Uma das principais preocupações que temos ao planejar uma viagem é com o clima do destino. Principalmente quando vamos viajar com a criançada para um lugar aberto, com piscinas e diversas atividades ao ar livre.

Só de pensar na possibilidade de frio repentino ou chuva dá um desespero, não é mesmo? Por isso, uma ótima ideia para quem não quer perder um segundo de sol durante a viagem, é conhecer o Rio Quente em Goiás.

Afinal, o clima de Goiás não costuma oscilar durante o ano na região das serras de Caldas Novas. E, o melhor de tudo, é calor o ano inteiro! 

Quer saber um pouco mais sobre o clima desse estado maravilhoso, e como fica o tempo durante o mês de agosto antes de começar a preparar as malas? Vem com a gente e descubra!

Agosto: o mês mais quente do ano em Goiás

Apesar do estado de Goiás não ter um inverno rigoroso, e ser calor durante o ano inteiro, o mês de agosto é o que registra as temperaturas mais altas, ou seja, é o mês ideal para fazer as malas e curtir as piscinas e rios da região de Caldas Novas.

A previsão do tempo em Goiás aponta que a temperatura média do mês de agosto é de 26,4 °C. Sendo que a temperatura mínima deve ficar na casa dos 20 °C e a máxima costuma chegar aos 32,1 °C.

Além disso, agosto está entre os meses com menor precipitação de chuva do ano. O período de chuvas em Goiás acontece, geralmente, entre novembro e março.

Principais características de Goiás

Goiás é o estado mais populoso da região Centro-Oeste brasileira, e conta com 246 municípios, distribuídos em seus 340.086 km². Ele faz fronteira com os estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bahia.

O relevo de Goiás não é homogêneo. Afinal, o estado possui uma séria de chapadas, planaltos, vales e depressões. Ainda assim, o clima de Goiás é tropical semi-úmido. O justifica altas temperaturas em boa parte do estado.

Mas, o calor intenso, e característico de Goiás, atinge, sobretudo, as regiões norte e oeste do estado. A principal atividade econômica do estado é a agroindústria, tendo como polos industriais as cidades de Aparecida de Goiânia e Anápolis. 

A vegetação de Goiás se divide entre a mata do Cerrado e faixas da floresta tropical, sendo esta última muito presente no sul do estado.

Características do Cerrado

O clima de Goiás, além de ser tropical semi-úmido, o que contribui, e muito, para as altas temperaturas, também está ligado às características do Cerrado, o ecossistema no qual o estado está inserido.

Esse bioma é um dos maiores em todo território nacional, ocupando cerca de 22% do Brasil. Uma das principais características do Cerrado é a vegetação rasteira e baixa, com árvores pequenas, de até 20 m, e de raízes profundas. 

O relevo do Cerrado, assim como o de todo Goiás, é bastante variado, possuindo chapadas, planícies e planaltos.

Outra característica marcante desse bioma é o clima com as épocas de chuva e de seca. As chuvas costumam acontecer durante o verão, bastante quente, e a época seca é no inverno, quando as temperaturas podem ser bastante baixas.

Esse ecossistema possui uma fauna extremamente rica, contando com cerca de 2500 espécies de animais diferentes. Entre eles a onça-pintada, lobo-guará e o tamanduá-bandeira, que correm risco de extinção.

Uma característica bastante conhecida é a hidrografia do Cerrado, que possui três grandes bacias hidrográficas, além de bacias hidrotermais, como a de Caldas Novas.

Temperaturas em Rio Quente

O município do Rio Quente está localizado na Serra de Caldas Novas, em meio a natureza protegida do Cerrado. As temperaturas do Rio Quente costumam seguir as médias altas do Cerrado.

Sendo que a mínima durante a estação seca, não costuma ser menor que 13 °C, enquanto a temperatura máxima, durante os meses de agosto, setembro e outubro, podem atingir os 32 °C.

Apesar do verão estar ligado às chuvas na região, os meses mais quentes na região, não são os mesmos em que elas ocorrem com frequência. Assim, a melhor época para aproveitar uma viagem, sem se preocupar com tempo ruim ou frio, é entre agosto e outubro.

Vem para o Rio Quente!

Agora que você conhece um pouco mais sobre o clima de Goiás, e também sobre o clima no Rio Quente, está na hora de começar a preparar as malas. Afinal, viajar entre agosto e outubro é ter a certeza de momentos incríveis a céu aberto.

Além disso, no Rio Quente resorts, você poderá aproveitar as deliciosas piscinas de águas naturalmente quentes, os brinquedos radicais e relaxantes do Hot Park e descansar em um dos nossos seis hotéis.

Confira agora mesmo nossos pacotes promocionais, e venha aproveitar uma viagem calorosa e inesquecível na região central do Brasil. 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos