Quando se fala em fontes termais, Goiás é referência no assunto. Afinal, é nesse estado que se encontram águas com temperatura média de 37,5°C. Porém, ao contrário do que se acreditava, esse fenômeno não é resultado do vulcão extinto em Caldas Novas. Na verdade, isso ocorre devido ao calor interno da Terra.

A seguir, conheça alguns lugares com águas termais em diferentes partes do Brasil, saiba algumas curiosidades sobre o assunto e confira como se formam essas fontes quentinhas, ideais para diferentes épocas do ano.

Como se formam as fontes termais?

Quando chove, ao invés das águas escorrerem para rios, oceanos e lagos, elas se infiltram no solo. Conforme elas descem, esquentam com o calor natural do planeta. Em determinado momento, a pressão fica muito forte e todo esse líquido encontra uma forma de voltar para a superfície.

Além de surgirem pelo calor da Terra, essas águas aparecem em regiões vulcânicas. No entanto, as fontes termais no Brasil, como as de Caldas Novas, Chapada dos Veadeiros, Lagoa Santa e Rio Quente, ocorrem pela temperatura do planeta.

Fontes termais fazem bem à saúde?

É bastante comum ouvir falar dos benefícios das águas termais. Porém, será que elas realmente fazem bem para a saúde? A verdade é que, devido ao vapor, essas fontes promovem descongestionamento causados por gripe e rinite alérgica, ajudando o sistema respiratório.

Além disso, elas promovem o relaxamento do corpo, aliviam dores reumáticas, amenizam o cansaço físico e auxiliam na pressão arterial. Desse modo, ao ir visitar um local com fontes aquecidas, você recebe os benefícios necessários para a saúde física e mental.

Dicas de lugares para viajar

Quer visitar uma região com fontes de águas termais, mas não sabe para onde ir ou não decidiu o melhor local para conhecer com a família? A seguir, confira quatro sugestões de cidades para você visitar e experimentar esse conforto.

Caldas Novas

Sem dúvidas, Caldas Novas é a cidade mais famosa do Brasil pelas águas quentes. Isso não é para menos: é nesse município que está localizada uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo.

Por isso, a localidade é um polo turístico de Goiás. Afinal, as águas termais de Caldas Novas contam com inúmeras fontes, além de hotéis, resorts e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.

A temperatura da fonte termal do local varia entre 20°C e 60°C. Assim, ela é quentinha em qualquer época do ano. Além disso, o município vizinho é Rio Quente, onde você encontra o melhor hotel com águas aquecidas.

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros está localizada no município de Alto Paraíso. Ela é muito conhecida pelo parque nacional, uma enorme área de preservação ambiental, com dezenas de cachoeiras, paredões de pedra e rios de águas cristalinas.

Nela, também se encontram duas piscinas naturalmente aquecidas. Elas são chamadas Éden e Morro Vermelho. As águas dessas fontes termais chegam à temperatura de 30°C.

Cercadas pela natureza do Cerrado, elas são pontos turísticos perfeitos para quem quer muito sossego e contato com a natureza. Assim, é possível aproveitar um banho quentinho durante a noite, sem se preocupar com o clima.

Lagoa Santa

A cerca de 360 km de distância de Goiânia, a cidade de Lagoa Santa é reconhecida pela enorme lagoa natural de águas termais cristalinas. Cercada por uma vegetação incrível, ela tem temperatura média de 31°C.

As águas extremamente cristalinas possibilitam ao turista ver peixes a 5 m de profundidade. Além disso, é possível relaxar na lagoa e desfrutar de nascentes e outras fontes termais da região.

Rio Quente

Assim como Caldas Novas, a cidade de Rio Quente é uma das mais reconhecidas quando o assunto são fontes termais. Afinal, ela abriga o único rio aquecido do mundo, com temperatura que vai de 26°C a 47°C.

Foi nesse município que toda a paixão pelas águas termais se iniciou. Quem descobriu essa riqueza do centro do Brasil foi um bandeirante chamado Bartolomeu Bueno Filho, em 1722. 

Na cidade, situada na base da Serra de Caldas Novas, fica o Rio Quente Resorts, uma das melhores hospedarias de todo o Brasil, além do incrível Hot Park, que oferece diversão variada.

O Rio Quente protege as riquezas naturais do Cerrado e conta com uma infraestrutura capaz de utilizar as águas aquecidas da região para abastecer todas as atrações.

Venha para o Rio Quente!

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre as cidades com as principais fontes termais do Brasil, o que acha de conhecer o Rio Quente? Aqui, além de conferir o único rio de águas quentes do mundo, você pode se divertir em diversas piscinas, saunas, ofurôs e duchas naturalmente aquecidas.

Nem precisamos citar o maravilhoso Hot Park, o único parque aquático do mundo abastecido somente com águas quentinhas, oferecendo mais de 15 atrações para todas as idades. Confira nossos pacotes promocionais e venha viver momentos inesquecíveis em meio às belezas do Cerrado. 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos