* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Com todas as mudanças e protocolos estabelecidos por conta da pandemia, é comum surgirem  algumas dúvidas na hora de escolher um novo destino de viagem. Afinal, precisa fazer teste de COVID para viajar dentro do Brasil? Quais testes são aceitos nos aeroportos? É seguro viajar sem realizar um teste?

Para responder essas questões e ajudar no seu planejamento, separamos algumas informações importantes para você entender como funcionam os testes de COVID dentro e fora dos aeroportos. Confira!

Voos nacionais e testagem de coronavírus

Desde o início da pandemia, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e as companhias aéreas tomaram diversas medidas para o controle e a segurança dos passageiros. Entre elas, a testagem de COVID é um ponto que gerou muitas dúvidas.

Tendo em vista que muitos países, como os Estados Unidos e boa parte da Europa, exigem a apresentação do resultado dos testes para o desembarque, será que essa é uma das regras para viajar de avião na pandemia? 

A resposta para essa pergunta não vale para todos os casos. De acordo com os protocolos de segurança desenvolvidos pela Anac, a testagem de COVID não é obrigatória para embarque nos voos domésticos nacionais. 

Dessa forma, com exceção de Fernando de Noronha, que exige o resultado do teste para desembarque, quem deseja conhecer outros estados brasileiros não precisa realizar o teste de COVID para viajar. Nesses casos, é necessário somente seguir as normas de conduta exigidas pelos protocolos.

Para quem o teste de COVID é indicado?

Mesmo sabendo que não precisa de teste de COVID para viajar dentro do Brasil, é importante atentar-se às situações em que ele deve ser realizado. Em casos da manifestação dos sintomas, como dores de cabeça, febre e tosse, o teste deve ser realizado para identificação e tratamento do vírus.

Além disso, em voos internacionais e estados específicos, que exigem os resultados, é indispensável realizar a testagem. Inclusive, algumas companhias aéreas já firmaram parcerias com centros de diagnóstico, que garantem disponibilização exclusiva para essas situações.

Tipos de testes

Mesmo sabendo que não precisa fazer teste de COVID para viajar dentro do Brasil, a testagem é uma ferramenta muito importante para o controle da doença. Ela pode ser feita em duas modalidades: molecular (teste RT-PCR), que detecta o material genético do vírus, e imunológica (teste rápido e sorológico), que identifica os anticorpos presentes no organismo. 

Entre as opções, o teste RT-PCR é considerado referência no processo, por detectar o vírus em qualquer fase da contaminação. Por isso, se você precisa fazer teste de COVID para viajar de avião, esta é a modalidade exigida nos aeroportos.

precisa fazer teste de covid para viajar dentro do brasil

Como os testes são feitos?

Segundo o material disponibilizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) por meio do projeto “Ciência em 5”, divulgado pela ONU Brasil (Organização das Nações Unidas), os principais testes de COVID funcionam da seguinte forma.

Teste rápido

Realizado por meio da coleta de sangue da ponta do dedo, este teste analisa a reação sanguínea em contato com um material reagente. O resultado sai em poucos minutos, mas o grau de confiabilidade varia muito de acordo com a fase da contaminação.

RT-PCR

Para detectar o material genético do vírus no organismo, esta testagem analisa a secreção respiratória, coletada pelo nariz e pela boca por meio do swab, um instrumento similar a um cotonete. O laudo sai em uma média de dois dias e tem 90% de grau de confiabilidade.

Sorológico

Este teste pode ser feito por diferentes meios, porém, todos eles se baseiam na identificação de anticorpos presentes no organismo. Basicamente, ele é realizado por meio da coleta de sangue por punção para análise em laboratório. O resultado sai em até dois dias e, por ter uma menor sensibilidade para o diagnóstico da doença, não tem um grau de confiabilidade afirmado. 

É seguro viajar sem fazer o teste de COVID?

Apesar de a testagem não ser uma das restrições nos voos nacionais, existem medidas específicas para a segurança dos passageiros durante o processo. Entre elas, a utilização de máscaras, a realização do check-in on-line e o redobramento dos cuidados de higiene são pontos fundamentais para uma viagem segura.

Além disso, mesmo sabendo que não precisa fazer teste de COVID para viajar dentro do Brasil, os aeroportos adequaram-se aos protocolos. Contando com disponibilidade de álcool em gel, organização de poltronas com distanciamento,  controle sanitário e outras normas, os espaços visam assegurar a saúde tanto dos funcionários quanto dos passageiros.

Rio Quente Resorts: seu destino de conforto e segurança

Se você ainda está indeciso sobre a sua viagem, sabendo que não precisa fazer teste de COVID para viajar dentro do Brasil, por que não vem conhecer um dos lugares mais bonitos de Goiás nas instalações do Rio Quente? Localizado próximo a Caldas Novas, o resort conta com atrações incríveis, perfeitas para toda a família.

Além disso, o Rio Quente segue todas as medidas de prevenção ao coronavírus, orientadas pelo InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e recomendadas pela OMS. Então, acesse nossos pacotes promocionais e agende sua estadia agora mesmo.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia