O céu estava assim em festa

Pois era noite de São João

Havia balões no ar

Xote, baião no salão

E no terreiro o teu olhar

Que incendiou meu coração…

Ah, o São João… como não amar uma festa tão rica em tradição e beleza?

O charme das bandeirolas e balões coloridos, o calor aconchegante das fogueiras, e a alegria das músicas são só alguns dos elementos que trazem uma magia diferenciada às cidades brasileiras durante o mês de junho. Em várias partes do país, o Dia de São João é motivo de grandes comemorações maravilhosas, com direito a muita dança, animação, brincadeiras divertidas e mesas cheias de delícias típicas de dar água na boca.

Mas você sabia que essa celebração adorada por tanta gente carrega vários séculos de história? Pois é! Hoje, te convidamos a cair na brincadeira com a gente para desvendar tudo sobre as tradições da festa junina, a origem do Dia de São João e muito mais. Seja para matar a curiosidade, se apaixonar ainda mais pela data ou até mesmo descobrir o que é necessário para montar o seu próprio arraial, é hora de mergulhar no repertório incrível de uma das manifestações populares mais fascinantes do Brasil. E aí, bora entrar nessa quadrilha?

Balancê!

Alavantu! Anarriê…

Quem foi São João Batista? Confira a origem do Dia de São João

Balão colorido de São João, com bandeirinhas também coloridas ao fundo

Enquanto a sanfona está começando a tocar, que tal a gente explorar um pouquinho da história por trás do Dia de São João?

Celebradas oficialmente no dia 24 de junho, as festividades ligadas a essa data são, na verdade, grandes comemorações de aniversário. É isso aí: foi nesse dia, há mais de 2000 anos, que nasceu João Batista. Filho do sacerdote Zacarias e de Isabel – que depois ficou conhecida como Santa Isabel –, o homenageado das festas juninas é uma figura bem importante para o catolicismo. Isabel era prima de Maria, mãe de Jesus Cristo, então João era primo de segundo grau do messias.

Segundo a Bíblia, João Batista foi o último profeta do Velho Testamento. Entre suas pregações pelo Deserto de Judéia, ele anunciava a chegada de um novo salvador, que seria capaz de mudar a história do mundo. Mais tarde, João Batista foi também o responsável por batizar Jesus nas águas do Rio Jordão. Por causa disso tudo – e do parentesco familiar –, há quem diga que São João foi o santo que mais teve proximidade pessoal e espiritual com Cristo.

Festa Junina: como surgiu esta confraternização?

O costume de dar uma festa no Dia de São João já existia bem antes da colonização do Brasil.

Na Europa, as celebrações fazem parte do calendário religioso desde a Idade Média. Naquela época, era comum que as famílias se reunissem em terreiros e acendessem fogueiras para agradecer pelas boas colheitas e pelas chuvas que traziam fertilidade às terras. Ao que tudo indica, essas tradições podem ter sido influenciadas pelas festividades pagãs dos antigos povos europeus, que comemoravam o solstício de verão na segunda quinzena de junho.

O fato é que os costumes chegaram ao Brasil por causa dos colonizadores portugueses, e acabaram fazendo bastante sucesso por aqui. Com o tempo, novos elementos foram se incorporando às comemorações e a festa de São João foi ganhando cada vez mais destaque. Hoje, ela tem uma importância gigantesca na cultura nacional, especialmente na região Nordeste e em cidades interioranas de todo o país. Inicialmente, as celebrações eram chamadas de festas joaninas (de “João”), mas a associação com o mês de junho acabou introduzindo a palavra “juninas” no vocabulário popular.

Confira a história da fogueira de São João

Fogueira de São João queimando enquanto fogos de artifício explodem ao fundo e dezenas de pessoas assistem ao show

A história da fogueira de São João também está ligada ao nascimento do santo que inspira as comemorações.

Afinal, na época em que João Batista veio ao mundo, ninguém podia contar com as facilidades da comunicação moderna. Isabel e Zacarias viviam na cidade de Ain Karim, que ficava a alguns quilômetros de Jerusalém – onde moravam Maria e José –. Quando estava grávida, ela bolou um jeito de informar a prima sobre o nascimento de João. O combinado era que Isabel acenderia uma fogueira quando estivesse para dar a luz. Dessa forma, Maria veria a fumaça e ficaria ciente da situação. E assim foi feito: quando João Batista nasceu, surgiu também a tradição de montar grandes fogueiras para celebrar o santo.

Muito além da Festa de São João: entenda também as comemorações de São Pedro e Santo Antônio

Apesar de terem surgido como homenagens a São João, as festas juninas também são dedicadas a outras figuras religiosas. Esse lindo conjunto de comemorações é chamado de ciclo junino, e começa bem antes do 24 de junho. O dia 13 do mesmo mês marca o aniversário de morte de Santo Antônio, conhecido no Brasil como “o santo casamenteiro” pela fama de formar casais apaixonados.

Adorada na cultura popular brasileira, a imagem de Santo Antônio é protagonista de muitos atos de devoção e superstições curiosas. Quem nunca ouviu falar no costume de deixar o coitado do casamenteiro de cabeça para baixo em um copo d’água? A gente não tem como dizer se esse antigo ritual para encontrar o amor funciona mesmo… mas se você pretende tentar, aproveita e já deixa salvo aí o nosso conteúdo de dicas para viagem de lua de mel. Quem sabe, né?

Já o responsável por fechar o ciclo junino é São Pedro, que é homenageado em 29 de junho. Esse teria sido o dia da morte de um dos apóstolos mais dedicados de Jesus. Pedro era reconhecido como líder entre os primeiros seguidores da palavra de Cristo, tornando-se também o primeiro Papa da história e o encarregado de abrir os portões celestiais do Céu. Na cultura popular, São Pedro é quem decide a frequência das chuvas.

Saiba mais sobre os ricos detalhes das tradições de festa junina:

E aí, está gostando de descobrir a bagagem histórica por trás do Dia de São João?

Então pode continuar por aqui: a nossa pequena viagem no tempo já acabou, mas a festa está só começando. Todo mundo sabe que um bom arraial precisa ter os elementos que são a cara dessa celebração maravilhosa. É por isso que a gente também vai falar um pouquinho sobre as principais tradições da festa junina!

Apesar de variarem um pouco de acordo com a parte do país, as comemorações de São João costumam ter algumas coisas consideradas indispensáveis na maioria dos lugares. Confira abaixo os elementos que você precisa providenciar se quiser organizar a sua própria festança.

Roupa de festa junina

A herança europeia das celebrações de São João aparece bastante nas roupas de festa junina. As saias rodadas e os trajes de cores vibrantes enfeitados com fitas, laços, babados e outros adornos vieram dos festejos realizados em Portugal e na Espanha, mas ganharam um toque especial em terras brasileiras.

Como o São João é muito popular no interior do Brasil, ele acabou incorporando vários elementos tipicamente associados à cultura caipira e à vida nas zonas rurais. É por isso que as nossas roupas de festa junina também incluem muitas peças inspiradas no estilo “da roça”, como chapéus de palha e camisas de tecido quadriculado. Quando o arraial inclui a tradição do casamento caipira, os looks contam também com fantasias que remetem a vestidos de noiva, paletós e, é claro, a batina do padre.

Dança de festa junina

Qual é a dança da festa junina? O forró, é claro! Esse ritmo autenticamente nordestino domina as celebrações de São João em muitas partes do país. Representado por grandes nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José e Santanna, o forró arrasta-pé costuma ser dançado a dois, assim como seu subgênero mais famoso, o xote. Mas ele também é trilha sonora da dança de festa junina mais popular de todas, a quadrilha.

Aliás, já que falamos das origens europeias do Dia de São João… sabe aqueles comandos clássicos das quadrilhas juninas? Não é à toa que eles soam um pouco diferentes dos outros termos da nossa língua portuguesa. É que a dinâmica da quadrilha veio dos antigos bailes da aristocracia francesa, em que as pessoas também dançavam em pares, trocavam de duplas, formavam fileiras e tudo o mais.

Agora, quando você ouvir alguém gritar um “anarriê” no salão, já vai saber: o comando que indica a hora de retornar à posição original na fila é uma versão brasileira do francês en arrière, que significa “de volta”. É a mesma lógica do “alavantú”, nascido de en avant, tout (“todos para frente”) e do “balancê”, que veio de balancer (balançar). Incrível, né?

Em algumas partes do Brasil, o repertório de danças de festa junina também inclui variedades típicas regionais. É o caso do bumba meu boi no Maranhão e da catira em Goiás.

Comidas de festa junina

Mesa de madeira com comidas de São João como pamonha, paçoca, pinhão e etc.

Chegou a parte preferida de muita gente quando o assunto é São João: as comidas de festa junina! A gente entende, afinal, não tem como resistir a um banquete de quitutes deliciosos com aquele cheirinho de comida caseira tomando conta do ar. O menu muda um pouco dependendo da região, mas é comum encontrar pratos feitos à base de milho, como canjica (ou curau), cuscuz, mungunzá e o próprio milho cozido.

Na maior parte do Norte e do Nordeste, a lista de comidas de festa junina também inclui algumas iguarias feitas de mandioca (para alguns, aipim), como bolos. Em arraiais do Centro-Oeste e do Sudeste, as festas geralmente contam com as tradicionais “comidas de quermesse”, tipo pipoca, maçã do amor e paçoca. No Sul, é comum encontrar salsichão, espetinhos, pinhão e outros pratos típicos regionais – além do clássico quentão, bebida feita de vinho aquecido –. Deu água na boca, né?

Brincadeiras de festa junina

Depois de apreciar a beleza dos figurinos, comer quitutes maravilhosos e dançar muito, é hora de se divertir nas brincadeiras de festa junina!

Capazes de entreter crianças, jovens e adultos, essas tradições deixam qualquer arraial ainda mais lúdico e sempre arrancam boas risadas de todo mundo. Geralmente instaladas em barraquinhas e quiosques, as principais brincadeiras de festa junina são jogo das argolas, tiro ao alvo (comumente em latas) e pescaria. Muitas delas valem até pequenos prêmios. Para os crescidinhos, outras opções de brincadeiras de festa junina são a barraca do beijo e o correio elegante – pode ser a chance perfeita para chamar aquela pessoa especial para dançar um forró a dois –.

Quer uma sugestão tão gostosa quanto milho verde para passar o São João? Vem pro Arraiô do Rio Quente!


Eita, coisa boa! Por aí já bateu a ansiedade para curtir o São João?

Os festejos juninos são verdadeiros tesouros preciosos da cultura popular brasileira. E se você quiser viver uma experiência diferente nessa época apaixonante, que tal curtir o ciclo junino em meio à natureza fenomenal do Cerrado goiano? No Rio Quente Resorts, você relaxa nas águas naturalmente quentes das fontes termais, se diverte nas atrações radicais do Hot Park e ainda aproveita tudo que o São João tem para oferecer com a programação incrível do Arraiô.

Aqui, a festa é tão boa que começa em maio e só termina em julho: o Arraiô traz dois meses de atrações temáticas divertidas para todas as idades. Tem shows de música ao vivo, quermesse, gincanas, brincadeiras juninas, espetáculos especiais, quadrilha, comidas típicas e muito mais. Essa é a sua chance de curtir um São João fora de série em um lugar único! Vem descobrir a magia das festas juninas no coração de Goiás, o Arraiô do Rio Quente Resorts já está esperando por você!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos