* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
A hidroginástica vem crescendo como uma maneira eficiente de se exercitar com poucos riscos de lesões. Essa é uma ótima forma de manter o condicionamento físico sem os impactos de exercícios fora d’água. 

Por essas características, ela é indicada para idosos, gestantes e pessoas em tratamento de lesões. Porém, ela tem muito mais aplicações, então os benefícios se estendem a todos. 

Neste artigo, vamos contar sobre como funciona a atividade, para quem ela é indicada e quais são os benefícios dela. O Rio Quente Resorts possui aulas de hidroginástica durante o festival Remexa, entre agosto e setembro, e o principal: piscinas termais quentinhas para você se exercitar com todo o conforto!

O que é hidroginástica?

Primeiro, temos que entender o que é hidroginástica. O diferencial dela é a diminuição da gravidade na água, que reduz os impactos dos exercícios. Assim, ela não é uma mera adaptação das atividades de academia, mas possui qualidades e benefícios únicos!

Apesar de ser uma opção de quase todas as academias hoje, a hidroginástica chegou ao Brasil na década de 1980. Tratamentos na água já existem desde o século XVIII, mas a cultura fitness entrou na jogada somente nas últimas décadas e só tende a crescer!

Os exercícios da hidroginástica trabalham com a flutuação, a resistência da água e até objetos como pesos e boias! Além da perda de calorias por meio das atividades aeróbicas, ela promove outros benefícios como a melhora na circulação e o fortalecimento da musculatura.

Para quem a hidroginástica é indicada?

É comum ouvirmos a pergunta: quem pode fazer hidroginástica? A atividade física é indicada para todas as idades. Além disso, nos últimos anos, foram criadas vertentes como a hidrodança, em que os exercícios são baseados em coreografias, e a hidropower, que traz maior intensidade física.

Muita gente acredita que a hidroginástica é destinada apenas a pessoas idosas. Contudo, a verdade é que qualquer um pode obter vantagens com a atividade física. Assim, cada pessoa encontra a forma de fazer a atividade que mais corresponda às próprias necessidades e aos próprios gostos!

Entretanto, a hidroginástica pode não ser indicada para pessoas com doenças renais e cardiopulmonares ou quem está em tratamento de radioterapia e epilepsia. Em todo caso, sempre é importante fazer uma avaliação médica antes dos exercícios.

mulheres fazendo hidroginástica segurando halteres

Benefícios da hidroginástica

O Rio Quentes Resorts separou seis benefícios da hidroginástica para você aproveitar o ano de maneira saudável! Temos atividade de hidroginásticas e as melhores piscinas termais para você se exercitar durante o festival Remexa!

Perda de calorias

Mesmo sem fazer suar, a hidroginástica emagrece. É claro que tudo depende da duração e da intensidade das aulas, mas o indivíduo praticamente pode perder cerca de 500 calorias em uma sessão. 

Você pode até não perceber, mas a água oferece muita resistência aos movimentos. Assim, a todo momento na água, fazemos força e perdemos calorias. A hidroginástica também trabalha com objetos como pesos e macarrões de piscinas. Então, há muitas maneiras de manter o condicionamento físico.

Fortalecimento muscular e ósseo

O exercício fornece um desenvolvimento muscular de forma igual. Assim, todo o corpo trabalha e evita sobrecarga em uma região. É ótimo para a flexibilidade, o ganho de força e a postura! O desenvolvimento corporal ainda ajuda na prevenção da osteoporose.

A hidroginástica é excelente na recuperação de lesões, principalmente ósseas. Como o impacto direto é menor na água, as pessoas têm um tratamento seguro e uma ótima maneira de desenvolver um condicionamento físico.

Melhora cardiorrespiratória

O condicionamento físico promovido pela atividade também auxilia muito o trabalho de dois sistemas fundamentais do corpo. É possível observar a melhora do funcionamento do coração e da circulação graças aos exercícios aeróbicos. O mesmo acontece com a capacidade respiratória.

Desenvolvimento da coordenação motora

Os exercícios da hidroginástica desenvolvem a coordenação motora de diferentes formas. Como várias partes do corpo se exercitam dentro e fora da água, as pessoas ganham uma maior consciência corporal sem grandes esforços. Essa característica é muito importante para idosos e pessoas em tratamento de lesões.

Relaxamento do corpo

Por ser uma atividade de baixo impacto, a hidroginástica entrega as mesmas sensações de bem-estar de outras atividades, mas sem grandes desgastes ao corpo. Sem contar que é muito gostoso entrar em águas com temperaturas agradáveis!

Diminuição da hipertensão

A hidroginástica praticada em piscinas aquecidas pode favorecer mais a redução da hipertensão que exercícios semelhantes fora d’água. Isso porque o calor e a pressão da água dilatam mais os vasos sanguíneos, promovendo uma melhor circulação sanguínea.

Venha se exercitar no Rio Quente Resorts!

Viu como a hidroginástica é um meio fácil e agradável de manter o bem-estar? No Rio Quente Resorts, em Goiás, você desfruta de piscinas com águas termais que podem chegar até a 37,5°C. Assim, você pode brincar, nadar e se exercitar com o máximo de conforto!

Nos meses de agosto e setembro, o Rio Quente sedia o festival Remexa, com as melhores opções de atividades físicas para todas as idades! Colocamos os instrutores mais qualificados para você praticar yoga, futevôlei, danças, natação e, olha só, hidroginástica! Não para por aí: temos muito mais atrações!

Quer se remexer com o Rio Quente Resorts? Então, confira nossos pacotes promocionais e curta suas férias aqui! Você terá acesso ao Parque das Fontes e ao Hot Park, além de inúmeras atrações e atividades.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia