Relaxar em meios às águas quentinhas das piscinas e lagos do Rio Quente é uma delícia. Ainda mais quando pensamos em todas as facilidades que encontramos dentro do resort, como os hotéis, restaurantes, parque aquático, spa…

Mas, apesar de tudo isso ser um grande atrativo, não é a única atividade do resort. Temos trabalhado bastante, com inúmeras ações, campanhas e projetos, para cuidar do nosso Cerrado e, por isso, estamos nos tornando uma das grandes referências do ecoturismo no Brasil.

Acompanhe o texto para saber quais projetos e ações fazem com que o Rio Quente resorts seja muito mais do que um paraíso de águas quentes. Ações que fazem do resort um agente importante na preservação das nossas riquezas naturais.

O que é ecoturismo?

O ecoturismo, também chamado de turismo ecológico, faz uso sustentável dos bens naturais, como florestas, lagos, montanhas e praias, por exemplo, para atividades de lazer.

Mas, essa modalidade também incentiva a preservação desses espaços e a conscientização, tanto de turistas quanto da população local.

Por ter uma natureza extensa e muito rica, o ecoturismo no Brasil é bastante forte. Ainda assim, são poucos os lugares que, como o Rio Quente, do município de mesmo nome em Goiás, oferecem uma série de opções de lazer com os recursos naturais.

ecoturismo 1

Ações do Rio Quente pela preservação do Cerrado

Desde os anos 90, uma das grandes preocupações dos gestores do Rio Quente era implantar um sistema ainda mais sustentável. Por isso, para diminuir a emissão de CO2 e outros gases na atmosfera, o resort modificou parte de sua estrutura.

Assim, substituiu aparelhos de ar-condicionado antigos por ecológicos, lâmpadas mistas e fluorescentes por LED, veículos à base de diesel por veículos elétricos, até o modelo de energia elétrica foi renovado. 

Além disso, a Estação de Tratamento de Esgoto faz captação do gás CO2 e os resíduos orgânicos vão para a usina de compostagem própria do resort.

As águas do Rio Quente

As águas responsáveis por abastecer todo o complexo Rio Quente vem das fontes termais da Serra de Caldas Novas. Para não causar alterações no pH dessa água, o resort utiliza o geocloro, que purifica a água sem deixar resíduos químicos.

Toda a água utilizada na lavanderia, banheiros, cozinhas e outros serviços, vai para a Estação de Tratamento de Esgoto, onde passa por um processo de purificação para poder ser reutilizada. 

Impactos na comunidade e região

O ecoturismo do Rio Quente vai além de seus portões. A prova disso é a parceria com a comunidade rural e o início do processo de recuperação de três nascentes degradadas em fazendas da região. A área total tem 31 km².

Fazemos doações de mudas típicas do Cerrado, mas não para por aí! Realizamos o mapeamento, identificação e até consultoria técnica para a plantação das mudas e a manutenção das espécies. 

Além disso, o Rio Quente recuperou cerca de 9,63 hectares de áreas de preservação permanente e implantou campanhas de monitoramento ambiental para cuidar da fauna da região junto ao Parque Estadual de Caldas Novas e a prefeitura de Rio Quente.

Birdland: parceria do Rio Quente com o IBAMA

O gigantesco viveiro de pássaros, no Hot Park, além de uma atração super divertida, é o lugar onde diversas aves de espécies diferentes são levadas para se recuperarem, tanto de maus tratos quanto do tráfico, e poder voltar para a natureza.

O Rio Quente firmou uma parceria com o IBAMA e criou a estrutura perfeita para reproduzir o habitat natural das aves que chegariam. Atualmente, ele abriga cerca de 200 aves, além de outros animais como macacos, lagartos, tartarugas e veados.

Premiações do Rio Quente

Por três anos consecutivos – 2014, 2015, 2016 –, o resort do Rio Quente ganhou destaque como a única empresa de turismo e hotelaria com ações sustentáveis pelo Guia Exame de Sustentabilidade. 

Dentre outras premiações, em 2017, o resort conquistou o Prêmio Alexandrino Garcia na categoria Social e Ambiental, que tem o objetivo de inspirar pessoas e disseminar conhecimento sobre práticas sociais e ambientais. 

Em 2001, o Rio Quente recebeu a certificação da ISO 14.001. Essa norma traz os critérios para que a empresa implante uma verdadeira gestão ambiental. Com foco nos impactos que suas ações terão no meio ambiente hoje e no futuro.

Principais atrações de ecoturismo no Rio Quente

Agora que você já sabe tudo o que o resort tem feito pelo nosso Cerrado, venha se divertir nas atrações mais legais de todo o Brasil. Para ter uma experiência de imersão total no ecoturismo, você pode participar das atrações do Eko Aventura Park. 

São atividades super radicais, nas quais você vai descer correntezas em caiaques ou botes infláveis, se aventurar em tirolesas e muito mais. Tudo isso em meio a natureza preservada do Cerrado brasileiro.

Além disso, se estiver viajando com a criançada, elas podem se divertir com as brincadeiras e gincanas da Turminha do Cerrado, e ainda aprender muito sobre a fauna e flora local.

Visite o Rio Quente!

Quer conhecer de perto tudo o que Rio Quente tem feito pelo Cerrado e ainda se divertir de montão? Faça já suas malas e venha para cá!

Aproveite os preços incríveis dos nossos pacotes promocionais e economize muito fazendo sua reserva agora mesmo!

Nós mudamos algumas coisas no nosso site recentemente. Veja algumas delas:

Nossos Telefones

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo (24Hs)

Uberaba

Uberlândia