Bastante popular nos últimos tempos, o pilates se tornou uma estratégia para quem busca mais qualidade de vida. Englobando uma série de exercícios capazes de aprimorar diferentes habilidades, a prática contribui muito para a saúde e o bem-estar.

Nesse caminho, para que você entenda um pouco mais e saiba como incluir a atividade na sua rotina, preparamos este guia prático recheado de dicas e informações. Confira e aproveite!

O que é pilates?

Antes de tudo, é preciso compreender o que é pilates. Idealizado no início do século XX pelo alemão Joseph Pilates, o método consiste em um conjunto de exercícios voltados para fortalecimento, alongamento e equilíbrio do corpo. 

Os princípios básicos da técnica são a concentração, a centralização, a respiração, a precisão, o controle e a fluidez. Dessa forma, ela promove o desenvolvimento de maior consciência corporal e mental para os praticantes. 

Além disso, a prática trabalha diferentes partes da anatomia e atinge até mesmo musculaturas mais profundas, como o core — centro de gravidade do corpo, constituído pelos músculos que sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura.

Quem pode praticar?

Mas, afinal, quem pode praticar pilates? Por ser considerado um método democrático e completo, o pilates atende a diferentes públicos, sem contraindicações.

Entretanto, o ideal é executá-lo com o acompanhamento de um profissional capacitado. Desse modo, é mais fácil aprender os exercícios e evitar erros que podem ocasionar lesões.

Como praticar?

Você pode praticar o método tanto em casa quanto em centros especializados. Isso, porque é possível executar os exercícios utilizando o próprio peso corporal por meio de movimentos no solo (prática conhecida como mat pilates) ou usando aparelhos de pilates básicos desenvolvidos por Joseph, como o bastão e o magic circle.

Nas academias, o pilates é desenvolvido de forma clássica, com equipamentos específicos constituídos de molas e tiras de couro, também confeccionados pelo criador. Entretanto, atualmente existem variações mais intensas e que utilizam diferentes acessórios.

mulheres fazendo movimentos de pilates sentada em esteira ao ar livre

Modalidades do pilates

Se você se interessa por aulas de pilates, nada melhor do que conhecer todas as modalidades da técnica. Assim, é possível escolher a opção que mais se adequa às suas necessidades. Veja a seguir!

Contemporâneo

Essa modalidade consiste em uma versão moderna do clássico pilates. Nela, os professores podem utilizar diversos acessórios que não estão presentes no método original, como os elásticos e a fitball.

Power pilates

Considerada uma proposta mais intensa se comparada às demais, essa técnica combina movimentos tradicionais do pilates a exercícios aeróbicos. Isso proporciona maior esforço cardiovascular, alongamento e, consequentemente, gasto calórico mais elevado.

Five konzept

Desenvolvida na Alemanha, a five konzept propõe exercícios que ensinam gestos contrários à nossa postura habitual, garantindo mais flexibilidade e aliviando tensões. Também utiliza equipamentos tradicionais do pilates.

Na água

Bastante similar à hidroginástica, o pilates na água é uma modalidade com movimentos leves e baixo risco de lesões. É praticado em uma piscina que dá pé e utiliza acessórios como molas e espaguetes de borracha para flutuar.

Aeropilates

O aeropilates nada mais é do que a execução dos exercícios de pilates em tecidos suspensos. Justamente por ser uma técnica mais desafiadora, exige muita força e orientação profissional.

Principais benefícios do pilates!

Mesmo depois de saber um pouco mais do que se trata e conhecer as principais modalidades, talvez você ainda esteja se perguntando para que serve pilates. Bem, além de ajudar no condicionamento físico, a técnica proporciona diversos benefícios para o corpo humano.

Ao investir na atividade, o praticante trabalha diferentes tipos de músculos, inclusive o core, o que garante uma maior resistência física e melhora a postura. Além disso, como os movimentos envolvem alongamento e exigem um controle maior da respiração, ela estimula a flexibilidade e favorece o sistema respiratório.

Outros benefícios do pilates são a redução do estresse e a melhora do humor, já que durante a prática o organismo libera hormônios da felicidade, entre eles a serotonina e a dopamina. Tudo isso sem contar que a técnica também ajuda no controle de peso, pois inclui exercícios intensos que auxiliam na queima de calorias.

Festival Bem-Estar: relaxe em um paraíso!

Gostou do conteúdo e já sabe tudo sobre pilates? Então que tal aproveitar os dias de folga para vir praticar a sua modalidade favorita em um paraíso de águas termais? Aqui no Rio Quente, você pode fazer isso durante o Festival Bem-Estar.

Entre fevereiro e março, o complexo conta com uma programação focada inteiramente no seu conforto. Nesse período, você e toda a sua família podem praticar diferentes atividades, como yoga, meditação e alongamento, enquanto apreciam os mais lindos cenários do Cerrado brasileiro.

Assim, além de desfrutar das melhores acomodações da região e curtir todas as atrações do resort, é possível relaxar e aproveitar de um jeitinho ainda mais especial. Por isso, não deixe de conferir nossos pacotes promocionais e faça a sua reserva.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos