Atualmente, há inúmeras opções para praticar exercícios e condicionar o corpo. Já passou o tempo em que as únicas alternativas eram a academia e o esporte no fim de semana. Principalmente para quem deseja e precisa treinar com poucos impactos ao corpo, há excelentes modalidades, como o deep running.

O deep running é um conjunto de exercícios físicos praticado em piscinas, de preferência profundas. A maior parte das atividades envolve a corrida na água. A prática traz muitos benefícios à saúde, especialmente relacionados ao emagrecimento, à postura e à fisioterapia. 

Quer saber mais sobre a modalidade? O Rio Quente Resorts conta o que é deep running. Não deixe de acompanhar também as atrações do festival Remexa em nossos resorts. Temos atividades físicas e esportes para toda família!

O que é deep running?

Deep running é uma atividade física que envolve a corrida embaixo da água, sem tocar os pés no fundo da piscina e com o uso obrigatório de colete ou cintos flutuantes. Os equipamentos dão sustentação na água, possibilitando os exercícios de corrida.

Normalmente, ele é realizado em piscinas de águas profundas. Os praticantes do deep running ficam com apenas a cabeça para fora da água, enquanto o resto do corpo permanece submerso. 

No deep running, os exercícios são simulações da corrida no asfalto. Porém, se, na corrida convencional, o impacto ao corpo é alto, na água, ele diminui bastante. Isso não torna a prática menos eficiente: a resistência é 12 vezes maior do que no ar. Ou seja, cada exercício tem características próprias.

Quem pode fazer deep running?

O deep running é destinado a diversos objetivos, desde recuperações de lesões, passando pelo condicionamento físico básico, até atletas de alto nível. A história da modalidade demonstra múltiplas aplicações.

Após a Segunda Guerra Mundial, o deep running foi criado como uma forma de tratar lesões. Na década de 1970, houve muitos estudos sobre a modalidade e a difusão para academias e centros de treinamento. Nas Olimpíadas de 1984, atletas revelaram utilizar o deep running, em especial a maratonista Joan Benoit.

Viu só como o deep running é versátil? Os idosos se beneficiam pelo baixo impacto corporal, assim como os pacientes em fisioterapia, já os atletas podem incluir a modalidade na rotina de treino por trabalhar o corpo de maneira diferente. Basicamente, todos encontram benefícios com essa prática.

homem ajustando óculos dentro da piscina para praticar deep running

Os benefícios do deep running

Viu só como o deep running tem benefícios para todos os públicos? Tudo depende de qual é o seu propósito para praticar a modalidade. Listamos três pontos positivos do deep running para a saúde.

Emagrecimento e condicionamento físico

Não pense que, por ser praticado na água, o deep running não queima calorias. A modalidade tem pouco impacto ao corpo, mas é um exercício físico como qualquer outro. Ou seja, a prática regular do deep running emagrece sim. 

Mais importante do que o emagrecimento, está o condicionamento físico. O deep running trabalha com várias regiões musculares, principalmente os membros inferiores. A pessoa adquire torneamento aos músculos, sustentação corporal e motivação para o dia a dia.

Melhora no sistema cardiorrespiratório

Por ser uma atividade física na água, o exercício é muito benéfico ao sistema cardiorrespiratório. A capacidade pulmonar é constantemente desenvolvida nas atividades aquáticas, melhorando o fôlego e a respiração. 

A circulação sanguínea também é beneficiada, principalmente na pressão da água. Dessa forma, a prática do deep running previne doenças cardiovasculares, como pressão alta e infarto.

Tratamento de lesões e dores localizadas

O deep running é especialmente recomendado para tratamento de lesões e dores no corpo. Estudos revelam uma grande eficácia no tratamento de dores na lombar, devido ao fortalecimento dos músculos e ao desenvolvimento da sustentação corporal. 

Para quem sofre com artrite e dores nas articulações, a modalidade é perfeita, já que os impactos são reduzidos! O mesmo pode ser dito para quem está em recuperação de lesões musculares e de fraturas ósseas.

O Rio Quente Resorts é o melhor local para fazer atividades físicas!

Se você gostou de saber sobre o deep running, que tal conhecer a programação de atividades físicas do Rio Quente Resorts? Você poderá praticar diversas atividades com segurança, conforto e com as vistas mais lindas!

A academia do Rio Quente Resorts é muito especial. Além de ter equipamentos modernos, a arquitetura é toda de madeira e vidros, com uma vista belíssima! Enquanto treina, você vê o lindo Parque das Fontes, um verdadeiro paraíso de águas quentes.

Treinar com um visual desses motiva qualquer pessoa! Ressaltando que tomamos todos os cuidados contra a COVID-19 para toda a família se divertir, treinar e relaxar com a maior segurança.

Conheça o festival Remexa e visite o Rio Quente Resorts!

Viu só como pode ser divertido se exercitar e relaxar no Rio Quente Resorts? Então, temos um convite especial para você: entre agosto e setembro, apresentamos o festival Remexa. Quem nos visitar desfrutará esportes, brincadeiras e atividades relaxantes. 

No festival Remexa, você aproveitará as nossas águas quentinhas de 37,5 °C com atividades como hidroginástica, natação e até oficina de surfe! Independente do tempo, as águas do Rio Quente Resorts estarão perfeitas para você!

O festival também oferece atividades variadas, como clínicas de futevôlei e tênis, ioga e meditação mindfulness. O que está esperando? Escolha um de nossos pacotes promocionais e venha curtir com a gente!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos