Muitos se perguntam como aprender a surfar. Afinal, deve ser uma sensação incrível deslizar em ondas perfeitas, sentido-se parte da água enquanto ela te carrega com uma força incrível. Mas para que os momentos sejam inesquecíveis, é importante aprender algumas técnicas de surf. 

Se você deseja se tornar um surfista profissional ou aprender o suficiente para se divertir em suas viagens e tempo livre, é necessário bastante foco e determinação. Pensando nisso, separamos 5 dicas perfeitas para quem deseja aprender a surfar e se jogar nas melhores ondas. Confira!

1. Escolha uma escola de surf

A forma mais prática e segura de como aprender a surfar é buscar uma escola com profissionais confiáveis. Tire todas as suas dúvidas sobre o esporte e pegue o máximo de dicas possível antes de cair nas águas.

Dificilmente você entrará no mar sozinho durante as aulas, então aproveite para observar seu instrutor e os outros surfistas, enquanto se familiariza com a maré e explora seus pontos de equilíbrio.

Se tiver amigos surfistas, vale a pena conversar com eles também para pegar mais dicas e macetes, que farão com que você consiga aprender a surfar com mais facilidade.

2. Escolha um tipo de prancha

Se você está pesquisando sobre como aprender a surfar, com certeza, já se deparou com uma série de pranchas de diferentes modelos e tamanhos. Sem contar com a de stand up paddle, podemos separar as pranchas em sete tipos:

  • Longboard: prancha grande e ideal para ondas pequenas e médias;
  • Funboard: prancha menor que a longboard, com excelente estabilidade,  sendo ideal nas manobras de surf para iniciantes;
  • Gun: prancha média com ponta e cauda fina, o que dá ótima estabilidade para quem deseja pegar ondas grandes;
  • Malibu: prancha média e perfeita para fazer manobras até em ondas pequenas. Ótima escolha para surfistas iniciantes;
  • Shortboard: prancha com ponta bastante fina e levemente inclinada, perfeita para manobras de surf mais avançadas;
  • Fish: prancha larga, com ponta curva e cauda de andorinha. Adequada para ondas de pouca força,
  • Tow-in: prancha pequena e bastante estreita com footstraps para manter os pés fixos durante as manobras.

Uma boa ideia é experimentar as pranchas para saber com qual delas você se sente mais confortável para entrar no mar. Contudo, enquanto estiver aprendendo a surfar, dê prioridade para os modelos de prancha funboard e malibu.

3. Encontre bons locais para praticar

O lugar ideal para começar a surfar não deve ser muito cheio, quanto menos pessoas na água, melhor. Outro ponto que você deve observar é a força e o tamanho das ondas. Prefira locais com ondas mais suaves e menores!

Além disso, é muito importante que você reconheça o lugar antes de entrar com a prancha, seja com o instrutor ou sozinho. Então, antes, mergulhe na água e descubra como é a areia debaixo dela, se é firme ou escorregadia, se há ou não crateras. 

4. Prepare seu corpo

Diferentemente de alguns esportes que você pode ir ganhando resistência conforme treina, para se tornar um surfista, é fundamental ter um bom preparo físico. Afinal, a musculatura forte e resistente e um bom fôlego garantirão que você pegue muitas ondas.

Tenha sempre em mente que o surf é um esporte que requer esforço de todo o corpo — principalmente de ombros, costas e pernas. Por isso, se você fizer algum outro esporte, como natação ou atletismo, vai ser mais fácil aprender como surfar bem.

5. Tenha paciência!

Entre todas as dicas para o surf, não há dúvidas de que a mais importante é essa: tenha paciência. Aprenda a lidar com sua prancha e a sentir a maré e a força das ondas. 

Faça uma rotina de treinos e alongamentos, para que seu corpo se adapte mais rapidamente às técnicas do esporte. Estipule no seu dia quanto tempo para aprender a surfar você terá disponível e não pule as etapas do aprendizado por pressa de pegar ondas.

Mesmo que você já tenha aulas de surf, se estiver em uma praia desconhecida, converse com outros surfistas e observe o comportamento do mar por tempo suficiente para te passar segurança.

Aprenda a surfar no resort Rio Quente

Já pensou em aprender a surfar durante a sua viagem de férias ou passeio ao parque aquático? Pois é, na Praia do Cerrado, no Hot Park, você pode desfrutar das incríveis aulas na Escola de Surf.

Os treinos acontecem após o fechamento do parque com instrutores totalmente capacitados, além de guarda-vidas sempre a postos. Outra vantagem é que as ondas da Praia do Cerrado chegam a 1,20 m. Assim, você não precisa ser um especialista em nado ou mergulho para participar.

Venha para o Rio Quente!

Localizado no município de Rio Quente, esse resort abriga o Hot Park, um dos melhores parques aquáticos da América Latina, e uma bacia de águas termais. Por lá, você vai encontrar águas naturalmente quentes, na casa dos 37ºC, ideais para relaxar e se divertir!

Com os pacotes de viagem do resort Rio Quente, você garante acomodações aconchegantes, assim como o  acesso ilimitado ao Parque das Fontes e ao Hot Park. Confira nossos pacotes promocionais agora mesmo, aprenda como surfar e tenha férias inesquecíveis.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos