O Brasil é um país muito rico culturalmente, o que torna as danças brasileiras um sucesso entre os habitantes do país e com fãs no mundo todo. Entre as mais populares, há ritmos regionais que remetem a celebrações tradicionais e outras que tocam em rádios pelo mundo todo. 

O Festival Ginga promovido pelo Rio Quente celebra todos esses gêneros unindo uma experiência incrível no resort com a oportunidade de aprender novos ritmos durante a sua viagem. Que tal experimentar e se tornar um pé de valsa? 

Abaixo, conheça alguns tipos de danças brasileiras que estarão presentes nas nossas aulas de dança, oficinas e shows. Lembrando que a programação pode sofrer alterações sem aviso prévio.
 

1.Forró

Uma das danças populares brasileiras preferidas para casais é o forró. Ele é um ritmo originário do nordeste do Brasil e domina as festas juninas. O ritmo é influenciado por outras músicas tipicamente brasileiras, como o xote, o baião e o xaxado. 

Em uma canção de forró, não pode faltar o trio instrumental composto pelo acordeão ou sanfona, zabumba e triângulo. Para dançar, é preciso soltar o corpo e arrastar o pé. Os movimentos são circulares e envolvem giros, saltos e aberturas laterais. Outro passo consiste em caminhar para frente e para trás ao realizar os movimentos.

2.Dança afro

A dança afro-brasileira é inspirada nos movimentos realizados em celebrações características da cultura africana, como casamentos, nascimento e colheita. O ritmo é ditado por instrumentos de percussão e pelo batuque de tambores.

Alguns movimentos típicos das danças afro-brasileiras são a roda e o uso de fileiras para organizar os bailarinos. Entre os exemplos de gêneros estão a congada, de cunho religioso; o maracatu, ritmo tradicional no nordeste brasileiro e a capoeira, uma mistura de dança com prática esportiva. 

3.Samba 

Assim como os exemplos acima, o samba possui influência em ritmos africanos. Desta forma, é possível classificá-lo em subgêneros. Existe a vertente composta pelas passistas de escola de samba; o ritmo promovido em gafieiras e dançado a dois; o samba de roda, que mescla a cultura africana com a portuguesa e o samba-canção, que ganhou as rádios brasileiras nos anos 1950. 

O que une todos os subgêneros é a presença de instrumentos de percussão. No entanto, o samba tradicional utiliza-se mais de  tambores, triângulo e pratos, enquanto o samba atual adicionou instrumentos como  pandeiro, surdo, tamborim, cuíca e ganzá, além de instrumentos de corda. 


danças brasileiras

4.Hip Hop

O Hip Hop surgiu como uma dança de rua promovida por grupo minoritários no Estados Unidos na década de 1980. Entre eles estavam jamaicanos, latinos e afro-americanos. 

No Brasil, o gênero ganhou os primeiros adeptos na cidade de São Paulo, em suas variadas expressões como o rap, o beat box, o breakdance e o graffiti. O principal destaque dos movimentos de dança deste ritmo é a improvisação. Giros com as mãos no chão, alternância dos pés e movimentos acrobáticos compõem essa dança enérgica. 

5.Axé

Um exemplo entre as danças regionais brasileiras que conquistou o país todo foi o axé. O ritmo envolvente da Bahia é presente em carnavais de todo Brasil e possui influência do frevo, reggae, merengue, forró, ritmos do candomblé, pop-rock, entre outros gêneros. 

O termo “axé” é originário do candomblé e quer dizer “energia positiva”. O ritmo dançante inspira passos cheios de gingado, com coreografias ensaiadas e sensuais. Uma aula de axé é uma ótima atividade aeróbica.

Todos os ritmos estão no Rio Quente!

Para quem, como nós, é apaixonado por música, venha curtir o Festival Ginga, que reúne apresentações de dança e oficinas para quem quer aprender coreografia de  danças brasileiras e muito mais. 

O parque aquático e resort Rio Quente fica localizado em Goiás e é um paraíso de águas quentinhas. O local é ideal para receber pessoas de todas as idades, pois conta com uma programação de atividades, shows e espetáculos que agradam a todos! Tudo isso em um cenário paradisíaco em meio à natureza do Cerrado. 

Contamos com apresentações musicais de diversos ritmos para animar suas noites conosco. Por aqui, samba, pagode, rock, pop, MPB e danças tradicionais brasileiras ganham os palcos e as pistas. 

Esperamos você para viver momentos inesquecíveis! Conheça nossos pacotes promocionais e faça a sua viagem em um local que está apto para recebê-lo em segurança. 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos