O voo atrasado pode acabar prejudicando a rotina de muitos viajantes, principalmente aqueles que viajam a negócios ou necessitam chegar pontualmente a um determinado destino. Se você já passou por isso, sabe o quão desagradável essa situação pode ser.
Para que você conheça todos os detalhes sobre o assunto, preparamos um guia completo com quanto tempo o voo pode atrasar, quais são as obrigações da companhia aérea e como reivindicar seus direitos. Confira abaixo.
O que fazer no caso de voo atrasado
O voo pode estar atrasado por uma série de motivos, seja por manutenção da aeronave, atraso na conexão ou devido a causas meteorológicas, por exemplo. Por isso, o primeiro passo é verificar o horário de saída e de embarque do avião no aeroporto.
Após isso, vá imediatamente ao balcão da companhia aérea e informe-se sobre o motivo do atraso e quais são as opções disponíveis para você realizar sua viagem. Mas como saber se o voo atrasou no caso de uma escala ou conexão, por exemplo?
Além de consultar o horário na
passagem aérea, o ideal é que a empresa comunique os passageiros caso isso ocorra.
Voo atrasado: quais são os seus direitos?
Agora que você já sabe como comprovar atraso de voo, o ideal é entender o que fazer nesse caso, certo?
Se ocorreu um atraso de voo, o passageiro deve ser informado imediatamente. A partir daí, o cliente deve receber atualizações do novo horário de chegada e destino da aeronave a cada 30 minutos.
Além disso, existem algumas medidas que a companhia aérea deve tomar após uma hora ou mais de atraso. Confira como reclamar do voo atrasado abaixo.

Voo com uma hora de atraso
Quando o seu voo estiver com uma hora de atraso, a companhia aérea deve fornecer meios de comunicação, como telefone, internet, entre outros. Isso é indispensável para avisar a terceiros sobre o novo horário de chegada.
Duas a três horas de atraso
Quando o voo estiver com duas ou três horas atrasado, você já deve solicitar que a companhia aérea forneça opções de alimentação até a chegada do avião, como lanches, bebidas ou ticket de alimentação.
Quatro horas ou mais
No caso em que o voo atrasado ultrapassa o período de quatro horas, cabe às empresas fornecerem aos passageiros opções de hospedagem ou transporte do aeroporto até a residência, caso estejam no destino inicial. Desse modo, os clientes poderão ser realocados para outro voo ou solicitar o reembolso dos valores pagos.
Mudança de voo
Além das medidas citadas acima, no caso de voo atrasado, o passageiro pode solicitar a mudança de avião, agendando o dia e o horário mais próximos para fazer sua viagem.
Nesse caso, também é possível optar por viajar em um voo de outra companhia aérea, que siga para o destino desejado o mais rápido possível, sem custo adicional.
Reembolso
No caso de voo atrasado, existe a possibilidade de solicitar o reembolso parcial ou total. Lembrando que isso só pode ser feito quando o atraso for superior a quatro horas. Para solicitar a devolução dos valores, basta seguir até o guichê da companhia aérea.
O reembolso deve ser realizado de maneira imediata, à vista ou no cartão de crédito, de acordo com a modalidade de pagamento do cliente. Outra possibilidade é receber um saldo no programa de pontos ou milhas da empresa.
Venha para o Rio Quente!
Localizado na região de Caldas Novas, o
Rio Quente oferece um espaço recheado de muita natureza e diversão! Por lá, é possível aproveitar duchas, piscinas, saunas, lagos e ofurôs de águas naturalmente quentes, vindas diretamente do Cerrado.
Além, é claro, de curtir o Hot Park com acesso ilimitado. Lembrando que esse é um dos melhores parques aquáticos da América do Sul. Então, confira nossos
pacotes promocionais e aproveite!