As pessoas que fazem viagens aéreas com frequência sabem que é comum encarar uma turbulência durante o trajeto. O frio na barriga toma conta de boa parte dos passageiros, mas a situação costuma ser rápida e o medo logo desaparece.

Algumas pessoas têm medo da turbulência no avião, mas a situação não oferece perigo aos passageiros. Hoje em dia, as aeronaves são desenvolvidas para encarar fenômenos mais potentes, como tempestades e raios. Portanto, alguns balanços durante o trajeto não causam danos ou riscos.

Reunimos as principais informações sobre turbulência para você ficar mais tranquilo durante a viagem de avião. Afinal, quando entendemos a causa de um fenômeno, é mais fácil manter a calma. Confira abaixo!

O que é turbulência?

A turbulência é uma movimentação do ar. A diferença de temperatura e de pressão das moléculas de ar geram correntes de ar que podem ser ascendentes ou descendentes. Essas correntes causam turbulência em avião.

A explicação sobre o que causa turbulência no avião é bastante simples, como você percebeu. Além de entender a razão desse fenômeno, é importante saber que os pilotos recebem orientação para ficarem longe de áreas de instabilidade que são identificadas pelo radar do avião.

Quando o avião decola, a tripulação recebe um plano de voo com todos os detalhes sobre as condições meteorológicas do trecho que será percorrido. Desse modo, todos ficam mais preparados para lidar com diferentes situações. Então, saiba que você está em boas mãos ao fazer uma viagem aérea.

turbulência

Quais os tipos de turbulência?

Quase todo mundo tem uma história para contar sobre um avião com turbulência. Enquanto algumas narrativas são básicas e sem emoção, outras são dignas de filme. Essa diferença acontece porque existem três tipos de correntes de ar. Veja as características de cada uma delas.

  • Leve: as bebidas podem balançar, mas não caem dos copos. Além disso, os passageiros podem sentir uma leve pressão na região do cinto;
  • Moderada: as bebidas balançam e os líquidos derramam. Além disso, os passageiros sentem que são segurados pelo cinto, porque o acessório faz mais pressão sobre o corpo;
  • Severa: os objetos são sacudidos e podem cair se não estiverem presos. Além disso, os passageiros sentem que estão fortemente presos pelo cinto de segurança.

Por mais severa que seja a situação, uma turbulência não costuma ultrapassar 15 minutos. Então, é importante lembrar porque tem turbulência no avião para conseguir manter a calma durante esse período.

Como manter a calma durante a turbulência?

As correntes de ar fazem parte do voo. Por isso, é importante seguir alguns cuidados básicos, como manter o cinto de segurança sempre afivelado. Os passageiros que estão no banheiro ou no corredor devem sentar-se imediatamente ao perceber que a aeronave está passando por uma área instável.

Regular o ritmo da respiração é uma maneira de manter a calma. Tente focar apenas na inspiração e na expiração, sem pensar em fatores externos. Desse modo, é possível ficar concentrado e acalmar a mente.

Filmes, livros e músicas também são excelentes distrações para esse tipo de situação. Então, não hesite em colocar sua música preferida para tocar e aproveite a melodia nos fones de ouvido. Lembre-se: a turbulência é passageira e não oferece riscos ao voo.

A escolha do assento é fundamental para quem tem medo das turbulências. Portanto, dê preferência às opções próximas às asas do avião, onde fica o centro de gravidade da aeronave. Evite poltronas na parte traseira porque a região balança mais.

Aproveite suas férias no Rio Quente Resorts!

Agora que você sabe as principais informações sobre turbulências, pode agendar o próximo voo com mais tranquilidade. O Rio Quente Resorts está localizado a 28 km de Caldas Novas e é um excelente destino para viagens em família ou com amigos.

Temos atrações para todas as idades! O Hot Park é um parque aquático com diversos brinquedos radicais, enquanto o Parque das Fontes tem muitas piscinas, ofurôs e duchas. Tudo isso com águas termais de 37ºC para você relaxar sem abrir mão da diversão.

Confira nossos pacotes promocionais e venha aproveitar um resort em meio à natureza com estrutura completa! 


Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos