cachoeira na chapada dos veadeiros. Poço de água esverdeada e cristalina no fundo de um paredão de pedra que cerca a queda d'água

Você já parou para pensar na beleza selvagem e intocada da natureza? Em Goiás, esse estado tão rico em belezas naturais, as cachoeiras são joias escondidas esperando para serem descobertas por aventureiros e aventureiras como você!

É hora de deixar a agitação da vida cotidiana para trás, colocar suas botas de trilha e se preparar para curtir as cachoeiras goianas. Você não precisa ser um explorador experiente para aproveitar essas maravilhas naturais, basta ter o desejo de se conectar com a natureza e explorar o que Goiás tem de melhor a oferecer. Então, pegue seu óculos de sol, sua garrafa de água e sua câmera, pois estamos prestes a embarcar em uma jornada inesquecível: as cachoeiras de Goiás.

Cachoeira do Rio Araguaia

Preparado para uma aventura que vai refrescar sua alma? Então, você não pode deixar de conhecer a Cachoeira do Rio Araguaia!

Localizada no coração do estado, a Cachoeira do Rio Araguaia é um destino imperdível para quem curte paisagens naturais de tirar o fôlego. Ao chegar lá, você será recebido pelo som relaxante das águas que caem em uma série de piscinas naturais. A água cristalina é irresistível,e enquanto você nada, não deixe de observar a vida aquática que costuma ficar por ali. A distância entre a Cachoeira do Rio Araguaia e Goiânia é de aproximadamente 195 km. Para chegar lá, você pode pegar a BR-070 em direção a Goiânia, ou pegar um voo de uma das principais cidades próximas até o Aeroporto Santa Genoveva, dependendo da sua distância.

Lembre-se de que, seja qual for o meio de transporte escolhido, é sempre bom planejar sua viagem com antecedência para garantir uma experiência tranquila e, é claro, curtir ao máximo tanto a beleza natural quanto a agitação da cidade grande. Pronto para essa aventura?

Cachoeira do Rio das Almas

Se você está pronto para uma escapada incrível e quer curtir um dia em meio a paisagens naturais incríveis, este é o lugar certo! A Cachoeira do Rio das Almas é de fácil acesso e é perfeita para um passeio em família, com amigos ou até mesmo para uma escapada romântica.

As piscinas naturais formadas pela cachoeira são perfeitas para relaxar e se refrescar do calor.

Além de mergulhar, não deixe de explorar as trilhas que cercam a Cachoeira do Rio das Almas. Caminhar pelas trilhas é uma oportunidade de conhecer a flora e a fauna locais bem de pertinho. Ah, e para os aventureiros e aventureiras de plantão, há até mesmo áreas para prática de rapel, escalada e tirolesa nas proximidades, garantindo que a diversão seja completa! A distância entre Goiânia e a Cachoeira do Rio das Almas é de aproximadamente 150 km. E para fazer esse trajeto, você tem algumas opções bem bacanas. De carro, é sempre uma ótima escolha se você gosta de controlar seu próprio ritmo. Saia de Goiânia e siga pela BR-060 em direção a Abadiânia.

Continue na BR-060 até chegar à cidade de Pirenópolis, onde você encontrará placas indicando o caminho para a Cachoeira do Rio das Almas.

Outra alternativa é utilizar serviços de transfer ou transporte compartilhado, que podem te levar diretamente do seu ponto de partida em Goiânia até a Cachoeira do Rio das Almas.

Cachoeira do Rio das Ostras

Ao chegar à Cachoeira do Rio das Ostras, você vai se deparar com as formações rochosas ao redor da cachoeira, que são um convite para os aventureiros. E você também pode explorar as trilhas que levam a vistas panorâmicas incríveis! Só não se esqueça de levar sua câmera para registrar esses momentos especiais.

A Cachoeira do Rio das Ostras também é um lugar ótimo para um piquenique com a família ou amigos. As áreas gramadas ao redor das piscinas naturais são ideais para relaxar, fazer um lanche e simplesmente curtir a paisagem.

A distância entre a capital e a Cachoeira do Rio das Ostras é de aproximadamente 110 km. E para fazer esse trajeto, você pode pegar o seu carro e seguir pela GO-060 em direção a Anápolis. Depois, continue na GO-060 até a cidade de Taquaral de Goiás, onde você encontrará placas indicando o caminho para a Cachoeira do Rio das Ostras. O trajeto é bem sinalizado! Outra alternativa é utilizar serviços de transfer ou transporte compartilhado, que podem te levar diretamente do seu ponto de partida até a Cachoeira do Rio das Ostras.

Para os amantes de esportes radicais e turismo de aventura, há opções de escalada e rapel nas proximidades!

Cachoeira do Rio dos Bois

A Cachoeira do Rio dos Bois não é apenas um lugar para nadar. Você pode explorar as trilhas ao redor da cachoeira para explorar a flora e fauna da região!

As rochas que cercam a cachoeira também são perfeitas para aventureiros que buscam um pouco de adrenalina. Praticar escalada ou rapel pode ser uma maneira emocionante de aproveitar ao máximo sua visita. A distância entre Goiânia e a Cachoeira do Rio dos Bois é de aproximadamente 110 km, assim como para a Cachoeira do Rio das Ostras. Então já sabe, né? Vale seguir as mesmas dicas e ainda curtir os dois destinos na mesma viagem!

Então, o que você está esperando? Esta é uma chance de se reconectar com a natureza e criar memórias incríveis. A aventura espera por você!

Cachoeira do Rio dos Couros

A Cachoeira do Rio dos Couros é um lugar onde você pode mergulhar na beleza natural de Goiás e criar memórias incríveis!

Assim como as outras que citamos até aqui, ela também conta com rochas para praticar rapel, e muito espaço para você curtir um piquenique com a família. Para chegar lá, saiba que a distância entre Goiânia e a Cachoeira do Rio dos Couros é de aproximadamente 230 km. Você pode ir de carro, mas pela distância, talvez valha mais a pena relaxar e apreciar a paisagem. Então verifique as empresas de ônibus que fazem o trajeto de Goiânia até a região da Cachoeira do Rio dos Couros.

Leve a sua comida favorita e compartilhe uma refeição ao ar livre com amigos e familiares enquanto aprecia a vista!

Cachoeira do Rio Preto

A Cachoeira do Rio Preto é um refúgio escondido que vai te surpreender e proporcionar momentos incríveis em meio à natureza.

Mas esta cachoeira tem algo único que a torna ainda mais especial: a sua coloração. A água da Cachoeira do Rio Preto é conhecida por sua tonalidade escura, que cria um cenário mágico e misterioso. A trilha até a cachoeira também é uma experiência em si. Você vai caminhar por uma trilha cercada por vegetação e, ao chegar, será recompensado com uma vista de tirar o fôlego.

Para os aventureiros, há a oportunidade de explorar as rochas ao redor da cachoeira e, quem sabe, encontrar lugares secretos para contemplar a paisagem ou até mesmo praticar escalada. Um pouco mais longe que a Cachoeira do Rio dos Couros, a distância entre Goiânia e a Cachoeira do Rio Preto é de aproximadamente 260 km.

Uma boa opção é procurar serviços de transfer, que podem te levar diretamente do seu ponto de partida até a Cachoeira.

Cachoeira do Salto do Rio Meia Ponte

Essa fica pertinho de Goiânia, a distância é de aproximadamente 100 km!

Você pode ir de carro e pegar a BR-060 em direção a Anápolis. E aí, em Anápolis, pegue a saída para a GO-222 em direção a Nerópolis/Pirenópolis e continue na GO-222 até chegar a Nerópolis. Chegando lá, siga as placas indicando o Salto do Rio Meia Ponte. A cachoeira fica a cerca de 3 km do centro da cidade.

Ao chegar à Cachoeira do Salto do Rio Meia Ponte, você será saudado pelo som relaxante da água que cai em uma piscina natural. O que torna esta cachoeira ainda mais especial é o cenário que a envolve. A área é repleta de vegetação e uma atmosfera tranquila, perfeita para relaxar e se reconectar com a natureza.

Para mais adrenalina no passeio, as rochas ao redor da Cachoeira do Salto do Rio Meia Ponte oferecem a oportunidade de praticar escalada e rapel, proporcionando aquela dose extra de emoção à sua visita!

Cachoeira Lagoa Azul

Águas cristalinas que refletem o azul do céu e a vegetação ao redor criam um cenário de beleza indescritível. A Cachoeira Lagoa Azul é um lugar onde a tranquilidade e a energia da natureza se encontram.

A piscina natural formada pela queda d'água é ótima para um mergulho refrescante. A água é tão límpida que você poderá ver os peixes nadando ao seu redor!

Vale ressaltar que a Cachoeira Lagoa Azul está localizada a aproximadamente 110 km de Goiânia. E para chegar lá, você pode pegar o carro e pegar a BR-060 em direção a Acreúna/Bom Jesus de Goiás e, quando chegar em Indiara, pegue a saída em direção a Cachoeira Lagoa Azul.

Para os amantes de trilhas, a Cachoeira Lagoa Azul também conta com trilhas que oferecem vistas espetaculares da cachoeira e da paisagem ao redor.

Cachoeira Santa Bárbara

Já não tão perto assim, a Cachoeira Santa Bárbara está localizada a aproximadamente 220 km de Goiânia. Para chegar lá e aproveitar um dia incrível, você pode pegar o carro ou transfer.

A principal atração da Cachoeira Santa Bárbara é a sua piscina natural de águas cristalinas e refrescantes. Já pensou? Aquele mergulho nas águas super limpinhas, enquanto admira a paisagem ao redor? É uma experiência que vai renovar suas energias! Uma característica única dela é a formação de pequenas grutas atrás da queda d'água. Essas grutas criam um ambiente mágico e fresco, perfeito para relaxar e escapar do calor.

Para explorar ainda mais a área, você pode seguir trilhas que levam a mirantes com vistas da cachoeira e da paisagem circundante. É uma oportunidade incrível para tirar fotos incríveis.

A beleza da Cachoeira Santa Bárbara aguarda por você!

Ah, e vale destacar que o acesso à Cachoeira Santa Bárbara é controlado, então é recomendável verificar os horários de visitação e a necessidade de um guia local.

Dicas para um banho seguro nas quedas d'água:

Ao visitar as maravilhosas cachoeiras de Goiás, a emoção de curtir a natureza e se refrescar nas águas cristalinas é incomparável. No entanto, a sua segurança deve ser prioridade! Aqui estão algumas dicas essenciais para garantir que você aproveite ao máximo sua experiência sem correr riscos:

Use roupas adequadas: roupas leves e trajes de banho confortáveis. Evite roupas pesadas que podem dificultar sua movimentação na água.

Calçados apropriados: se planeja explorar trilhas próximas às cachoeiras, chinelos ou sandálias podem ser inadequados em terrenos escorregadios. Prefira tênis e botas com solas antiderrapantes e tecido resistente.

Protetor solar e repelente: a exposição ao sol pode ser intensa. Portanto, use protetor solar para proteger sua pele e repelente de insetos para evitar picadas.

Água potável: para se manter hidratado durante sua visita, beber água é essencial, principalmente em dias quentes. Antes de experimentar as águas correntes das cachoeiras, procure antes saber se as fontes são potáveis.

Cuidado com as pedras: ao entrar na água, esteja atento às pedras e superfícies escorregadias. Ande devagar e com firmeza para evitar quedas.

Respeite as placas de aviso: preste atenção às placas de aviso e instruções fornecidas pelos locais. Elas são colocadas para sua segurança.

Nunca pule de cachoeiras: evite pular de altas quedas d'água ou rochas. As correntezas podem ser traiçoeiras e as profundidades variam.

Supervisão de crianças: certifique-se de que elas estejam usando coletes salva-vidas, se necessário, evite que elas caminhem sozinhas pelas trilhas e pedras.

Nada de lixo: preserve o ambiente e não deixe lixo para trás. Recolha todos os seus resíduos e leve embora.

Condições climáticas: em caso de chuvas intensas, evite entrar na água, pois isso pode causar aumento repentino no nível dela.

Lembre-se de que a natureza deve ser respeitada e preservada, para que todos possam desfrutar desses tesouros naturais por muitos anos. Divirta-se com responsabilidade!

Fotografia e natureza: Capturando a beleza das cachoeiras

cachoeira na chapada dos veadeiros

Você está prestes a curtir as maravilhas naturais de Goiás, e a beleza das cachoeiras é irresistível. E por que não levar um pedacinho desse paraíso para casa? A fotografia é a maneira perfeita de eternizar esses momentos inesquecíveis!

Começando com uma dica para fotos incríveis, a luz do amanhecer e do entardecer oferecem as melhores condições para fotografar. As cores são mais suaves, e você evita a luz dura do meio-dia.

Entrando em mais detalhes fotográficos, os filtros de densidade neutra são ótimos para controlar a exposição em condições de luz brilhante. Eles permitem que você use velocidades de obturador mais lentas para criar aquele efeito suave e sedoso na água.

E vale ressaltar que as cachoeiras podem criar um ambiente úmido, então use uma capa à prova d'água para sua câmera e lentes, ou coloque-as dentro de um saco plástico transparente - e isso também serve para o seu celular, caso ele não seja à prova d’água.

As melhores épocas para visitar as cachoeiras em Goiás

Cada estação do ano tem seu encanto, mas algumas oferecem condições ideais para explorar essas maravilhas naturais! Aqui estão algumas dicas para você planejar sua visita de acordo com a estação:

A primavera em Goiás é a estação em que a vegetação se renova, criando uma paisagem vibrante e cheia de cores. As temperaturas são amenas, o que torna as trilhas e caminhadas mais agradáveis. E as cachoeiras costumam estar em seu volume máximo devido às chuvas da estação anterior, então prepare-se para quedas d'água espetaculares!

O verão, assim como em outras regiões do país, é a época mais quente e chuvosa em Goiás, o que significa que as cachoeiras estão em seu auge de beleza e volume. É perfeita para aqueles que não se importam com as altas temperaturas e querem mergulhar nas águas refrescantes das quedas d'água. Só não vai esquecer do seu protetor solar, chapéu e roupas leves para se proteger do sol intenso! Por outro lado, o outono em Goiás é conhecido por suas temperaturas amenas e dias ensolarados. É muito boa para caminhadas e trilhas, pois o clima é mais confortável.

As cachoeiras ainda mantêm um bom volume de água, embora não sejam tão cheias como no verão. Agora, o inverno em Goiás é a estação mais seca, com dias ensolarados e noites frescas. As cachoeiras podem estar com um volume um pouco menor, mas ainda são uma ótima opção para relaxar e curtir a natureza. Esta é a época ideal para quem prefere evitar multidões, já que é menos movimentada nas cachoeiras.

Independentemente da estação que você escolher para visitar as cachoeiras em Goiás, lembre-se de conferir as condições climáticas locais e de respeitar todas as normas e regulamentos dos parques naturais!

Cuidados com a pele: O que o excesso de sol pode causar?

Explorar as cachoeiras de Goiás é uma experiência incrível, mas é importante lembrar que o sol, embora convidativo, pode causar danos à sua pele se você não tomar os devidos cuidados.

Afinal, queremos que você curta suas aventuras ao máximo e ainda mantenha a pele saudável!

Nunca esqueça de usar o protetor solar. Este é um dos cuidados mais importantes ao explorar as cachoeiras de Goiás. Ah, e lembrando que você deve reaplicar a cada duas horas, especialmente se você estiver nadando. Roupas leves de manga longa, calças compridas e chapéu podem fornecer uma camada extra de proteção contra os raios solares. Tecidos com classificação de proteção ultravioleta (UPF) são ideais. A exposição prolongada ao sol pode causar desidratação. Beba água regularmente para se manter hidratado e use cremes hidratantes para evitar o ressecamento da pele - além do protetor solar!

Um bom óculos de sol com proteção UV é essencial para proteger seus olhos dos raios solares. E vale escolher um bem estiloso para isso.

Lembre-se de que, embora o sol seja uma parte essencial de sua experiência nas cachoeiras de Goiás, é importante equilibrar o prazer ao ar livre com cuidados adequados com a pele!

Prepare as malas, mergulhe nas cachoeiras goianas e depois vem pro Rio Quente!

Agora, pensa só! Depois de todo esse passeio por algumas das cachoeiras mais incríveis do estado, com águas fresquinhas e paisagens de tirar o fôlego, que tal aproveitar águas quentes e 100% naturais?

Aqui no Rio Quente Resorts, as fontes termais são o coração do nosso complexo de resorts, e a gente garante que as piscinas quentinhas vão deixar suas férias ainda melhores. Sem contar as nossas outras experiências, como atrações de aventura, relaxamento e gastronomia!

A gente tá te esperando aqui!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos