As águas termais são as grandes responsáveis pelo turismo na região central do Brasil, sobretudo em locais como o resort Rio Quente que oferecem estrutura para que os turistas possam aproveitar essas famosas águas termais com muito conforto e comodidade.

Mas você sabe, realmente, o que são águas termais e por que são tão procuradas por turistas do mundo inteiro? Provavelmente, já ouviu falar que elas são naturalmente quentes e têm algumas propriedades terapêuticas, não é mesmo? 

É, claro, porém, que elas são muito mais do que isso. Continue conosco e descubra tudo sobre essas águas naturalmente quentes!

O que são águas termais?

As águas termais são águas aquecidas sob a terra, seja pelo processo de geotermia, que é o calor da própria terra, ou por ação de vulcões. Elas brotam no solo com temperaturas maiores do que a do corpo humano, ou seja, com cerca de 36,5°C e 37,5°C, e, em alguns casos, podem ser muito mais altas do que isso.

Além das altas temperaturas, essas águas possuem grandes quantidades de minerais que fazem bem para a pele e para todo o organismo, como potássio, selênio, cálcio, zinco, cloretos e magnésio.

Como as águas termais são aquecidas?

Você já sabe que existem duas formas de aquecimento, uma é pela geotermia e  outra, pela vulcanização. No caso da geotermia, que é responsável por todas as fontes de águas termais no Brasil, a água da chuva penetra o solo em grandes profundidades e vai recebendo calor das rochas.

Quanto mais fundo ela vai, maior é sua temperatura e pressão. Quando atinge um ponto em que a pressão não permite que ela desça mais, essa água sobe e encontra brechas no solo, formando as fontes termais

Apesar de parecer rápido, esse processo leva anos para acontecer. É justamente por permanecerem tanto tempo em contato com as rochas subterrâneas que essas águas ficam tão ricas em sais minerais. 

No caso da vulcanização, é a presença de um vulcão ativo que torna as águas quentes. Geralmente, essas águas possuem uma concentração de ferro ainda maior do que a anterior.

Quais são os benefícios das águas termais?

A presença dos sais minerais faz com que as águas termais tenham efeito terapêutico, relaxando os músculos e aliviando dores musculares e até mesmo crônicas.

As águas termais ajudam a tratar alergias e outras doenças cutâneas, hidratam a pele e devolvem sais minerais fundamentais que perdemos durante a transpiração.

Elas também auxiliam no tratamento de problemas nas articulações, como artrite e nevralgias. Isso sem contar que atuam na diminuição da pressão arterial e estimulam a renovação de células da pele, o que favorece o rejuvenescimento.

Onde aproveitar águas termais no mundo?

Depois de descobrir o que são águas termais e todos os seus benefícios, você deve estar curioso sobre os lugares para relaxar nelas, não é mesmo? A boa notícia é que existem vários pontos do mundo em que você pode tomar banhos termais. Confira!

Blue Lagoon - Islândia

Localizada na cidade de Grindavík, a apenas 39 km de distância da capital da Islândia, a Blue Lagoon é uma lagoa de águas azuis e quentes. Anualmente, recebe milhares de turistas que buscam as propriedades medicinais de suas águas termais.

Pamukkale - Turquia

Em meio a uma formação impressionante de montanhas de calcário com mais de 200 m de altura, você vai encontrar piscinas e cascatas de águas naturalmente quentes. Próximo à Pamukkale, você pode visitar a Antique Pool, uma piscina de águas quentes que foi construída para Cleópatra.

Caldas Novas - Goiás

Em Caldas Novas está localizada a maior estância hidrotermal do mundo. Para conhecer boa parte dessas fontes, vale a pena fazer um passeio pelo Parque Estadual das Serras de Caldas Novas e ficar hospedado no resort Rio Quente.

Afinal, no resort, todas as atrações aquáticas, incluindo as do Hot Park, são abastecidas com as águas termais de fontes da região.

Venha relaxar no Rio Quente!

Como a maior bacia hidrotermal do mundo está no Brasil, nada mais justo do que começar a conhecer as fontes termais por aqui, não é mesmo? Além de ser dentro do nosso país, você ainda tem a vantagem do clima esplêndido do Cerrado brasileiro.

E, claro, não existe lugar melhor para visitar as águas quentes de Goiás do que o complexo Rio Quente. Além de oferecer seis hotéis super luxuosos e confortáveis, o resort proporciona uma experiência única com as águas termais, tanto nas piscinas quanto no Parque das Fontes e no Hot Park.

Aproveite que você já sabe o que são as águas termais e como elas fazem bem para o organismo e venha para o Rio Quente! Confira nossos pacotes promocionais e economize muito mais!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos