Dia 10 de julho comemoramos a existência de um dos alimentos mais amados de todos os brasileiros: a pizza. Isso mesmo, o Dia da Pizza é a ocasião perfeita para curtir aquela pizza saborosa e suculenta. 

Só de imaginar aquela massa fina, crocante e macia no ponto certo, com queijo derretidinho e dourado saindo do forno à lenha, dá água na boca. Não é à toa que esse prato mereça um dia só dele, não concorda? 

Mas, você sabe quando a pizza começou a ser homenageada? Aliás, você sabe, realmente, qual a origem desse prato delicioso? Vem com a gente para descobrir tudo sobre a pizza e o Dia da Pizza. 

Por que celebramos o Dia da Pizza?

Até o dia 10 de julho de 1985 não existia o Dia da Pizza. A data foi escolhida no encerramento do I Festival da Pizza de São Paulo, organizado pelo então Secretário de Turismo, Caio Luiz de Carvalho.

A ideia desse evento foi eleger as dez melhores pizzas de marguerita e mussarela da cidade de São Paulo. Os resultados foram divulgados no dia 10 de julho e o secretário decidiu oficializar essa data como o Dia da Pizza.

Mas, você não é de São Paulo e ainda assim comemora o Dia da Pizza? Pois é, a ideia foi tão boa, e a pizza é tão amada no nosso país, que em pouco tempo outros estados resolveram comemorar o Dia da Pizza.

dia da pizza 2

A origem da pizza

A pizza como conhecemos hoje realmente surgiu na Itália, especificamente na cidade de Nápoles. Mas, os gregos, fenícios e até os egípcios consumiam um pão fininho, assado em formato de disco. 

Inclusive, os gregos tinham o hábito de assar o  pão sobre tijolos quentes, e os fenícios acrescentavam carnes e cebola à massa.No século 11, por meio dos fenícios, durante as cruzadas, esse pãozinho chegou a cidade italiana. 

Os moradores de Nápoles adoraram o petisco, que era muito consumido entre os guerreiros fenícios, mas, começaram a fazer adaptações na massa, usando farinha branca em seu preparo, e depois, acrescentando molhos e queijo sobre a massa.

Como a pizza chegou no Brasil?

Por aqui, a Pizza chegou com a grande imigração italiana, entre o final do século XIX e o início do XX. E, assim como aconteceu na Itália, nós também mudamos bastante a receita original.

Na Itália a pizza geralmente é servida para apenas uma pessoa, e não feita para dividir com quatro, oito ou mais pessoas, como fazemos por aqui. Além disso, eles não usam o, nosso amado, catupiry.

Outra coisa que nós acrescentamos, são os recheios. Por aqui, fazemos pizzas que misturam inúmeros ingredientes, resultando em sabores incríveis, mas, por lá, é mais comum a pizza ter apenas um ou dois ingredientes além do molho de tomate. 

Mas, apesar de muitas das melhores pizzas do mundo ainda serem feitas em Nápoles, por aqui, também encontramos pizzas tão saborosas quanto as Italianas.

Onde comemorar o Dia da Pizza em Goiás

Não é porque o Dia da Pizza surgiu em São Paulo, que não podemos apreciar uma pizza deliciosa nos outros estados brasileiros, como Goiás, no centro do país. 

Assim, se você mora no estado ou está conhecendo as belezas naturais da região central do Brasil, pode apreciar uma pizza deliciosa nos diversos restaurantes do estado. 

Desde aquelas tradicionais de Goiânia, até aquelas de cidades do interior como Piracanjuba ou na região de Caldas Novas. Quando o assunto é pizzaria em Goiás, o que não falta é onde comer uma pizza saborosa.

Se você está planejando conhecer o Cerrado em julho, e quer um bom lugar para comemorar o Dia da Pizza, vale a pena passar pela Pizzaria Oliva no Rio Quente.

Conheça a Pizzaria Oliva no Rio Quente!

Com um ambiente leve e descontraído, dentre todos os restaurantes do Rio Quente, a Pizzaria Oliva é o lugar ideal para aproveita uma pizza tipicamente brasileira com uma carta de vinhos super selecionada.

Além da Oliva, no resort, você encontra uma série de bares, restaurantes e cafés, para apreciar pratos da culinária regional, nacional e até internacional, sem contar, claro, com drinks incríveis. 

Agora que você já sabe que dia é Dia da Pizza, conheça os pacotes promocionais do Rio Quente e venha comemorar essa data super especial na melhor pizzaria do Cerrado!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos