* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Se você gosta de provar comidas diferentes durante sua viagem de férias, o turismo gastronômico é a opção ideal. Não há jeito melhor de conhecer a história e cultura de um lugar que experimentar pratos típicos e descobrir as delícias escondidas na beleza exuberante do nosso país.

Esse tipo de turismo oferece um programa ideal para viagens em família, a dois, com os amigos e até para quem prefere estar sozinho. Por isso, preparamos um conteúdo falando sobre esse desafio gastronômico e em quais destinos provar as delícias em todas as regiões do Brasil.

Afinal, o que é turismo gastronômico?

Esse passeio vai muito além de apenas provar comidas diferentes. É uma experiência de imersão na produção dos itens e na gastronomia do nosso país de uma maneira divertida e interativa, mexendo com a memória afetiva que pode ser construída no paladar.

Seu roteiro pode ser especializado em um item, como café e cacau, por exemplo, ou você pode conhecer todas as opções do lugar que está visitando. Além de consumir, é possível comprar os produtos da culinária local que mais gostou e levar um pedacinho da sua viagem para casa.

Não só é uma jornada única, como também um jeito de estimular a economia dos locais visitados e ajudar a espalhar diferentes costumes da culinária brasileira. Não há meio melhor de unir as pessoas que por experiências gastronômicas inesquecíveis, certo? Por isso, são destinos ideais para qualquer grupo ou idade.

Na maioria dos percursos, é indicado que se use carro. Isso traz uma oportunidade de conhecer os locais com calma e seguindo seu próprio roteiro. Porém, é possível, para quem prefere uma experiência mais guiada, percorrer a rota em excursões.

Cinco roteiros para conhecer a culinária de todo o Brasil!

Agora que você já sabe a definição de turismo gastronômico, pode escolher uma rota para explorar e visitar o Brasil de ponta a ponta. Listamos aqui alguns destinos de cada região, com roteiros focados em um elemento ou na cultura local em geral.

Rota do Chocolate: as delícias da Bahia!

Para quem é apaixonado por chocolate, essa rota é o destino ideal! Em um percurso de 40 km entre Ilhéus e Uruçuca, você conhece fazendas de plantio de cacau e entende toda a produção desse doce que tanto amamos nas grandes fábricas.

Percorrendo a Estrada do Chocolate, é possível conhecer mais sobre o passado da Bahia e ver como esse produto já foi o grande motor da região. Você também pode se deparar com paisagens exuberantes, como rios e cachoeiras, que servem como aquela parada para relaxar depois das visitas.

Rota do Café: o charme do interior de São Paulo

O café é o melhor amigo de muitas pessoas no dia a dia. Então, que tal entender tudo sobre o processo de produção e da história desse item tão amado? A Rota do Café de Serra Negra oferece tudo isso em um passeio agradável e divertido.

Influenciada pela cultura italiana, a região abriga diversas fazendas de café que podem ser visitadas. Além disso, há museus, adegas, restaurantes e ranchos que tornam esse trecho de 8 km uma verdadeira viagem no tempo para conhecer e provar as delícias do interior de São Paulo.

turismo gastronomico

Rota do vinho: um passeio pelo Sul do Brasil

Quem ama vinho vai se apaixonar por essa rota que percorre o Vale dos Vinhedos, a 120 km de Porto Alegre. Ao escolher esse destino, é possível visitar cidades como Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi.

Nessas três cidades, você vai compreender a produção de vinhos, espumantes e sucos de uva, visitar diversas vinícolas e empórios, além de entender mais sobre a influência da cultura italiana em museus. Na região, também existem vários hotéis, para quem quiser passar a noite, e restaurantes de comida típica.

Pará: a cultura gastronômica única da região norte!

Se você não quiser um roteiro focado em apenas um item, pode visitar as delícias da cultura paraense. É uma região com pratos típicos recheados de pescados e ervas, além, é claro, do popular açaí, que vem conquistando corações dentro e fora do país.

Um dos lugares mais populares para turismo culinário é o Mercado-Ver-O-Peso, na capital paranaense. Lá, você pode experimentar pratos tradicionais, especiarias e peixes frescos. Nos arredores, encontra-se a Feira do Açaí, que acontece de madrugada e é o passeio ideal para quem gosta da fruta.

Terezópolis de Goiás: a cidade de duas culturas gastronômicas

Um roteiro interessante para quem gosta de ver mais de uma cultura gastronômica é visitar Terezópolis. A pequena cidade fica entre Goiás e Brasília, mas tem forte influência dos migrantes nordestinos, por isso a culinária típica do lugar mistura esse estado e o Nordeste.

Conhecida pelo requeijão e pelo milho assado na brasa de dar água na boca, ela oferece ainda frutas típicas da região do cerrado. A miscigenação da cidade fica clara no Festival Gastronômico TereÔxente, que contém vários pratos da culinária nordestina, além de atrações para homenagear a cultura daquela região.

Conheça mais sobre o Brasil com o turismo gastronômico!

Sabendo o que é o turismo gastronômico, ficou com vontade de planejar sua próxima viagem? Se quiser conhecer as delícias de Goiás, venha ao Rio Quente! Com várias atrações e cinco opções de hospedagem, o resort oferece descanso e relaxamento a todas as idades! Aproveite nossos pacotes promocionais e agende sua estadia!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia