Se você gosta de aventuras, que tal conhecer mais a fundo os tipos de mergulhos e se divertir conhecendo várias espécies de animais marinhos? Junto à família e aos amigos, a experiência se torna ainda mais especial!

Então, prepare todo o seu equipamento para respirar embaixo da água e confira o conteúdo exclusivo que preparamos para você aproveitar ainda mais as atrações com mergulhos que estejam no seu roteiro. 

Tipos de mergulho

Basicamente, existem três tipos de mergulho: o autônomo, que exige o uso de aparelhos de respiração mais complexos, como cilindros de mergulho; o livre, que é feito com aparelhos de respiração mais simples, como snorkel; e o profissional.


Mergulho livre

Essa modalidade exige itens para mergulho mais simples, já que é praticada em baixas profundidades. Aqui, encontram-se outras duas modalidades, que são o mergulho em apneia e o snorkeling.

Mergulho em apneia

Mergulhar em apneia consiste em, basicamente, utilizar-se apenas do ar dos pulmões. Acontece da mesma maneira quando nadamos: ao colocar a cabeça embaixo d'água, prendemos a respiração, com o pulmão cheio de ar. 

Dessa forma, o mergulho em apneia não exige nenhum tipo de equipamento de mergulho. Essa prática é muito utilizada por quem não passará da superfície. Mesmo assim, só deve ser executada por profissionais física e mentalmente treinados. 


Snorkeling

Esse é o tipo de mergulho mais indicado para quem não tem experiência, ou então, terá seu primeiro contato com a prática. Os itens essenciais para o mergulho snorkeling são o snorkel, a máscara e as nadadeiras. 

O snorkeling é indicado para quem pretende dar pequenos mergulhos em apneia, ou então nadar e permanecer olhando para debaixo d’água. Os locais mais indicados para esse tipo de mergulho são rios, mares e piscinas naturais. 

Mergulho autônomo

O mergulho autônomo é muito conhecido entre as atrações recreativas subaquáticas. Nessa categoria, é necessário aparelho de mergulho para a respiração independente de suprimentos da superfície, ou seja, que não exija que a pessoa tenha que ir até a superfície para respirar.

São mergulhos mais profundos, que podem consistir em visitas a cavernas ou embarcações naufragadas. Mesmo que seja com o intuito recreativo, essa categoria exige um treinamento específico.

Para o mergulho autônomo, é necessário o uso de cilindro de ar, profundímetro — que mede a profundidade —, manômetro — mede a pressão do ar do cilindro — e o colete equilibrador. Todos esses itens devem estar devidamente acoplados ao cilindro. Dependendo da profundidade, é necessário que alguns itens sejam duplicados.


Mergulho profissional

O mergulho profissional é voltado para pesquisadores e, até mesmo, para a construção de plataformas de petróleo e hidrelétricas. Como, nesse caso, os mergulhadores passam muito mais tempo embaixo d’água, é necessário um treinamento especial para a prática. 

tipos de mergulho

Locais para praticar mergulho recreativo

Ao contrário do que muitos possam pensar, não é complicado encontrar um local para praticar mergulhos recreativos, mesmo que as pessoas não tenham experiência na prática. E, para quem deseja iniciar no universo dos mergulhos, o mais recomendado são lagos. 

O lago das águas termais, no Rio Quente Resort, é um exemplo de local para praticar mergulho. Aqui, há a chance de conhecer várias espécies de peixes, flora aquática e o melhor: sem a necessidade de saber nadar!

É possível, ainda, praticar mergulhos noturnos, para quem deseja aumentar o nível de aventura do passeio. O lago das águas termais possui 9 mil metros quadrados e 14 metros de profundidade, isso tudo com água naturalmente aquecida.

A atração, que faz parte do Hot Park, conta com a presença de profissionais, que auxiliarão os participantes do começo ao fim do mergulho. Dessa maneira, será possível aproveitar muito mais a experiência, e com a devida segurança.

Mergulho é no Hot Park

Se você deseja uma experiência de mergulho inesquecível, então, venha realizá-la no Hot Park. Aproveite os feriados prolongados e as férias em família para construir memórias únicas com as atrações de nossos parques aquáticos. 

E, para quem busca por outras atrações, o Rio Quente Resort oferece várias outras opções, que atende o estilo de todos os públicos. São spas, quadras de tênis, parques aquáticos, duchas de água quente e muito mais! Para mais informações, consulte nosso FAQ.

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite as atrações aquáticas, com água naturalmente aquecida. Aqui, a diversão dura o ano todo e atende a todas as idades e preferências!    


Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos