Pessoa de costas usando um chapé com fitas longas e coloridas, típicas da congada

Você está prestes a embarcar em uma jornada pelos movimentos vibrantes, cores e rituais que tornam as danças típicas de Goiás verdadeiramente únicas.

Aqui, vamos explorar a riqueza das danças típicas de Goiás como turismo cultural, mergulhando na cultura rica e diversificada que faz deste lugar um tesouro para os amantes da dança e da tradição. Afinal, as danças típicas são um reflexo da herança cultural variada, uma fusão de influências indígenas, africanas e europeias que se entrelaçam de maneira harmoniosa.

Está pronto para conhecer um pouco mais de tudo isso conosco? Então, vamos lá!

Se surpreenda com a Catira

Prepare-se para ser envolvido pelo ritmo e pela energia contagiante da Catira!

Originária das áreas rurais de Goiás, a Catira é uma dança de roda animada, onde os dançarinos, vestidos com roupas coloridas e chapéus de palha, batem palmas, estalam os dedos e marcam o chão com seus pés em um ritmo frenético, seguindo a famosa moda de violaUma das coisas mais especiais sobre a Catira é a sua capacidade de unir as pessoas. Você pode estar dançando ao lado de um morador local ou de um turista de outro país, mas, no calor dos movimentos, todos se tornam parte de uma única dança!

E não se preocupe se você não é um dançarino experiente - na verdade, é isso que torna a Catira ainda mais especial. Não importa o seu nível de habilidade, o que realmente importa é a vontade de se divertir e se conectar com a cultura local.

Desvende o ritmo da Congada

A Congada, uma mistura de festividades africanas e tradições cristãs, é mais do que apenas uma dança.

Originária da África, onde os súditos realizavam o Cortejo aos Reis Congos em agradecimento aos seus governantes, essa festividade ganhou uma nova vida no Brasil durante o século XVII. Quando você curtir a Congada, estará mergulhando em séculos de história e tradição. Vai ficar cercado pelos ritmos contagiantes dos tambores, enquanto os dançarinos, vestidos com trajes coloridos e máscaras magníficas, contam histórias antigas por meio de seus movimentos.

Confira o encanto das Pastorinhas

As Pastorinhas estão esperando por você para uma jornada através das tradições locais!

As Pastorinhas são uma celebração da vida, do amor e da amizade. Imagine um cenário com cerca de 40 dançarinos, a maioria mulheres, vestidas em dois grupos distintos: um cordão azul e outro vermelho. No centro, encontra-se Diana, uma personagem cujo traje é metade vermelho e metade azul, personificando a união dessas duas cores.

Essa dança é uma experiência interativa onde as pessoas cantam, dançam e se entregam à energia do momento. É verdade que o bailado pode parecer um pouco repetitivo, mas é exatamente essa repetição que cria uma sensação de comunidade e conecta com as gerações anteriores. 


Durante sua estadia em Goiás, fique de olho nos eventos e festivais locais. Você poderá assistir a esse espetáculo colorido, e também se juntar aos dançarinos e curtir o ritmo!

Entenda a importância da Dança dos Tapuias

Você já ouviu falar sobre esse legado indígena que ecoa através das gerações? Se não, você está prestes a conhecer mais da riqueza histórica e cultural de Goiás.

A Dança dos Tapuias é uma narrativa viva das tradições indígenas que remontam aos tempos mais antigos. No passado, era um ritual de catequese, mas hoje evoluiu para uma forma de expressão artística, uma brincadeira encenada que conecta com as raízes profundas da região. É legal prestar atenção que a dança varia de acordo com os locais e tribos de onde foi assimilada, então cada apresentação é única!

E o visual é tão envolvente quanto os movimentos. Os dançarinos usam trajes tradicionais compostos por tangas, calções, cintas de penas e tacapes. Já a música que acompanha essa dança é uma sinfonia de borés, maracás, flautas e assobios, criando uma atmosfera autêntica que envolve todos os sentidos.

Entre no clima da Dança do Tambor

Se você quer se envolver na cultura de Goiás de uma maneira única, esta é a dança que vai fazer você vibrar!

A Dança do Tambor é muito mais do que um simples passatempo - é uma celebração sagrada que envolve toda a comunidade. Uma grande, geralmente em um espaço aberto, com participantes e espectadores se unem para criar a dança. E uma curiosidade sobre ela é sua ligação com Nossa Senhora.

De acordo com a tradição local, a Dança do Tambor foi a única que a Virgem Maria dançou, como contado pelos próprios dançantes. Essa conexão especial com a espiritualidade dá à dança uma aura de reverência. Ao mesmo tempo, ela é dançada com alegria, marcando a presença da Rainha em festas importantes, como nas celebrações do Rosário.

Goiás tem muita coisa incrível para conhecer, e você pode viver um pouco disso tudo no Rio Quente!


A cultura goiana vai muito além da gastronomia única, com pratos deliciosos feitos com Pequi e muita tradição nos temperos.

E uma das melhores formas de aproveitar a cultura, natureza e gastronomia goiana é no Rio Quente Resorts! Você sabia que o estado é famoso pelas suas fontes naturais de água quente? Pois é! Elas fazem muito bem para a sua saúde e para a sua pele, e você pode conhecê-las aqui no Rio Quente.

Explore Goiás em sua essência!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos