Imagine só estar em um lugar em que você sente seus músculos, um a um, relaxando, enquanto sua mente desacelera e você fica em um estado de total tranquilidade (tão difícil para quem leva uma vida muito agitada).

Só de pensar nessa experiência já começamos a respirar com mais calma, não é mesmo? Pois é... Você consegue experimentar todas essas sensações maravilhosas em uma sauna. 

Mas, e você, já fez sauna? Ou sabe como fazer sauna com segurança para experimentar todas essas sensações? Venha com a gente e descubra tudo sobre esse banho de vapor revigorante!

sauna

O que é sauna?

Sauna nada mais é do que um banho de vapor extremamente relaxante e terapêutico, que pode, inclusive, ser usado para o tratamento de algumas doenças circulatórias, de pele, entre outras.

A sauna surgiu há cerca de nove mil anos com os povos nômades finlandeses. Por muito tempo a sauna era um local sagrado, separado para que as pessoas pudessem purificar o corpo e o espírito. Além disso, o lugar era usado por curandeiros, para fazer partos e até para sacramentar o casamento.

Porém, foram os povos turcos que evoluíram a técnica: colocando caldeirões com água fervendo em salões de mármore com teto côncavo. Eles acreditavam que os vapores tinham um excelente poder curativo.

Quais são os tipos de sauna?

Podemos separar as saunas em dois tipos: sauna a vapor e sauna seca. A primeira é aquela que preenche nosso imaginário sempre que pensamos em sauna: uma sala com bastante vapor e extremamente úmida.

Na sauna a vapor — também chamada de sauna úmida —, você pode experimentar uma variação de temperatura que vai de 40° C a 50° C e aproveitar os benefícios de diversas essências naturais como hortelã, eucalipto, capim-cidreira, entre outras. Esse tipo de sauna é perfeita para quem deseja limpar as vias respiratórias. 

Já a seca acontece com o aquecimento de pedras ou toras de madeira. Se você não sabe como fazer sauna seca corretamente, não se preocupe, ela é muito parecida com a úmida, mas, não é recomendada para quem tem problemas respiratórios.

Neste tipo de sauna a temperatura do ambiente pode chegar a 80° C, e ela é perfeita para eliminar impurezas e toxinas presentes na pele, além de contribuir para a melhoria da circulação, pois dilata vasos e veias.

Quais são os benefícios de fazer sauna?

A sauna, seja ela seca ou úmida, é uma forma extremamente relaxante de cuidar da limpeza da pele e de todo o nosso organismo. Isso porque, as altas temperaturas fazem com que nosso próprio corpo expulse diversas toxinas. 

Fazer sauna regularmente reduz os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Afinal, as temperaturas estimulam a dilatação dos vasos e veias, além de exercitar o coração, como se você praticasse uma atividade física de intensidade média ou baixa.

Outro benefício de saber como fazer sauna a vapor ou seca e inseri-la em sua rotina é que você terá menos chances de desenvolver doenças neurodegenerativas, como demência e a doença de Alzheimer. 

E, claro, não podemos deixar de falar em como fazer sauna é benéfico para nossos músculos. Além de nos passar a sensação de relaxamento total, ela pode melhorar a flexibilidade dos músculos e tratar dores e desconfortos musculares. 

Quais cuidados tomar para fazer sauna?

Assim como é preciso tomar alguns cuidados para mergulhar em uma piscina, é fundamental que você saiba como fazer sauna corretamente. A primeira coisa a se fazer é beber bastante líquido, pois o calor da sauna fará você suar muito.

Além disso, é importante estar bem descansado e alimentado. Contudo, não entre na sauna se fez alguma refeição pesada antes. E, ao sinal de qualquer tontura ou enjoo, saia da sauna e refresque o corpo.

Use apenas roupas e toalhas limpas dentro da sauna. Evite usar a mesma roupa que estava na piscina, por exemplo, pois pode estar com poeira e outras sujeiras que serão liberadas no ar e em sua pele.

Curta a melhor sauna no Rio Quente!

Não dá para negar que saber como fazer sauna é fundamental para nos dar segurança suficiente para entrar em uma, seja ela seca ou a vapor. Então, que tal aproveitar para experimentar uma sauna super relaxante no resort Rio Quente?

Além de ser um ambiente perfeito para você esquecer de vez as preocupações, nossas instalações são feitas para atender tanto pessoas que já têm o hábito de fazer sauna, quanto, quem deseja experimentar.

O melhor de tudo, é que além da sauna, no Rio Quente, você poderá relaxar em diversas atrações com águas minerais naturalmente quentes. Difícil pensar em destino mais relaxante para sua viagem, não é mesmo?

Então, faça já a sua reserva! Aproveite nossos pacotes promocionais para economizar muito mais!

Nossos Telefones

WhatsApp

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Hot Park - Loja (Shopping Flamboyant)

Hot Park - Loja (Goiânia Shopping)

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo (24Hs)

Uberaba

Uberlândia