Quem não sabe nadar, ou não se vira muito bem na água, sempre fica um pouco preocupado ao planejar uma viagem para um destino cheio de piscinas e outras atrações aquáticas, não é mesmo?

Se a sua viagem for para o Rio Quente, por exemplo, não existem motivos para preocupação, afinal, as piscinas são feitas para divertir pessoas de todas as idades.

Mas, ainda assim, existem pessoas que se sentem mais seguras sabendo como nadar na piscina. Afinal, aprender a nadar é uma ótima forma de expandir os horizontes e experimentar coisas novas, independentemente da idade. 

Assim, se você não sabe nadar, ou se sente inseguro em piscinas fundas, a primeira coisa a fazer é procurar um curso de natação, mesmo que seja apenas para pegar algumas dicas antes da sua viagem.

Mas, se você não tiver tempo disponível em sua rotina para isso, nós separamos algumas dicas sobre como nadar em piscina e se sentir mais à vontade na água durante a sua viagem. Confira!

Pratique respiração dentro da piscina

Um dos primeiros passos para ganhar confiança e segurança dentro d’água é aprender a controlar a respiração com o rosto submerso. Faça isso em pé, em uma piscina onde você consiga tocar o fundo e onde a água não cubra os ombros.

Antes de mergulhar, conte quanto tempo aguenta prender a respiração sem ficar ofegante, então, mergulhe a cabeça e sustente a respiração sem expirar. Experimente abrir os olhos e movimentar a cabeça. 

Depois de fazer isso algumas vezes, afunde a cabeça e expire pelo nariz ou boca.

Aproveite para treinar a respiração ritmada, ora afundando o rosto, ora emergindo. Mesmo sem saber como nadar em piscina funda, isso vai deixar você mais seguro para pular e se divertir.

Tente boiar

Ficar tranquilo e relaxado enquanto a água sustenta você é uma das melhores sensações, e isso significa boiar. Para boiar de bruços, respire fundo, estique os braços para frente do corpo, afunde a cabeça e dê um impulso com os pés.

Aproveite esse momento para se movimentar pela piscina, tente dar algumas braçadas, apoie as mãos nos ombros de outra pessoa para que ela guie você pela piscina. Não é só porque você não sabe como nadar na piscina que não é possível se divertir.

Se você ainda estiver inseguro, o que podemos sugerir é que se segure com as mãos na borda da piscina. Mas deixe o restante do corpo leve, para ser erguido pela pressão da água. 

Tenha calma e naturalidade

É bastante comum bater uma certa ansiedade quando estamos tentando descobrir como nadar na piscina durante nossa viagem. Mas, não há motivos para isso. Acostume-se à piscina em que você está praticando e aproveite esses momentos para se divertir.

Conforme você for praticando, vai perceber posições e movimentos que lhe deixam mais seguro, levam mais longe ou ajudam a boiar. Por isso, não há necessidade de colocar pressão em si mesmo por não saber como nadar corretamente.

Como aprender a mergulhar

Até mesmo quem já está acostumado a nadar na superfície, às vezes, tem dificuldade em descobrir como nadar debaixo d’água. Se esse é seu caso, uma dica preciosa é medir quanto tempo você gasta prendendo e soltando o ar dentro da piscina.

Isso vai ajudar a descobrir quanto tempo você pode ficar debaixo d’água sem emergir desesperado em busca de ar.

Para conseguir ficar com o corpo submerso, você pode pular na piscina, agachar até o fundo, desde que ela dê pé, ou impulsionar o corpo para baixo com o apoio das paredes da piscina. 

Se você quer saber como nadar no fundo da piscina basta deixar o corpo em posição fetal, ou seja, fique com os joelhos na altura do peito e abrace-os. Essa posição fará com que você consiga mergulhar mais fundo e por mais tempo.

Venha para o Rio Quente!

Agora que você já sabe algumas dicas sobre como nadar na piscina quando não se tem muita prática ou quando deseja nadar no fundo, é hora de colocar em prática!

Não existe destino melhor do que o paraíso das águas quentes para você aprender a nadar com total segurança enquanto se diverte. Afinal, nossas piscinas tem a profundidade perfeita para que todos se divirtam, e muito!

No Rio Quente, você terá acesso a diversas piscinas e outras atrações, todas monitoradas por uma equipe incrível de salva-vidas.

Além disso, se você estiver super preparado para as atrações, sem nem se preocupar sobre como aprender a nadar em piscina funda, poderá contar com uma aula incrível de surf na Praia do Cerrado do Hot Park.

Conheça agora nossos pacotes promocionais, faça sua reserva e venha se divertir no melhor resort do Brasil!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos