Outubro é um período para lá de especial. Afinal, é o mês das crianças, e claro, do Dia das Bruxas! Apesar de não ser feriado nacional, muitas pessoas têm incorporado a data à sua agenda para participar de festividades com a temática. 

O Halloween, como é conhecido mundialmente, é um feriado típico dos Estados Unidos, em que crianças e adolescentes vestem fantasias divertidas ou assustadoras e batem nas portas dos vizinhos, dizendo: “Doces ou travessuras?”. Para elas, é o maior barato curtir as fantasias e saborear as guloseimas!
 
Por aqui, são mais comuns festas, desfiles e outras formas de celebração. Porém, você sabia que as comemorações do Halloween nem sempre foram assim? Continue conosco e descubra o que é o Dia das Bruxas e onde curtir as festividades!

A origem do Halloween

Não é possível determinar exatamente como e onde o Dia de Halloween começou porque suas origens datam de séculos atrás. Contudo, uma das teorias mais aceitas é a de que ele descende de um festival celta chamado "Samhain", que significa “final do verão”.

Essa festa começava no dia 31 de outubro e era uma homenagem ao rei dos mortos e também uma comemoração pelo sucesso da colheita daquele ano. Ainda assim, dependendo da região europeia, o significado e o próprio nome da festividade ocorrida nessa data podiam variar muito.

Porém, em meados do século VIII, o Papa Gregório III transformou o dia 1º de novembro no Dia de Todos os Santos, que até então era comemorado em 13 de maio. Essa mudança ocorreu porque o interesse era cristianizar as diversas festas da colheita ao redor da Europa.

O dia 31 de outubro, que antecede o Dia de Todos os Santos, foi chamado de Halloween, uma junção do termo “All Hallows' Eve”, em que as palavras “hallow” e “eve” significam “santo” e “véspera”, respectivamente.

Como surgiu o Dia das Bruxas que conhecemos hoje?

O Dia das Bruxas começou a tomar o formato que conhecemos hoje entre os séculos XVI e XIX. As fogueiras, muito importantes na queima do joio no "Samhain", começaram a simbolizar as almas cristãs no pós-vida. Além disso, era comum ler o futuro durante o Halloween. 

Outro costume que foi se modificando com o passar dos anos era o de enviar crianças de casa em casa, cantando ou fazendo orações pelas almas dos mortos. Em troca, os donos da casa distribuíam bolos — uma tradição que antecede os famosos doces de Halloween!

dia das bruxas crianças festa

E o Dia das Bruxas nas Américas?

O Dia das Bruxas tem suas origens nos povos europeus. Contudo, em meados dos anos 1800, houve grande migração para os Estados Unidos, principalmente de famílias fugindo da fome devastadora na Irlanda.

As primeiras referências ao Dia das Bruxas nos EUA aparecem nesse período. Assim, a festa de Halloween americana une as tradições europeias à própria colheita do país.

O milho, um dos carros-chefes da agricultura norte-americana, acabou se tornando um dos símbolos do dia 31 de outubro. Foi no país também que se criou o hábito de esculpir abóboras.

A tradição de pedir doces ou travessuras nas casas dos vizinhos também surgiu nos EUA e se tornou uma característica da data a partir de 1920. A brincadeira só se popularizou após a Segunda Grande Guerra, quando o racionamento de alimentos chegou ao fim.

Halloween à brasileira: o Dia do Saci

O Dia das Bruxas, que é um feriado nos EUA, se popularizou e se espalhou por vários países americanos. Porém, o Dia das Bruxas no Brasil não possui as mesmas tradições do Hemisfério Norte. Aqui, é mais comum aproveitar a data para participar de festas à fantasia e eventos temáticos.

Além disso, em 2003, o dia 31 de outubro foi denominado "Dia do Saci'', com base no Projeto de Lei nº 2.762. Essa ação tinha como objetivo afirmar o folclore brasileiro, homenageando um dos personagens mais conhecidos da nossa cultura.

Dia das Bruxas divertido é no Rio Quente Resorts!

Seja para comemorar o Dia das Bruxas ou o Dia do Saci, você há de concordar que não há nada melhor do que fazer uma superviagem, não é mesmo? Ainda mais se o destino escolhido preparou uma programação especial para o período.

É justamente isso que você irá encontrar no Rio Quente Resorts durante todo o mês de outubro! O resort apresentará o festival "Sustos e Risos", todo decorado para o Dia das Bruxas e com atrações como caça ao tesouro, concurso de fantasias, pocket shows, brincadeiras para a criançada e muito mais!

Sem contar que você poderá aproveitar para viajar no feriado de 12 de outubro e, além da superprogramação de Halloween, encontrará atividades perfeitas para comemorar o Dia das Crianças. Então, se você está programando uma viagem para criança, o Rio Quente Resorts é a melhor opção!

Venha curtir a viagem perfeita no Rio Quente!

Não perca essa oportunidade e venha curtir o festival "Sustos e Risos" no Rio Quente. Além de todo o conforto e de toda a diversão, hospedando-se no resort você garante acesso ilimitado ao Hot Park  — um dos maiores parques aquáticos da América Latina — e ao Parque das Fontes — um paraíso de águas termais quentinhas!

Então, escolha um de nossos pacotes promocionais e aproveite dias de alegria e relaxamento no Rio Quente Resorts! Você vai viver a viagem dos sonhos com quem mais ama, em meio às belezas naturais do Cerrado goiano e usufruindo de uma estrutura completa!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos