* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Quando se fala nas comemorações de junho, uma das primeiras coisas que vêm em mente são as deliciosas comidas típicas de Festa Junina. A lista de pratos servidos na festa é imensa e varia de acordo com a região do país.

O mês de junho está quase aí e quem está sentindo saudades das festas juninas já pode se preparar. Na Bahia, São João é uma data celebrada com muitas brincadeiras, danças e delícias da culinária típica local.

Neste artigo, você vai conhecer as principais comidas típicas de Festa Junina, além de dicas de pratos e preparos com os ingredientes mais populares da festividade. Confira!

Bolo de milho

O milho é um dos principais ingredientes utilizados nos preparos de festas juninas, e o tradicional bolo de milho é uma das receitas de Festa Junina mais elaboradas nas comemorações. A preparação varia de acordo com a cultura de cada região, mas geralmente é uma receita simples, que leva poucos ingredientes.

Um bom bolo leva milho, leite, açúcar, ovos, manteiga, coco ralado, farinha e fermento. Você pode tirar o milho diretamente da espiga ou usar as versões industrializadas. Quanto mais natural for, mais saboroso fica o bolo.

Paçoca

Outro ingrediente que não pode faltar em uma Festa Junina é o amendoim. A paçoca — também conhecida como capiroçava — é um doce à base de amendoim, açúcar e farinha de mandioca.

Tradicionalmente preparado para consumir em festas juninas, ele se tornou tão popular e difundido que é possível encontrá-lo em qualquer supermercado durante todo o ano. 

Espiga de milho-verde

A espiga de milho-verde é, sem dúvidas, uma das melhores comidas de Festa Junina.  Servida naturalmente, com sal ou manteiga, ela é fácil de preparar e pode ser servida de diferentes maneiras.

Para servir espiga de milho, você pode cortá-la em pedaços menores e colocar palitos do tipo churrasco para facilitar o manuseio, debulhá-la em forminhas de doce ou deixá-la na própria palha. 

Imagem de um local com a decoração típica da Festa Junina.

Canjica

A canjica é outra comida para arraial à base de milho. A sobremesa é preparada com grãos de milho mergulhados em um caldo de leite de coco, leite e especiarias — geralmente cravo e canela.

Também conhecida como mungunzá ou mingau de milho branco, ela tem muitas variações: pode ser preparada com coco, amendoim, leite condensado, entre outros. 

Pamonha

Mais uma das comidas típicas de Festa Junina, a pamonha é uma iguaria muito popular na região Nordeste. Preparada com milho-verde triturado, sal ou açúcar, ela é cozida e enrolada na palha do próprio milho.

Quentão

Não é só de comidas típicas que se faz uma Festa Junina: entre as bebidas mais populares da celebração, está o quentão. A bebida é servida tradicionalmente durante festas juninas e quermesses em todo o Brasil.

Ela é servida quente, pois o período em que ocorre a Festa Junina costuma ser mais frio. O quentão pode ser preparado com vinho tinto ou cachaça. Nas regiões Sudeste e Nordeste, é mais comum fazer com cachaça, enquanto na região sul o preparo é tradicionalmente feito com vinho. 

Pinhão

O pinhão é uma semente da árvore araucária, mais comum no sul do país. A árvore forma uma pinha que, quando amadurece, abre e libera o pinhão. Esta iguaria é cozida e consumida principalmente nas festas juninas e no período do inverno. No sul do país, o pinhão equivale ao amendoim das festas juninas do Nordeste.

Arroz-doce

Por fim, outro prato que não pode faltar nessa lista é o arroz-doce.  Um clássico da Festa Junina, ele é preparado com arroz cozido no leite e no açúcar. Para temperar, vão cravo, canela, casca de limão e água de flor de laranja. Servido com canela polvilhada, é um prato reconfortante muito popular em todo o país. 

Venha provar as delícias da Festa Junina na Costa do Sauípe!


Agora que você já sabe quais são as comidas típicas de Festa Junina, provavelmente está pensando sobre o que vai fazer no próximo São João. Então, que tal conhecer o Arraiô? 

O Arraiô é uma festa organizada pela Costa do Sauípe que reúne o que há de melhor das comemorações juninas: comida boa, decoração temática, espetáculos,  quadrilhas, música ao vivo e casamento caipira. 

Porém, não pense que é só isso. No Arraiô, você pode apreciar intervenções artísticas, o famoso concurso do rei e rainha do milho, o espetáculo Forrozuando, charadas e desafios itinerantes. No Costa, a diversão é garantida para toda a família. 

A programação da festa pode mudar a qualquer momento, por isso acompanhe atualizações pelas redes sociais, pelo nosso canal de atendimento ou enviando uma mensagem para o Whatsapp da Sol, nossa assistente virtual.

Gostou de conhecer as principais comidas típicas de Festa Junina? Então, venha experimentá-las no Arraiô da Costa do Sauípe. Aproveite para programar sua viagem com estes pacotes promocionais exclusivos. 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia