Em 8 de março comemoramos o Dia da Mulher, que diferentemente de tantas outras datas comemorativas, não surgiu com propósitos comerciais. Na verdade, é resultado da luta constante por direitos trabalhistas, civis e sociais.

O dia foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, mas em muitos países o dia das mulheres já era comemorado desde o início do século XX, período em que o sufrágio feminino, movimento que reivindicava o voto das mulheres, eclodiu.

Não dá para negar que a celebração do Dia das Mulheres é extremamente importante. Afinal, é graças às mulheres que lutaram anos atrás e às que lutam hoje que podemos ocupar cargos de chefia, sustentar nossas famílias e ser donas do nosso próprio destino.

Continue conosco para descobrir a origem do 8 de março, os efeitos positivos que a data tem até hoje na vida de milhares de mulheres e, claro, aquela dica especial para sua próxima viagem.

dia da mulher

Origem do Dia da Mulher

Desde o final do século XIX, diversas reivindicações aconteciam pelo mundo. Tanto que em 1910, durante a Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, foi determinada uma jornada anual de manifestações por direitos.

O primeiro dia oficial da mulher, com manifestações organizadas em inúmeros países, aconteceu em 19 de março de 1911.

Seis dias depois, em uma manifestação, 125 mulheres foram mortas em um incêndio, com propósito de frear as reivindicações, dentro de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque. Elas pediam a diminuição da carga de trabalho e o direito à licença-maternidade.

Em 8 de março de 1917, um grande número de mulheres saiu às ruas na Rússia para protestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. Essa data acabou se espalhando por outros países, e quando a ONU oficializou o Dia Internacional da Mulher, optou por ela.

Mulheres que chefiam lares

O Brasil foi estruturado no sistema patriarcal, ou seja, era comum que o homem trabalhasse fora e trouxesse o sustento para o lar, enquanto a mulher cuidava da casa e da educação dos filhos. 

Por isso, até pouco tempo não era comum encontrar mulheres que sustentavam os lares, com exceção dos casos de mães solo. Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), em 2001, apenas um milhão de mulheres com cônjuge eram responsáveis pelo sustento do lar. Já em 2015, o número foi para 6,8 milhões.

Isso demonstra que as mulheres estão ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e optando por ser a principal fonte de sustento de suas famílias.

Mulheres com cargos de chefia

De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), a quantidade de mulheres atuando em gerência e diretoria de organizações aumentou de 32,3% e 31,9%, em 2003, para 39,2% e 42,2%, respectivamente, em 2017.

Outro indicador do aumento de mulheres em cargos de chefia é uma pesquisa apresentada pelo instituto Great Place to Work, que avalia quais são as melhores empresas para se trabalhar.

Segundo a avaliação do instituto, o número de mulheres em cargos de liderança nas 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil aumentou de 11% para 42% entre os anos de 1997 e 2018.

Esse aumento não demonstra apenas que as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço em grandes empresas e no mercado de trabalho, como também têm seus direitos respeitados e suas vozes ouvidas. 

Aproveite o Dia da Mulher no Rio Quente!

Não há dúvidas de que o Dia da Mulher deve ser comemorado da melhor forma possível. Afinal, temos exemplos claros atualmente sobre quão importante foram e são as manifestações femininas por direitos.

Então, que tal aproveitar a data para viajar em março para o paraíso das águas quentes com toda a sua família? Afinal, no resort Rio Quente você encontra todo o conforto, comodidade e tranquilidade que precisa para esquecer a rotina e se divertir.

Confira nossos pacotes promocionais, faça sua reserva e venha se divertir em um dos melhores lugares para viajar em março e no restante do ano!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos