Hoje, há diferentes maneiras de aproveitar as viagens. Por exemplo, você pode curtir a natureza em um passeio ecológico ou viver experiências radicais em uma excursão de aventura. Uma das principais formas de visitar novos locais é o turismo cultural, voltado para o conhecimento histórico e artístico de um território.

Entrar em contato com diferentes costumes e narrativas é uma das melhores partes de viajar. Não há nada como descobrir obras de arte, histórias, arquitetura, culinária e muitos outros elementos de um local. Essa é a proposta do turismo cultural.

Quer saber o que é turismo cultural? Preparamos um texto para você entendê-lo, aprender mais sobre a importância dessa modalidade e conhecer algumas cidades históricas. Continue a leitura!

O que é turismo cultural?

O turismo cultural busca proporcionar o conhecimento da cultura local para o viajante. Assim, ele pode aproveitar manifestações artísticas, monumentos históricos, museus, eventos tradicionais, entre outros.

Esse sempre foi um dos principais motivos para viajar. Porém, a modalidade se popularizou na década de 1970, a partir da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, realizada pela UNESCO. Depois dela, os patrimônios culturais da humanidade crescerem ao redor do mundo.

O turismo cultural no Brasil é um setor relevante. Com cidades históricas, como Ouro Preto, e eventos culturais, como o Festival Folclórico de Parintins, o território nacional é repleto de atrações incríveis.

Importância do turismo cultural

O turismo cultural possui importância em diversas áreas, desde a economia até a preservação da cultura. Para você ter ideia do tamanho dessa modalidade, saiba que ela representa 37% de todas as viagens do mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Dessa forma, os destinos que apostam nesse tipo de turismo podem ampliar os postos de trabalho com hotéis, guias, artistas e outras profissões. Além disso, grandes eventos culturais — como festivais musicais — trazem grande fluxo de visitantes e novas oportunidades de trabalho.

Uma característica importante dessa modalidade de passeio é a preservação da cultura popular. As celebrações tradicionais, como danças e espetáculos, ficam vivas, e os locais históricos são tombados como patrimônios históricos. Dessa maneira, o turismo atua lado a lado com as iniciativas de preservação.

Características do turismo cultural

O turismo cultural tem características únicas, a depender do território visitado ou da finalidade da viagem. Um dos principais pontos é oferecer não só diversão ao viajante, mas conhecimento sobre a história e os costumes do local. Ao final do passeio, as pessoas podem aproveitar a bagagem cultural e a nova visão de mundo.

É importante saber que as cidades voltadas para o turismo cultural possuem políticas de manutenção do patrimônio. Assim, os visitantes precisam interagir com a cultura local de forma respeitosa, sem promover a degradação dos espaços e das tradições étnicas, por exemplo.

Por fim, há diversos tipos de turismo cultural, como o religioso, o artístico, o científico, o folclórico, entre tantos outros. Então, caso um lugar tenha uma história marcada por fatos ou características únicas, provavelmente oferece diferentes eventos para os viajantes.

homem sorridente tirando foto durante seu turismo cultural

Exemplos de lugares históricos

Para ilustrar tudo o que falamos, vamos apresentar exemplos de lugares históricos. A seguir, você vai conhecer algumas cidades e atrações incríveis para visitar no Brasil.

Ouro Preto (MG)

Outro Preto, em Minas Gerais, é uma das cidades históricas mais famosas do Brasil, sendo a primeira considerada Patrimônio Mundial no país. O local teve um papel central no ciclo do ouro. Então, cada esquina, museu e igreja apresentam um pouco do passado.

Olinda (PE)

Olinda, em Pernambuco, também é um dos municípios históricos mais importantes do Brasil. Fundado em 1535, ele é conhecido pela arquitetura barroca do século XVIII e pelas pinturas das casas em cores quentes. O Carnaval do local é um grande exemplo da cultura popular, com o frevo e o desfile de bonecos.

Caldas Novas (GO)

Caldas Novas, em Goiás, é um destino turístico único no país. Isso porque a região é a maior bacia hidrotermal do mundo, com águas quentes que abastecem cachoeiras, resorts e lagos. Além disso, o local tem atrações culturais especiais, como o Casarão dos Gonzaga, que exibe a história do estado.

Venha para o Rio Quente!

Se você quer curtir as opções quentinhas da região de Caldas Novas, que tal conhecer o Rio Quente Resorts? O local aproveita as águas termais em diversas atrações, como piscinas incríveis, ofurôs e duchas. Você também pode relaxar no spa e se divertir com a programação para todas as idades.

O Rio Quente tem seis opções de hospedagens, todas muito confortáveis e completas, como o Hotel Pousada — inaugurado em 1966 e considerado o primeiro hotel da região, que até hoje mantém sua arquitetura original. Os restaurantes do resort também apresentam o melhor da culinária nacional e internacional. 

Ao se hospedar no resort, você ganha acesso ilimitado ao Hot Park, um dos maiores parques aquáticos da América do Sul. As atrações relaxantes, como o Lazy River, e as radicais, como o toboágua Xpirado, agradam todos os públicos.

O que você espera? Escolha um de nossos pacotes promocionais e curta dias inesquecíveis no Rio Quente, em meio às belezas naturais e às águas termais de Goiás.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos