O turismo ecológico, também conhecido como ecoturismo, promove atividades e vivências na natureza. Desse modo, ele contribui para a formação de consciência ambiental e proporciona o desenvolvimento sustentável da região e da comunidade local.

O Brasil é um país com dimensões continentais e conta com uma grande variedade de biomas em seu território. Por isso, o turismo ecológico no Brasil está crescendo cada vez mais. Afinal, aqui não faltam destinos que promovam uma relação mais próxima à natureza. 

O que é turismo ecológico?


Apesar de ser um termo comum, nem todo mundo sabe o que é turismo ecológico e o que essa modalidade engloba. O ecoturismo utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, incentivando a sua conservação.

Portanto, o conceito de ecoturismo refere-se a uma relação sustentável com a natureza. Desse modo, as atividades turísticas estão comprometidas com a educação ambiental e com a proteção do meio ambiente. 

Existem quatro condições básicas para que uma atividade seja caracterizada como ecoturismo: conservação do meio ambiente em interação educacional, respeito às condições naturais, respeito às comunidades locais e envolvimento econômico das comunidades locais.

Turismo X ecoturismo

Então, qual a diferença entre turismo e ecoturismo? No turismo tradicional, as pessoas conhecem lugares e monumentos históricos, mas não possuem uma participação ativa. Ou seja, não há, de fato, uma interação.

Enquanto isso, o turismo ecológico é caracterizado pela ação, uma vez que as pessoas estão em busca de um contato mais próximo com a natureza. Além disso, o ecoturismo conta com atividades educativas, que contribuem para a educação ambiental e promovem uma integração entre o turista e o destino visitado.

turismo ecológico

Principais atividades do turismo ecológico

O ecoturismo promove experiências que aproximam as pessoas da natureza. Uma das vantagens desse tipo de turismo é a variedade de atividades, que engloba os mais diversos públicos. Confira algumas opções:

  • acampamento;
  • ciclismo;
  • caminhada;
  • rapel;
  • escalada;
  • rapel;
  • mergulho;
  • montanhismo;
  • cavalgada;
  • rafting.

Ou seja, não é necessário acampar em condições extremas para aumentar a sua conexão com a vida natural. Fazer uma trilha em uma área preservada e conversar com os guias sobre meio ambiente já é uma forma de turismo ecológico.

5 destinos nacionais

A vida nas cidades segue um ritmo acelerado. Por isso, cada dia mais pessoas buscam destinos de férias em meio à natureza. Dessa forma, é possível desacelerar e praticar atividades que conectam corpo e mente.

Então, agora que você já sabe algumas informações sobre turismo ecológico, o que é e como funciona, deve estar se perguntando quais são os destinos nacionais que promovem esse tipo de atividade. Confira abaixo cinco opções:

Bonito (MS)

Bonito é um dos destinos mais tradicionais para quem busca uma imersão na natureza. Os visitantes aproveitam lindas paisagens pantaneiras, com cachoeiras, cavernas submersas e corredeiras. Rafting e mergulho são algumas atividades disponíveis.

Brotas (SP)


Os paulistanos não precisam ir muito longe para fazer turismo ecológico. Brotas, no interior do estado, é conhecida por suas atividades radicais em meio à natureza. Tirolesa, rapel e rafting são atividades populares entre os visitantes.

Amazônia (AM)

Visitar a floresta amazônica é uma experiência que marca a vida dos turistas. Afinal, ela reúne diversas espécies de fauna e flora, além de uma cultura local rica em conhecimento. Por isso, é uma boa escolha de destino para quem quer ter contato com a biodiversidade local e conhecer as comunidades ribeirinhas.

Jalapão (TO)

Já sentiu vontade de se desligar do mundo? No Jalapão, isso é possível, porque não há sinal de telefone ou internet. Assim, o turista tem uma experiência totalmente imersiva nas paisagens naturais preservadas.

Chapada Diamantina (BA) 

A Bahia é conhecida por suas praias paradisíacas. Entretanto, também é possível escolher um destino no centro do estado e aproveitar uma paisagem diferenciada. Quem visita a Chapada Diamantina encontra grutas, vales, cachoeiras e cavernas de tirar o fôlego.

Venha para o Rio Quente!

Já imaginou aproveitar piscinas, ofurôs, saunas e lagos com água naturalmente aquecida? No Rio Quente, isso é possível! A água vem direto da montanha e chega ao resort com cerca de 37ºC.

Nosso complexo de hotéis é recheado de belezas naturais, promovendo uma experiência única aos visitantes. Conheça os pacotes promocionais e venha aproveitar uma estrutura completa em meio à natureza!


Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos