Viajar é a oportunidade perfeita de descobrir novos destinos, novas rotas, e também de experimentar novos pratos e aproveitar as delícias da culinária local. Viajando pelo Brasil, muitas vezes somos surpreendidos ao descobrir que determinado prato é típico de uma região, não é mesmo?

Por exemplo, você sabia que a galinhada é um prato típico goiano? Pois é, além de Goiás ser um estado culturalmente rico, repleto de atividades de ecoturismo e de cidades históricas, sua gastronomia é espetacular.

Para provar isso a você, e te deixar com mais vontade de visitar o Centro-Oeste, elaboramos uma lista com cinco comidas típicas de Goiás que vão te deixar morrendo de vontade. Confira!

comidas tipicas de goiás

1. Galinhada

Arroz branco bem cozido e frango são os ingredientes principais de um dos pratos mais amados de Goiás: a galinhada. Apesar de ainda existir uma disputa com Minas Gerais sobre qual é o estado que criou o prato, uma coisa é certa: o goiano é o único que leva pequi.

Esse frutinho de sabor marcante é capaz de deixar o prato muito mais saboroso e suculento. Mas, é necessário tomar cuidado se decidir comer o fruto, pois ele tem muitos espinhos.

Outros ingredientes que deixam o prato com a cara de Goiás são as folhas de guariroba, açafrão, milho e muita cebolinha verde. Impossível não ficar com água na boca para provar esse prato típico de Goiás perfeitamente temperado.

2. Peixe na Telha

Imagine só um prato com um peixe saboroso mergulhado em um molho cremoso com fatias de pimentão vermelho e cebola? Parece até que podemos sentir o cheiro delicioso de um peixinho cozido e bem temperado a metros de distância, não é mesmo? 

Pois é, o Peixe na Telha bate bastante com essa descrição, mas, claro, o preparo e o temperinho goiano são os responsáveis por ele ser uma das comidas típicas da região. O peixe usado no prato sempre é de água doce, com couro e em postas — aqueles fatias bastante grossas.

Ele é cozido com molho de tomate, leite de coco, creme de leite e açafrão. Depois de cozido, acrescenta-se fatias de pimentão vermelho e amarelo, salsinha e cebola fresca.

3. Pamonha

Mais do que ser parte do grupo de comidas típicas de Goiás, reunir a família para preparar Pamonha é uma tradição goiana. Provavelmente você já comeu Pamonha em outros lugares, mas, vou te contar um segredo, só em Goiás você encontra esse prato com uma variedade impressionante.

São diversos tipos de Pamonha doce, salgada e, claro, recheada! Em Goiás, uma das coisas mais fáceis é encontrar pamonharias que oferecem o alimento recheado com linguiça, queijo minas, frango com requeijão, creme de pequi, creme de jiló e por aí vai. 

Dependendo do lugar você encontra até Pamonha frita! Dá para imaginar? A vontade é de pegar as malas e correr para Goiás para experimentar todas as variedades desse prato da culinária goiana.

4. Empadão Goiano

Difícil resistir a um empadão bem assadinho com aquela massa crocante e um recheio de peito de frango recheado, não é verdade? Mas, quando se trata do empadão goiano, fica impossível resistir.

Para começar, o recheio é feito com peito de frango desfiado, carne de porco cozida e desfiada, linguiça caseira, guariroba e pequi. E, você nem precisa ficar preocupado em morder o pequi acidentalmente, pois ele é cozido com as carnes apenas para passar o gosto.

Esse prato delicioso é uma das comidas regionais mais populares na cidade de Goiás, que já foi capital do estado de Goiás e lar da poetisa e contista, Cora Coralina. 

5. Arroz com Pequi

É impossível listar comidas típicas de Goiás sem falar do tradicional arroz com pequi. Diferentemente da Galinhada, prato no qual o pequi é cozido com o frango, para deixar a carne mais saborosa, aqui, ele é cozido junto aos grãos branquinhos do arroz.

Para que o alimento fique ainda mais saboroso, é comum acrescentar açafrão e guariroba, o que deixará o prato bastante colorido e com um sabor inigualável. 

Esse arroz fica perfeito para ser saboreado sem acompanhamento, mas também combina com filé de frango, carne de porco e peixes cozidos, assados ou fritos com temperos leves.

Saboreie as comidas típicas de Goiás no Rio Quente!

Aposto que você está com água na boca pensando em todos essas comidas típicas de Goiás, certo? Com certeza, ao menos um desses pratos despertou a sua curiosidade gastronômica.

Que tal aproveitar a próxima folga na rotina para experimentar esses pratos incrivelmente deliciosos enquanto se diverte em um resort completo

Pois é, no Rio Quente, além de toda a diversão com piscinas e outras atrações aquáticas, você tem a possibilidade de fazer suas refeições em restaurantes perfeitos. São diversas opções entre os que oferecem pratos à la carte e buffet.

Confira nossos pacotes promocionais, faça a sua reserva e aproveite o regime de meia pensão para se deliciar e encantar com os pratos típicos de um dos estados mais ricos do Brasil.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos