* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Você sabe com quantos anos pode viajar sozinho? Os pais precisam cumprir algumas exigências para que menores de idade possam embarcar desacompanhados. Essa regularização tem como objetivo garantir a segurança das crianças e dos adolescentes.

A princípio, esse processo pode parecer burocrático e gerar algumas dúvidas, mas as regras são simples e claras. Explicamos com quantos anos pode viajar sozinho e quais são os documentos necessários. Além disso, reunimos as principais dicas para os pais e os jovens que vão passar por essa experiência. Confira abaixo!

Idade mínima para viajar sem acompanhantes

A lei federal de Política Nacional de Pessoa Desaparecida é responsável por definir a idade mínima para um jovem viajar sozinho. Ela foi alterada e, desde o dia 16 de março de 2019, menores de 16 anos só podem viajar sem acompanhantes com a autorização dos pais.

Regras para menores de 16 anos

A lei alterou a idade mínima para embarque sem autorização. Antes, era possível viajar sem a autorização dos pais a partir dos 12 anos. Agora, é necessário completar 16 anos. Os menores de 16 anos ainda podem viajar sozinhos, mas os pais precisam preencher um formulário de autorização. 

O formulário para viagens nacionais está disponível no site do Tribunal de Justiça (TJ), enquanto a ficha para viagens internacionais está no site da Polícia Federal. Depois de preencher o documento e reconhecer as assinaturas em cartório, os pais precisam entregá-lo na Vara de Infância e da Juventude no Fórum.

Além disso, é importante ressaltar que crianças com idade inferior aos cinco anos não podem viajar sozinhas. Algumas companhias aéreas estendem a medida até os oito anos. Portanto, verifique quais são as regras da empresa e providencie um acompanhante se for necessário.

Regras para maiores de 16 anos

Você já sabe com quantos anos pode viajar sozinho de avião e de ônibus: jovens com 16 anos completos não precisam de acompanhantes nem da autorização dos pais para embarcar pelo país.

No entanto, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, como o RG, no momento do embarque. A Certidão de Nascimento não é aceita nesses casos. Então, lembre-se de levar o documento para a sua viagem.

Dicas para quem vai viajar sozinho

A primeira viagem sozinho é um momento muito emocionante porque simboliza independência. Entretanto, alguns cuidados são necessários para garantir uma boa experiência.

O documento com foto é essencial para o embarque, informando às autoridades quem você é. Portanto, esteja sempre com ele. Além disso, é importante organizar outros papéis em uma pasta, como o cartão de embarque e o seguro viagem. Assim, você consegue encontrá-los com facilidade.

Existem muitas dicas para viajar sozinho. Em viagens de ônibus, por exemplo, os passageiros precisam estar atentos às paradas para ir ao banheiro e se alimentar. Se você descer, confirme o horário de partida e anote a placa do automóvel. Assim, evita confusões e garante o embarque no ônibus correto.

Dicas para os pais

com quantos anos pode viajar sozinho

As crianças sempre querem saber com quantos anos pode viajar sozinho. Entretanto, quando esse momento chega, elas ficam muito ansiosas. Por isso, é importante que os pais conversem com os filhos que vão viajar sem acompanhantes, especialmente os menores de 16 anos.

A família pode conferir todos os documentos em conjunto, além de fazer um passo a passo de como tudo deve acontecer no dia da viagem. Assim, o jovem saberá como agir e com quem tirar dúvidas quando estiver sem os pais.

Nas viagens de ônibus, a família pode enviar alguns lanches e brinquedos. Desse modo, a criança não precisa descer nas paradas, o que torna a experiência mais segura. Além disso, é importante falar para os jovens evitarem conversas com estranhos.

Opções de destinos

Não faltam opções de viagens para se fazer sozinho no Brasil. Você pode passar por essa experiência completamente sozinho ou encontrar alguns amigos no destino final. Nesses casos, parques aquáticos e resorts são excelentes opções para quem busca diversão!

Cidades históricas, como Paraty e Ouro Preto, são boas escolhas para quem gosta de roteiros recheados de museus. É possível fazer muitos programas de maneira independente, utilizando o transporte público, mas os passeios com guias especializados são mais indicados para os menores de idade. 

Venha para o Rio Quente!

Depois de saber com quantos anos pode viajar sozinho, é hora de começar a planejar as próximas aventuras. O Rio Quente Resorts é uma excelente opção para quem gosta de curtir com amigos e familiares. Você pode percorrer o trajeto até o resort sozinho e encontrar seus primos em Caldas Novas, por exemplo.

O resort reúne diversas atrações, como o Hot Park, o Parque das Fontes, as quadras esportivas e muitos restaurantes. Confira os nossos pacotes promocionais e venha aproveitar os brinquedos radicais ou as piscinas com águas quentinhas.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - São Paulo

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia