar certo. 

Atenção aos horários

Agora que você já aprendeu como saber o portão de embarque, é importante ressaltar algumas informações. Quando estiver no aeroporto, fique sempre atento aos horários. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indica que os passageiros cheguem com duas horas de antecedência para voos nacionais.

Dessa forma, é possível realizar o check-in e despachar as malas com calma. Depois dessa etapa, muitas pessoas aproveitam para passear no aeroporto e conhecer algumas lojas. Entretanto, também é importante estar atento ao horário e se dirigir ao portão de embarque com, pelo menos, 30 minutos de antecedência.

Isso porque ainda será necessário passar pelo raio-x e encontrar a fila para o seu voo. Além disso, fica muito mais difícil passar por todas essas etapas quando você está nervoso por causa do horário apertado. Então, chegue com antecedência para fazer tudo com tranquilidade e aproveitar a experiência. Afinal, você está indo viajar!

Venha para o Rio Quente!

Depois de todas essas dicas para embarque, só falta comprar a passagem e embarcar na próxima aventura! O que acha de viajar para Caldas Novas e aproveitar as águas naturalmente aquecidas da região?

O Rio Quente Resorts é o destino ideal para casais, grupos de amigos e famílias com crianças. Afinal, diversão não tem faixa-etária! Aqui, todo mundo aproveita piscinas, ofurôs e saunas com águas quentinhas e super-relaxantes.

Além de tudo isso, os hóspedes podem provar a maravilhosa culinária goiana nos restaurantes do resort. Em nosso site, é possível agendar apenas a hospedagem ou comprar o pacote completo com aéreo e transfer. Confira nossos pacotes promocionais e venha conhecer o Rio Quente!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos