Apesar de não ser uma das fobias mais comuns, como é o caso da aerofobia, o medo de viajar de ônibus também acomete as pessoas. Isso porque alguns viajantes se sentem inseguros ao pegar a estrada em transportes terrestres devido aos índices de acidentes e demais problemas, como falta de sossego. 

O que pouca gente sabe é que, em determinados pontos, viajar de ônibus é um dos meios mais seguros e econômicos para chegar aos destinos. Se você quiser saber mais sobre isso e descobrir como tornar sua viagem ainda mais segura, continue lendo este artigo!

Viajar de ônibus é seguro?

Se você faz parte do grupo de pessoas que têm medo de viajar de ônibus, provavelmente não sabe que o transporte é considerado um dos meios sobre rodas mais seguros do país. 

Essa afirmação tem como base os dados divulgados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM). Segundo a instituição, no último levantamento, o transporte obteve o menor índice de participação entre as mortes de trânsito do país, somando um total de 0,48% . 

Os dados reforçam que entre todos os transportes terrestres, andar de ônibus é a opção mais segura. Em relação às viagens, a afirmação se torna ainda mais forte, afinal, as empresas e frotas de ônibus são monitoradas para que ofereçam aos passageiros acomodações adequadas, com dispositivos de segurança eficazes e motoristas capacitados.

Qual assento é mais seguro para viajar?

Sabendo que a viagem de ônibus, em geral, não tem grandes perigos, muitas pessoas ainda se perguntam qual é o assento mais seguro para viajar. Essa pode ser uma resposta subjetiva, tendo em vista que todos os assentos dos ônibus de viagem são seguros. 

Entretanto, uma dica para quem tem medo de viajar de ônibus e quer se sentir mais protegido no trajeto é evitar as duas primeiras fileiras do transporte. Essas poltronas ficam mais perto do parabrisa e podem sofrer impactos em casos de colisões. Isso também serve para os assentos da última fileira.

medo de viajar de onibus

Dicas para tornar a viagem de ônibus mais tranquila

Se você abriu mão do seu medo de viajar de ônibus e agora deseja saber como fazer uma viagem tranquila, longe de preocupações, é só anotar as seguintes dicas de viagem:

Defina a empresa de viagem e o tipo de ônibus

Antes de tudo, uma dica importante para quem vai viajar de ônibus é definir o tipo de transporte e a empresa de viagem que irá pegar até o destino. Em casos de viagens mais longas, acima de cinco horas, o ideal é optar pelos transportes com poltronas de leito ou semi-leito.

Organize-se

Vai viajar de ônibus e não quer ter dores de cabeça? Então mantenha tudo em ordem até o dia da viagem. Organize seus pertences, principalmente os itens de proteção. Não esqueça os documentos para viajar de ônibus, chegue com antecedência na rodoviária e siga os passos para embarcar tranquilamente. 

Se vai viajar sozinho e é maior de idade, é essencial levar um documento de identificação com foto, como o RG ou CNH. Agora, se você tem 16 anos completos e está se perguntando com quantos anos pode viajar sozinho de ônibus, não se desespere. Você poderá viajar, mas precisará de uma autorização do Juizado da Infância e da Adolescência.

Caso vá ao destino com crianças, não esqueça de separar a identidade delas. Lembrando que, nesses casos, pode viajar de ônibus com certidão de nascimento, e o ideal é deixá-la em mãos para casos de emergências.

Use peças de roupas confortáveis

Para garantir mais conforto, escolher corretamente as roupas para viajar de ônibus pode ajudar muito no processo. Por isso, use peças confortáveis, leves e que se encaixem ao clima do momento. Uma dica é levar sempre um agasalho e incluir mais máscaras de proteção para casos de viagens mais longas.

Opte por refeições leves

Pode parecer bobeira, mas comer antes e durante as viagens pede um pouco de cautela. Nesse caso, optar por refeições leves e evitar alimentos gordurosos é um bom caminho para ter uma viagem mais tranquila. Devido à pandemia, uma dica é evitar se alimentar dentro dos veículos e optar pelos lanchinhos durante as paradas.

Durma bem

Está viajando de ônibus à noite ou vai fazer uma viagem de muitas horas? Que tal descansar um pouco até chegar ao destino? Leve na bagagem acessórios como travesseiros de pescoço, uma manta para se cobrir e aproveite o percurso para dar aquela descansada. Sempre tome os cuidados de prevenção, usando máscara durante todo o percurso.

Como chegar em Rio Quente de ônibus?

Você sabia que dá pra chegar em Rio Quente de ônibus? Esse transporte, inclusive, é uma das opções mais práticas e econômicas para quem vai sair da capital goiana rumo a um dos destinos mais bonitos do Cerrado brasileiro. 

Para chegar lá, é muito fácil! Basta ir à rodoviária e escolher o melhor dia e horário para fazer a viagem. O percurso dura cerca de 3h30 e a passagem fica na média de R$ 80,00 e R$ 90,00 (consulta realizada em junho de 2021).

Conheça as instalações do Rio Quente Resorts!

Ficou mais tranquilo de viajar de ônibus e quer conhecer  um novo destino? Que tal conferir os cenários deslumbrantes do centro-oeste brasileiro nas instalações do Rio Quente Resorts? Aqui, você encontra atrações surpreendentes e garante muito conforto para aproveitar! 

Lembrando que estamos seguindo todas as medidas de saúde recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como a disponibilização de álcool em gel e capacidade reduzida. Por isso, confira já nossos pacotes promocionais e agende já sua estadia!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos