Toda a região de Caldas Novas, inclusive a cidade de Rio Quente, é conhecida, sobretudo, pelas fontes e mananciais de águas quentes. Não é para menos, pois é em Caldas Novas que está localizada a maior bacia hidrotermal do mundo. 

Mas, a belíssima cidade abriga também o incrível Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, ou simplesmente PESCAN. Com uma área de 123 km², o parque é repleto de trilhas e paisagens estonteantes, sem contar com duas cachoeiras incríveis.

Já ficou com vontade de conhecer esse pequeno paraíso na região central do Brasil? Continue conosco e descubra tudo sobre o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas e quais são as melhores épocas do ano para visitá-lo.

Quando o PESCAN surgiu?

O Parque da Serra de Caldas foi criado em 1970 com o intuito de preservar os lençóis termais da região, pois está localizado em um dos principais pontos de recarga desses lençóis. 

O Parque está na divisa da cidade de Caldas Novas com Rio Quente, locais conhecidos por seus hotéis e resorts com piscinas de águas quentes. Contudo, ele não recebeu visitantes até 1999, quando foi, finalmente, estruturado para receber turistas. 

A Serra de Caldas Novas é formada por um vulcão extinto, o que contribuiu, por muito tempo, na crença de que as águas termais da região eram aquecidas por esse motivo. 

Hoje sabe-se que não há relação entre as águas quentes e o vulcão extinto, elas são quentes graças ao fenômeno da geotermia, temperatura do interior da terra.

Ao visitar o Parque da Serra de Caldas, você tem contato único com as belezas da natureza do Cerrado brasileiro e as águas termais da região.

O que fazer no Parque Estadual de Caldas Novas?

O PESCAN é um lugar perfeito para quem busca o verdadeiro turismo ecológico. Afinal, você irá experimentar uma imersão total na mata do Cerrado, podendo apreciar até animais típicos da região.

O Parque abriga duas cachoeiras incríveis: Cachoeira Cascatinha e Cachoeira do Paredão. Para conhecer esses monumentos naturais, será necessário fazer uma trilha guiada. 

A trilha para Cachoeira Cascatinha tem cerca de 700 m e leva mais ou menos 30 minutos. Chegando ao destino, você irá encontrar uma queda d’água de 4 m que termina em uma encantadora piscina natural.

Já a trilha para a Cachoeira Paredão é mais íngreme e longa, com um percurso de aproximadamente 2 km. Apesar de parecer um caminho cansativo, a verdade é que você será recompensado com a vista dos mirantes de Caldas Novas e por fim, pelo poço da cachoeira.

Além disso, você encontra uma série de atrações às margens do Rio Corumbá, que, com seus 64 km², corta o Parque da Serra de Caldas Novas.

Outros pontos turísticos em Caldas Novas e Rio Quente

Além do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, as duas cidades possuem uma série de pontos turísticos e opções de lazer, que farão valer muito à pena uma visita ao sul de Goiás.

Se você estiver pensando em passear pela cidade de Caldas Novas em Goiás, não pode deixar de conhecer o casarão dos Gonzaga. A casa data de mais de século, e visitá-la é uma verdadeira viagem no tempo.

Com piscinas e fontes naturais, o Jardim Japonês também deve estar no seu roteiro de viagem por Caldas Novas. Sobretudo se você busca um espaço com paisagem natural extremamente relaxante.

Em Rio Quente, além de conhecer o maravilhoso Hot Park, você pode aproveitar para conhecer o camping Esplanada, às margens do Rio Quente, o maior rio de águas quentes do mundo. A paisagem é, simplesmente, de tirar o fôlego.

Onde ficar para visitar o PESCAN?

Não é segredo que a região das Serras de Caldas Novas é repleta de hotéis e resorts. Um deles é o Rio Quente resorts. Um complexo que conta com seis hotéis, com acomodações e serviços perfeitos para todos os tipos de viajantes.

Sem contar com os inúmeros bares, restaurante e opções de lazer. Entre elas, o Hot Park, o único parque do mundo totalmente abastecido com as águas naturalmente quentes da região.

Ou seja, você terá toda a comodidade necessária para conhecer o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, e ainda poderá desfrutar de toda a estrutura do Rio Quente, um verdadeiro paraíso de águas termais.

Então, não perca tempo e conheça agora mesmo nossos pacotes promocionais e economize muito em sua próxima viagem para conhecer as belezas naturais do centro-oeste brasileiro.

Nossos Telefones

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo (24Hs)

Uberaba

Uberlândia