Pegar a mala e sair para conhecer o mundo sozinha pode ser bastante assustador para muitas mulheres, mas o fato é que isso também é muito empolgante e libertador. Viajar sozinha é uma aventura de autoconhecimento única.

Viajar sozinha possui uma série de vantagens que vão desde a facilidade de escolher o local e definir o roteiro, como a liberdade de mudar todos os planos durante a viagem. Afinal, você não terá acompanhantes com quem discutir tudo isso.

Ainda assim, é preciso tomar certos cuidados para que a viagem seja perfeita e inesquecível. Por isso, separamos cinco dicas para mulheres que pretendem viajar sozinhas, seja pela primeira ou décima vez. Confira!

viajar sozinha mala

1. Escolha bem o seu destino

Escolher o destino é o ponto de partida para qualquer viagem. Entretanto, quando a ideia é viajar sozinha, é necessário levar em consideração o que você realmente quer fazer e onde se sentirá mais à vontade.

Com toda a certeza, você tem um objetivo ao decidir fazer uma viagem sozinha, seja um intercâmbio, para curtir algum festival ou mesmo para conhecer lugares e pessoas novas.

Se a sua viagem for para relaxar e esquecer a rotina, uma boa ideia é ir para um resort, como o Rio Quente resorts, pois você encontrará uma série de serviços e comodidades, sem contar que a segurança estará garantida.

2. Planejamento da viagem

Com o destino definido, é hora de começar a planejar como será essa viagem. Então, comece pesquisando tudo sobre o lugar escolhido. Desde o clima,  temperaturas comuns para a época da sua viagem, até a segurança do local e as opções de hospedagem.

Descubra qual o melhor meio de transporte até o seu destino. Além disso, verifique as possibilidades de locomoção na cidade escolhida – pode ser que valha a pena alugar um automóvel.

Coloque na ponta do lápis quanto você poderá gastar com transporte, hospedagem e passeios turísticos, e deixe uma boa reserva, tanto para o caso de imprevistos quanto para o caso de você mudar de ideia sobre o roteiro durante a viagem.

Procure ter sempre à mão telefones para emergência. Se estiver em outro país, é muito importante ter o telefone da embaixada brasileira naquele local.

3. Crie um roteiro diário

Roteiros para viajar sozinha são fundamentais para aproveitar bem a viagem. No entanto, isso não quer dizer que você tenha que fazer um cronograma de todas as atividades se não curtir isso.

Fazer um roteiro diário significa decidir as coisas que você pretende fazer naquele dia. Ele pode ser pré-definido, ou seja, feito durante o planejamento da sua viagem, ou mesmo quando você já chegou em seu destino. Além disso, pode ser super flexível.

O roteiro é importante para que você não perca tempo em lugares e atividades pouco interessantes. Além disso, ele deve ser montado de acordo com o seu ritmo. Não sobrecarregue os dias da sua viagem de atividades.

Se a ideia de viajar sozinha te dá medo de se sentir solitária, você pode ter a experiência com agências de viagem e guias turísticos. Assim, não estará completamente sozinha e participará de atividades em grupo.

4. Local Friend

Uma boa ideia para quem decide viajar sozinha é encontrar um Local Friend. Diferentemente de um guia turístico, essa pessoa reside na cidade ou bairro do seu destino e te apresenta a cidade do seu ponto de vista.

Além de conhecer pontos turísticos, você descobre como é, de fato, viver naquele local. Você consegue encontrar esses amigos locais em sites de viagem. Eles são uma ótima ideia de companhia durante a sua viagem. 

5. Bagagem leve!

Outra coisa muito importante ao viajar sozinha é o peso da sua bagagem. Por mais que conte com serviços de transfer e outros meios de transporte, você terá que carregar suas malas sozinha durante toda a viagem.

Por isso, leve apenas o indispensável. Mesmo que você vá para um hotel ou resort, sempre pense que não terá ninguém para carregar suas malas, pois em uma emergência isso pode acontecer. Já pensou ter que subir vários lances de escada com diversas malas de viagem?

Venha para o Rio Quente!

Quer viajar sozinha com total tranquilidade e vivenciar momentos totalmente inesquecíveis? Então vem para o Rio Quente! O complexo hoteleiro mais completo de todo o Cerrado é perfeito para receber viajantes solos.

Afinal, aqui você encontra acomodações seguras e super confortáveis. Sem contar com as diversas opções de restaurante e, claro, o incrível Hot Park.

Então, quando estiver escolhendo os destinos das viagens para fazer sozinha, aposte sem medo no Rio Quente! Confira nossos pacotes promocionais e economize muito em sua aventura.

Nossos Telefones

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo (24Hs)

Uberaba

Uberlândia