Lagos e piscinas de ondas artificiais estão se popularizando cada vez mais ao redor do mundo. Agora, é possível aproveitar um clima litorâneo e, até mesmo, praticar surf em locais antes inimagináveis.

As piscinas com ondas artificiais, inclusive, deram início a uma nova era na prática de surf. Diversos projetos dessas piscinas estão em andamento, contribuindo para a realização de mais campeonatos do esporte nesse ambiente diferenciado. 

Muitos parques aquáticos contam com essa atração, chamando a atenção do grande público, e especialmente daqueles que não moram tão próximos de praias, ou então preferem aproveitar o clima litorâneo em um local mais confortável.

Como as piscinas de ondas artificiais surgiram?

A primeira piscina de ondas foi construída em 1927, em Budapeste (Hungria), e fez grande sucesso, especialmente entre turistas. Dez anos depois, uma piscina semelhante foi criada em Londres.

Mas registros apontam que a primeira vez que o homem “fabricou” ondas foi no século 19, quando Ludwig II, rei da Bavária, eletrificou um lago que havia ao redor de seu castelo, criando, assim, as ondas artificiais. 

Entre os anos 1990 e 2000, vários parques temáticos adotaram a ideia de piscina de ondas, onde algumas delas eram ideais para a prática de surf, como a Typhoon Lagoon, na Disney americana. 

No mesmo período, foi dado início a novos conceitos de piscinas de ondas, dessa vez, voltadas para a prática de surf. Entre eles, destacam-se os conceitos de Kelly Slater e Greg Webber, duas grandes referências no esporte.

Como funciona a piscina de ondas

Na praia, as ondas são formadas por conta do vento. Um acúmulo formado pelas moléculas de ar junto às moléculas de água causa uma perturbação em determinadas áreas e, assim, as ondas naturais se formam.

Mas e na piscina de ondas, como funciona?

Para saber como funciona a piscina de ondas, é necessário saber como funciona a máquina que “fabrica” as ondas. Ao contrário do que se pode concluir, com base na criação de ondas por Ludwig II, as ondas em uma piscina não são feitas com eletricidade. Tudo funciona com uma espécie de barreira mecânica.

A água da piscina é empurrada até determinado ponto por essa máquina. Com isso, a energia do movimento realizada por esse mecanismo se dissipa na água e forma, assim, as ondas. É muito semelhante ao que acontece quando movemos as mãos em uma bacia com água.


piscina de ondas

Onde encontrar essas piscinas

Em muitos países do mundo há, ao menos, uma piscina de ondas, seja em um parque aquático ou em um local estratégico, para receber eventos como competições de surf. Veja abaixo alguns países e suas piscinas.

Austrália

A grande sensação no momento é a URBNSRF, na Austrália. Ela é a primeira piscina de ondas artificiais do mundo, com o tamanho ideal para a prática de surf. São mil tubos perfeitos a cada hora, cada um de seis pés. 

O local foi projetado com o intuito de receber campeonatos de surf em piscinas com ondas artificiais — categoria que tem ganhado muito espaço dentro do esporte, quebrando diversos preconceitos. 

Estados Unidos

Os Estados Unidos possuem uma considerável quantidade de piscinas de ondas artificiais, entre elas, a Surf Ranch, do surfista Kelly Slater, construída em 2017. Mas mesmo pertencendo a uma estrela do esporte, essa ainda não é uma das principais referências. 

A Big Surf, que fica no Arizona, foi construída em 1969 e é considerada uma das primeiras piscinas de ondas artificiais do país. Ela serviu, ainda, de cenário — e também de inspiração — para o filme North Shore (Desafio no Havaí, em português). 

Brasil 

Uma das piscinas de ondas artificiais no Brasil está localizada na maior praia artificial de águas naturalmente quentes do país: em Goiânia. Ela está localizada dentro do Hot Park e é chamada de Praia do Cerrado. 

Nela são ministradas aulas para grupos de oito pessoas e para crianças a partir dos sete anos. Ela é ideal para quem deseja aprender o esporte, uma vez que suas ondas não passam de 1,20 metro de altura. 

Piscina de ondas é no Hot Park

Agora que você sabe onde encontrar uma piscina de ondas no Brasil, que tal conhecê-la? Confira nossos pacotes promocionais e venha conhecer nossa praia artificial! Para mais informações sobre o serviço, consulte nosso FAQ.   


Quer falar com a gente?

É só nos chamar no telefone a qualquer hora!

Central - São Paulo

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia