Viajar é um momento maravilhoso para descansar, conhecer novas culturas e aproveitar um tempinho ao lado de quem amamos. Durante o planejamento desse passeio, é comum surgirem algumas dúvidas quanto à arrumação das malas, como o que não pode levar em viagem de avião nacional.

O blog do Rio Quente quer tirar todas as suas dúvidas e garantir que o seu passeio seja o melhor possível. Por isso, preparamos esse conteúdo especial com todos os objetos proibidos em uma viagem de avião no Brasil. Está pronto para conhecer o destino dos seus sonhos?

Conheça cada tipo de bagagem!

O órgão responsável pelo regramento sobre o que não pode levar, na bagagem de mão e na despachada, é a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Cada tipo de mala tem um regramento específico e, por isso, é preciso entender a diferença entre elas.

A bagagem de mão é aquela que pode ser levada dentro do avião, sem que o passageiro pague um valor adicional. As companhias aéreas determinam que essa mala deve ter até 10 kg e medidas de 55 cm de altura, 25 cm de profundidade e 35 cm de largura, contando rodinhas, bolsos e alças.

Já a mala despachada é a que vai no bagageiro do avião e deve ser coletada após o voo nas esteiras disponíveis nos aeroportos. Nesse caso, é importante pesquisar os limites de peso e tamanho determinados pelas companhias aéreas brasileiras e o valor cobrado por esse serviço de carga.

Bagagem de mão

Para uma viagem nacional, é proibido levar armas de fogo e armas brancas (inclusive réplicas) na bagagem de mão. A única exceção a essa regra é em casos de agentes públicos que precisam estar portando esse objeto para cumprimento do seu trabalho. Situações de escolta são um exemplo disso.

Ferramentas e utensílios também são proibidos na mala de mão. As únicas exceções são os saca-rolhas e os canivetes com lâmina de até 6 cm. Objetos inflamáveis e explosivos não podem estar nessa bagagem, exceto isqueiros de até 8 cm e pacotes com até 40 fósforos transportados junto ao corpo do passageiro.

Bagagem despachada

Agora é hora de você entender o que não pode levar no avião nacional em sua bagagem despachada. São poucos itens, mas é preciso prestar atenção para evitar a detenção dos objetos na hora do embarque. Listamos alguns deles aqui:

  • carregadores portáteis;
  • dispositivos eletrônicos para fumar, que funcionem com bateria;
  • caixa de fósforos;
  • isqueiros;
  • alguns tipos de baterias.

Nesse último caso, é importante verificar quais baterias não são aceitas na bagagem despachada. No site da ANAC, é possível verificar todas as medidas dos tipos proibidos. Assim, você garante que o que não pode levar em viagem de avião nacional não esteja na sua mala.

O que é proibido nos dois tipos?

Um ponto que você deve saber para entender o que não pode levar em viagem de avião nacional são as proibições para os dois tipos de bagagens. Isso significa que esse objeto não pode entrar em uma aeronave em nenhuma circunstância. Confira alguns itens:

  • armas de pressão;
  • cilindros de mergulho (pressurizados);
  • combustíveis para acampamento;
  • baterias extras com mais de 160Wh;
  • dispositivos eletrônicos portáteis com baterias de mais de 160Wh;
  • combustíveis ou refis para isqueiro;
  • itens inflamáveis ou explosivos (excluindo os casos que citamos acima);
  • aerossóis inflamáveis ou tóxicos;
  • alvejantes líquidos;
  • armas de choque;
  • cilindros de oxigênio líquido.

Outras dúvidas sobre as viagens nacionais

Mesmo sabendo o que não pode levar em viagem de avião nacional, você pode acabar tendo algumas dúvidas relacionadas a certos objetos. Por isso, reunimos aqui informações sobre o transporte de itens para beleza, medicamentos e alimentos.

Itens para beleza

Uma das dúvidas mais frequentes sobre o que não se pode levar em viagem nacional é a respeito dos artigos para beleza e cuidados, como removedores de esmaltes, álcool em gel e shampoos. O limite estabelecido pela ANAC é de 0,5 kg ou 0,5 L para cada um e todos juntos não devem ultrapassar 2 kg ou 2 L.

Outra dúvida muito comum é se pode levar desodorante aerossol no avião. A regra é que os frascos não ultrapassem 300 g ou 300 ml nas bagagens de mão e 0,5 kg ou 0,5 L nas malas despachadas, sem ultrapassar 2 kg ou 2 L. Tanto para os artigos de beleza quanto para aerossóis, é importante que o produto esteja bem lacrado.

Medicamentos

Os medicamentos são outro caso que geram dúvidas. No caso dos líquidos e aerossóis, a regra aplicada é a mesma dos artigos de beleza e dos desodorantes. Alguns itens comuns de serem levados são a insulina e a caneta aplicadora. Em relação a eles, não há restrições em nenhuma das malas.

Alimentos

Em um voo nacional, não é permitido levar alimentos que possam causar risco de propagação de doenças e pragas. Itens como carnes in natura, ovos não processados, leite e derivados, vegetais e frutas não podem ser transportados nas aeronaves, assim como mudas, sementes e hortaliças.

Planeje!

Uma dica muito importante para aprender o que não pode levar em viagem de avião nacional é planejar. Primeiramente, faça uma lista com tudo que vai precisar durante o passeio, considerando as determinações de peso e tamanho das bagagens.

Após determinar os objetos necessários para seu conforto, pesquise sobre as restrições nos sites da ANAC e das companhias aéreas. Assim, você garante que o que não pode levar no avião não está na sua bagagem.

Pronto para conhecer novos lugares?

Agora que você já sabe o que não pode levar em viagem de avião nacional, venha conhecer o Rio Quente! O resort tem uma infraestrutura completa, com cinco opções de hotéis, variedade gastronômica e atrações para todas as idades.

Pensando sempre no seu conforto e na sua saúde, o Rio Quente está seguindo todas as medidas de proteção contra o Coronavírus, orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Aproveite nossos pacotes promocionais e agende sua estadia!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos