Planejamento é uma parte muito importante na escolha de um destino para viajar tanto de férias quanto a trabalho, certo? Conhecer os documentos para viajar de avião pode evitar futuros contratempos e deixar sua viagem mais confortável.

Viajar é sempre divertido, porque planejar esse momento é superlegal e cria um sentimento de animação para o dia do embarque chegar logo. Para ajudar na organização, preparamos algumas dicas sobre os documentos necessários para viagens aéreas.

Documentos para viagens nacionais

Os documentos necessários para viajar de avião nacional devem ter foto, validade e fé pública em todo território nacional. Porém, entenda que nem todos os documentos com foto são aceitos. Os permitidos são:

  • Registro Geral (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira funcional (por exemplo, a OAB);
  • Passaporte;
  • Título de eleitor eletrônico;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para maiores de 16 anos;
  • Documento Nacional de Identidade (DNI);
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);
  • Identidades de diplomatas e cônsules; 
  • Cartões de identidade emitidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo a nível federal e estadual;
  • Cartões de identidade emitidos por órgãos subordinados à Presidência da República.

Pode ser apresentado o original, a cópia autenticada ou até a versão digital, caso tenha. É importante verificar se o escolhido entre esses documentos para viajar de avião tem até 10 anos de emissão e se as informações dele correspondem às do cartão de embarque.

Para viagens pelo Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e países que possuem acordos com o Brasil, é permitido viajar sem passaporte. Então, basta apenas um documento com foto.

Documentos para viagens internacionais

Vai viajar para fora do Brasil? Então, é importante ter um passaporte válido e verificar os procedimentos para obter o visto específico do país a visitar. Também é interessante levar um documento com foto, como complemento para sua segurança.

Em alguns países, é necessário um visto de trânsito, documento no qual as autoridades determinam quanto tempo o passageiro pode ficar no aeroporto em caso de escalas e impedem a saída para explorar o local. Também é legal entender que viagens turísticas e aquelas para trabalho ou estudo possuem vistos diferentes.

Para se informar com precisão sobre os vistos e os procedimentos para obtê-los, você pode contatar embaixadas e consulados internacionais instalados no Brasil ou acessar o site do Ministério das Relações Exteriores.

documentos para viajar de avião

Documentos para casos especiais

Porém, existem casos que exigem documentação extra, seja porque você é menor de idade, seja por causa da rota da viagem. Abaixo, saiba os casos específicos e quais documentos precisa para viajar de avião neles.

Menores de 18 anos

Os documentos necessários para viajar com menor de avião são o Registro Geral (RG) ou a certidão de nascimento original, ou cópias autenticadas somente para destinos nacionais. Ainda é necessário que o menor esteja acompanhado pelos pais ou parentes de até terceiro grau.

Se acompanhados de apenas um dos pais ou um parente, é requerida uma autorização do pai faltante ou de ambos os pais, autenticada em cartório e apresentada em três vias.

Menores desacompanhados

O documento para menor viajar de avião desacompanhado é um formulário do site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que autoriza a viagem e deve ser preenchido pelos pais ou responsáveis legais. Normalmente, a idade mínima é de cinco anos, mas algumas companhias exigem idades maiores.

Do check-in ao destino, a criança é acompanhada pelos funcionários da companhia aérea. Se for um voo com escalas, é disponibilizada uma sala com atividades para distraí-la até o novo embarque.

Grávidas

Existem outras situações em que documentos especiais são exigidos do passageiro. Uma delas é quando se viaja grávida, caso determinado pelo tempo de gestação:

  • Até 25 semanas, não é necessário apresentar nada a mais;
  • Até 35 semanas, é preciso preencher uma Declaração de Responsabilidade da própria companhia aérea;
  • Acima de 35 semanas, é exigido um atestado médico com validade de 30 dias;
  • A partir das 38 semanas, só é permitido o embarque em situações de urgência extrema e junto a um médico.

Vale ressaltar que é importante que a gestante tenha o aval de um obstetra e que informe possíveis restrições para embarque relacionadas à sua saúde ou à saúde do bebê.

Embarque com animais

Quer levar seu pet para conhecer o próximo destino dos sonhos? Para isso, é necessário possuir um Certificado Sanitário. Ele contém todas as informações sobre o animal e a filiação com o tutor, é adquirido com o veterinário e possui validade de três dias.

Para destinos internacionais, é exigido um Certificado Veterinário Internacional (CVI), obtido apenas no aeroporto de origem com um veterinário do Ministério da Agricultura. Alguns países ainda exigem que o bichinho tenha um chip de identificação.

Dicas para não esquecer sua documentação

Agora que você já sabe quais os documentos para viajar de avião, pode organizá-los. Um jeito simples é fazer uma lista com tudo o que você precisa. Se você trabalha melhor com papel, faça a lista nele ou até programe no seu celular um alarme para avisar sobre os documentos.

Em situações em que as cópias autenticadas ou versões eletrônicas são aceitas, leve também o original por precaução. Colocá-los em uma bolsa ou  um porta-documentos evita a perda e deixa tudo mais organizado. Uma alternativa é uma nuvem na internet com todos os documentos práticos e acessíveis pelo celular.

Caso você tenha seus documentos para viajar de avião furtados ou roubados, registre um boletim de ocorrência. Assim, ele pode ser levado durante o embarque, pois as companhias abrem exceções para essas situações específicas.

Destino favorito para viagens de avião: Rio Quente!

Entendendo tudo sobre documentos para viajar de avião, que tal conhecer um resort com águas naturalmente quentes? Localizado em Goiás, o Rio Quente oferece atrações para todas as idades, com todos os cuidados e medidas de prevenção ao coronavírus. Aproveite para ver nossos pacotes promocionais e agende sua estadia!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos