As regras de bagagem definem uma série de critérios que devem ser seguidos para fazer viagens nacionais ou internacionais. Essas medidas são geralmente definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ou pelas próprias companhias aéreas.

Para que você fique por dentro de todos os requisitos de bagagem necessários para viajar, selecionamos as principais regras para você fazer as malas e aproveitar ao máximo seu destino. Confira!

Regras de bagagem de mão

A bagagem de mão é aquela mala que pode ir junto com você no avião. Para que ela se encaixe completamente no compartimento de bagagem da aeronave, é necessário que atenda algumas medidas e tamanhos específicos.

É muito importante seguir as regras de bagagem de mão estabelecidas para realizar o embarque, pois caso a sua mala seja maior que o tamanho recomendado, você poderá ter que desenvolver alguns valores adicionais para despachá-la e seguir viagem. 

Medidas da bagagem de mão

Para voos nacionais, a bagagem deve pesar, no máximo, 10 kg, e as medidas na mala de mão devem ser as seguintes: 55 cm de comprimento, 35 cm de largura e  25 cm de profundidade.

Já a medida da mala para viagem internacional deve ser de até 50 cm de comprimento, 40 cm de largura e 20 cm de profundidade. O peso pode variar entre 8 kg e 10 kg, dependendo da companhia aérea. 

O que pode ser levado na bagagem de mão?

Também existem algumas regras de bagagem sobre o que pode ser levado na mala de mão. Por ser um item pessoal que viaja diretamente com o passageiro, ela é ideal para transportar itens de valor, como documentos, joias, etc. 

Além desses objetos, também é possível levar itens eletrônicos, documentos, produtos de higiene pessoal, entre outros. No caso dos aerossóis em voos nacionais, por exemplo, é permitido embarcar com até quatro frascos de 300 ml.

As regras são mais rígidas no caso de embarcar com líquidos na bagagem de mão em voos internacionais, já que é possível levar até 1L de produtos, que devem ser distribuídos em frascos de 100 ml. 

O que não levar

Entre os objetos proibidos estão armas de fogo, objetos cortantes, ferramentas de construção civil e substâncias inflamáveis, como isqueiros e repelentes em aerosol. 

regras de bagagem

Regras de bagagem despachada

A bagagem despachada é aquela que excede o peso e o tamanho da mala de mão, devendo, assim, ser levada no bagageiro do avião. 

Lembrando que algumas companhias oferecem um desconto ou gratuidade desse  serviço por meio de sistema de ponto ou milhas de viagem. Por isso, verifique se a empresa que irá realizar a viagem oferece esse tipo de benefício. 

Peso e medida da mala despachada

As bagagens despachadas não costumam ter um tamanho específico, porém, elas geralmente excedem as medidas da bagagem de mão, podendo ter, no máximo, 23 kg. Caso você ultrapasse essa medida, o ideal é dividir o peso e, se possível, despachar esses itens em outra mala. 

Elas são cobradas à parte na maioria das companhias que oferecem voos domésticos. Porém, existem alguns pacotes mais exclusivos que já incluem no valor da passagem a despesa com as bagagens. Já em voos internacionais, geralmente as companhias incluem pelo menos o despacho de uma mala no valor da passagem. 

O que levar na mala despachada?

Por oferecer mais espaço, é possível levar itens cosméticos ou de higiene em maiores quantidades do que é permitido na mala de mão. Além disso, outros itens, como lâmina de barbear e alicate de cutículas, podem ir em uma mala despachada sem problemas.

O que não levar na mala despachada?

Não é permitido levar na  mala despachada itens inflamáveis, radioativos, venenos,  entre outros. Você até pode levar itens como eletrônicos ou joias, mas, por serem itens de valor, é mais seguro embarcar com eles na mala de mão. 

Venha para o Rio Quente

Agora que você já sabe quais são as regras de bagagem, aproveite para fazer as malas para conhecer o Rio Quente Resorts! Localizado a 26 km do aeroporto de Caldas Novas, o complexo de hotéis do Rio Quente oferece acomodações aconchegantes para todos os tipos de viajantes.

O local abriga as águas naturalmente quentes vindas do Cerrado, que podem ser desfrutadas em piscinas, saunas, duchas e ofurôs 24 horas por dia. O Rio Quente ainda oferece acesso ilimitado ao Hot Park, um dos melhores parques aquáticos na América do Sul, que conta com mais de 22 atrações para todos os estilos e gostos. 

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite para viver momentos inesquecíveis de descanso e relaxamento nesse paraíso de belezas naturais e águas quentinhas. Venha para o Rio Quente Resorts!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos